Todo mundo sabe como os cães Rottweiler se parecem e agem, certo? Errado! Continue lendo para aprender sobre a história e a origem desses cães e como o “cão Rottweiler ideal” se parece e se comporta.

Os Rottweilers que conhecemos hoje mudaram muito desde que a raça surgiu na Europa, na Idade Média. Com origem na cidade alemã de Rottweil, sua popularidade espalhou-se por todo o mundo.

O Rottweiler é visto hoje em muitos países, incluindo os EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Espanha, Holanda, Brasil, Nova Zelândia, partes da Ásia e África do Sul. A raça, provavelmente, se desenvolveu a partir da mistura de várias raças diferentes, incluindo cães de tipo Mastiff (ou Molloser), que foram usados como guardiões e raças de pastoreio.

 

 

Características do Rottweiller

As características nesses primeiros cães eram coragem, inteligência, atletismo, força e lealdade e todos estas ainda são claramente vistas na raça.

Pelo que foi registrado ao longo dos anos, podemos dizer que o Rottweiler mudou muito em termos de aparência durante o século passado. No início do século XIX, os cães eram consideravelmente mais leves e um pouco mais curtos do que os cães de hoje.

O temperamento  variou pouco ao longo dos anos. Em 1883, características como “coragem, resistência e boa natureza” eram comuns. A maior diferença entre os cachorros Rottweiler de um século atrás, e aqueles em nossas casas hoje, são sua aparência física, particularmente sua cor, pelos e tamanho.

 

Artigos Relacionados

 

Temperamento do Rottweiler

Eles têm olhar magnífico e sua personalidade é uma combinação ideal de força, coragem, carinho e doçura.

É claro que os Rottweilers não são para todos. Eles não são Labradores ou Golden Retrievers, e  não têm essa atitude tranquila com estranhos, considerando que são guardiões naturais. Isso realmente não é tão surpreendente!

Os cães de Rottweiler não são violentos e não devem morder indiscriminadamente.  Muitas vezes, isso é consequência da criação irresponsável, que produz cães com apenas essas características. E é provável que, como esse tipo de criação, qualquer raça de cachorro venha com filhotes com pouca saúde física e emocional.

Tornar-se guardião e desenvolver o comportamento protetor e territorial é algo que surge naturalmente, à medida que o cão amadurece. Felizmente, Rottweilers geralmente não querem lutar, e não morderão sem motivo.

 

Força e sensibilidade

Apesar de sua enorme presença física e sua forte personalidade, o Rottweiler é surpreendentemente sensível. Ele precisa estar junto de seu tutor para ficar confortável. E muitas vezes, escolhe uma pessoa para se relacionar muito de perto.

Rottweilers são cães muito inteligentes e doidos para agradar. Não há necessidade de gritar ou usar voz áspera ou punição ao treiná-lo. A dica é utilizar técnicas de treinamento positivo e muitas guloseimas saborosas, que serão devoradas com entusiasmo. Leia também Adestramento positivo: dicas para educar seu cachorro, independentemente da idade.

Ele se destaca em obediência e rastreamento e há muitas atividades que você pode desfrutar com seu Rottweiler. Esses cães podem “fazer tudo”! Esperamos que você tenha gostado de aprender um pouco sobre essa raça incrível e maravilhosa. Aproveite o seu Rottie!

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre cães Rottweiller? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!