Para dar início à nossa seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018, nada mais justo escolher uma raça de nosso país: o Fila Brasileiro.

O Fila Brasileiro é resultado do cruzamento de cães brasileiros com dogues, mastiffs e cães de Saint-Hubert trazidos por conquistadores espanhóis e portugueses desembarcados no Brasil no século XVII.

A raça passou a ser reconhecida em 1950. A princípio, o Fila Brasileiro, também chamado Mastim Brasileiro, era empregado como cão de pista para encontrar escravos foragidos, posteriormente passou a ser utilizado no pastoreio e como cão de guarda.

Possui grande agilidade, trote fácil e galope poderoso. É um animal de porte considerado gigante, com tamanho variando entre 60 e 75 cm e pesando no mínimo 40 kg.

 

Temperamento

O Fila Brasileiro é corajoso e determinado, mas também pode ser calmo. Além disso, é autoconfiante, muito tolerante com crianças e obediente e fiel aos seus donos. Também é um tanto teimoso, necessitando de pulso firme e paciência para treiná-lo de forma adequada.

Ao mesmo tempo, é desconfiado com estranhos, característica peculiar da raça e que  facilita para que o cão não seja enganado por alguma pessoa que esteja mal intencionada, por exemplo, para efetuar um roubo na casa de seu dono.  É ainda extremamente inteligente e tende a aprender facilmente os ensinamentos.

Requer grandes espaços e prática de exercícios. De forma geral, não costuma adaptar-se à vida na cidade. É muito utilizado para rebanhos, guarda, caça grossa e companhia.

 

Conheça algumas características do Fila Brasileiro

 

Cabeça

Grande, quadrada e maciça, de crânio largo e stop pouco marcado. Possui focinho forte, largo e alto.

 

Olhos

De tamanho médio e amendoados, de cor que varia do castanho escuro ao amarelo. Às vezes, possuem pálpebras caídas.

 

Orelhas

São grandes, espessas, em forma de V e pendentes.

 

Corpo

Mais longo do que alto, de pescoço forte com barbelas. Sua cernelha é ligeiramente mais baixa que a garupa. Possui peito largo e bem descido, pele espessa e solta e garupa larga, longa e oblíqua.

 

Membros

O Fila Brasileiro tem ossatura e patas fortes, Seus dígitos são bem arqueados e as unhas, pretas.

 

Cauda

Sua cauda é grossa na raiz, vai adelgaçando-se em direção à ponta e terminando no jarrete.

 

Pelo

Tem pelo curto, denso, macio e bem assentado.

 

Pelagem

Pode ser de todas as cores uniformes, exceto branco, cinzento rato, preto e fogo e azul; rajada com riscas mais ou menos escuras. Pode apresentar uma máscara preta, marcas brancas nas patas, no peito e na ponta da cauda, não excedendo o quarto do conjunto.

 

E você, conhece alguma outra característica do Fila Brasileiro? Informe-a aqui nos comentários e compartilhe conosco. Participe!