Quando se fala em labrador a primeira coisa que vem em mente é o filme Marley & Eu. Quem não se encantou e emocionou nessa linda história da vida real? Leal, adorável, feliz e amigável com tudo o que ele conhece, o labrador é cheio de energia e correrá para a porta para cumprimentá-lo, como se você tivesse acabado de voltar de uma viagem de um ano. Eles são verdadeiramente “melhores amigos do homem”, e estarão em seus momentos mais felizes quando estão envolvidos em atividades familiares. Eles adoram correr, caminhar, nadar e brincar por horas e são extremamente pacientes com crianças de todas as idades, a alegria é contagiante dos labradores. Eles também são bastante grandes e desajeitados, de modo que os apartamentos não são os melhores lugares para esta raça. Casas com estaleiros e muito espaço para brincar são o cenário mais ideal para criá-los.

Pura energia

Esses cães precisam correr todos os dias para queimar o excesso de energia, e se eles não estiverem devidamente exercitados, eles se tornarão destrutivos. Um labrador entediado mastigará qualquer coisa que ele possa entender. Jogar no quintal com crianças pode mantê-los ocupados por horas a fio.  Os donos da piscina devem ser avisados: você terá dificuldade em tirar o labrador da água. Se a piscina estiver aberta, ele quer nadar.

Treinamento e agilidade

Para treinamento eles são ótimos! Possuem um forte desejo de agradar e farão qualquer coisa por algum carinho e um deleite ou os dois. Alguns donos acham que eles são um desafio, porque eles são tão incongruentes, mas a chave é treiná-los para  manter o adestramento interessante e divertido e deve começar cedo, uma vez que eles crescem rapidamente e se eles não possuem comandos básicos dominados no início, podem ser muito grandes para treinar. Uma vez que a obediência básica é dominada, os labradores podem se formar em atividades avançadas de treinamento ou agilidade. Eles não são tão confiáveis em um curso de agilidade como um Golden Retriever, mas eles adoram o exercício e gostam de passar tempo com pessoas e outros cães.

Adoráveis, destruidores e desajeitados

Você precisará manter muitos brinquedos e ossos na mão para economizar seus móveis e sapatos. Eles também gostam de cumprimentar os membros da família e os visitantes com um troféu na boca, então fique atento a qualquer coisa que não seja ideal. Exercitar seu cão antes de sair da casa e fornecer-lhe muitos ossos é uma obrigação, se você não quer voltar para casa e encontrar sofás destruídos.

São famosos por serem desajeitados. Eles correrão e deslizarão em pisos de madeira, de volta às mesas, baterão as lâmpadas e chicotearão com os rabos. Obviamente, pensamos que eles são brilhantes! Mas nem todos sentem o mesmo.

Companheiro

Um labrador não é o cão certo para todas as famílias, e o melhor momento para descobrir esse fato é antes de se comprometer a possuir um. Leve algum tempo para passar por cada uma das etapas para analisar se quer esse cão e certifique-se de que todos estão felizes em receber esse novo e lindo membro, às vezes, desafiador no clã em sua casa.

Eles não são animais solitários, e querem estar juntos durante a maior parte do dia que puder.  Vão querer seguir você ao redor da casa enquanto você limpa, ou esconder embaixo dos seus pés enquanto você faz algum trabalho no computador.

Os labradores não podem ser deixados sozinhos durante muito tempo, enquanto você trabalha. Se o seu emprego exige tempo integral e você não pode trazer seu labrador com você, precisará planejar cuidadosamente como vai mantê-lo feliz enquanto você está ausente.

Gostou em saber mais sobre os brincalhões e fofos labradores? Na Pata Mania você encontra tudo para os cães desta raça, aqui seu pet se sentirá em casa.