O gato angorá é uma raça que leva o nome da cidade de Ancara na Turquia, que anteriormente era conhecida como Angorá. Durante séculos, os gatos foram lembranças atraentes para visitantes da Turquia e podem ter sido os primeiros gatos de pelos compridos a chegarem à Europa. Uma teoria sugere que os vikings os trouxeram da Turquia há mais de mil anos.

Inteligência e agilidade

Belo e elegante na superfície, o gato angorá pode surpreender um dono desavisado com seu atletismo e inteligência. Nenhuma estante é muito alta para ele chegar ao topo, e nenhuma porta fechada está a salvo de ser aberta por suas patas.  O Angorá mantém sua brincadeira de gatinho ainda na velhice. Ele é amigável para com as visitas, mas ama o próprio povo. Esta é uma raça sociável, e é mais adequada para uma casa onde ele terá outro gato ou um cachorro como companhia, se as pessoas não estiverem em casa durante o dia. À noite, é provável que o encontre ao lado de você com a cabeça apoiada no seu travesseiro.

Este é um gato afetuoso e gentil que é dedicado à sua família, mas sua inteligência precoce, engenhosidade, desejo de interação e jogo podem fazer dele um desafio para se viver.

Saúde

Tanto os gatos pedigree e os gatos de raça mista têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Os angorás são geralmente saudáveis, mas os gatos brancos e sólidos com um ou dois olhos azuis são propensos à surdez em um ou ambos os ouvidos.

Escove os dentes para prevenir a doença periodontal. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal é melhor do que nada. Corte as unhas a cada duas semanas. Limpe os cantos dos olhos com um pano macio e úmido para remover qualquer secreção.

Características

O gato angorá é mais conhecido por seu pelo longo, fino e sedoso, que parece brilhar quando ele se move e seu rabo com característica única e impactante. A contribuição para a beleza do gato é uma cabeça em forma de cunha de tamanho pequeno a médio, com grandes orelhas e olhos em forma de amêndoa. Eles podem ser azuis, verdes, dourados, âmbar ou estranhos (um olho azul e um verde, verde-dourado ou âmbar).

Muito amigável

O angorá que foi bem socializado se sente confortável com as crianças, fazendo dele uma boa escolha para famílias que cuidem para que as crianças amem o gato e não puxam a pele ou a cauda. Ele gosta de viver com cachorros amigáveis, desde que reconheçam que ele está no comando. Insira animais de estimação devagar e com cautela para garantir que eles aprendam a ficar juntos.

Tudo para seu gato angorá você encontra na Pata Mania, entre e confira!