Você sabia que os vira-latas são genuinamente brasileiros? Todo mundo conhece ou já teve um cachorro vira-lata ou SRD (Sem Raça Definida). É a raça mais comum nos lares brasileiros, mas engana-se quem pensa que tanta popularidade é garantia de uma casa e cama quentinha, muito pelo contrário, os vira-latas também lideram a triste estatística de cães abandonados, sejam em canis ou mesmo pela família que os adotam.

Mistura de raças

Esse cão é resultado de uma mistura de várias raças e por isso não existe possibilidade de traçar uma descendência, o termo vira-latas antigamente era exclusivo aos cachorros de rua, que faziam badernas, revirando lixos. Felizmente hoje o pensamento é outro, e cada cão tem um pouco de respeito, conforme sua mistura de raça, também reconhecida como Sem Raça Definida.

Puro amor

No Brasil eles reinam absolutos nos lares porque são amorosos, leais, inteligentes e “de guarda”, devido à miscelânea das raças não há como definir um comportamento natural desses animais, contudo as características acima mencionadas são as mais comuns entre os vira-latas.

Características

A questão da aparência também difere muito em relação ao outro, por conta da já falada mistura, o que podemos afirmar é que são animais com características peculiares. Os cuidados com a saúde são os corriqueiros em relação às outras raças, levar periodicamente ao veterinário, deixar as vacinas em dia, vermifugação e o mais importante; castrar as fêmeas que a cada ninhada, podem dar cria de até oito filhotinhos de uma vez.

Capacidade de adaptação

Uma das maiores vantagens dos cães em raça definida é habilidade de adaptação que eles possuem aos mais diversos tipos de ambiente e tipo de convivência, expondo um fato interessante de que quanto mais for a mistura de raças que gera um cãozinho, maior será a capacidade dessa cria de se habituar a um convívio distinto. O olfato do vira-lata é incomparável. Ao passo que nós, humanos podemos sentir cheiro de determinado alimento pronto, uma hipótese, o vira-lata conseguiria rapidamente identificar o tipo de alimento, seus temperos e por aí vai, incrível não? Por essa aptidão com olfato que ganharam o apelido de vira-lata, porque reviravam lixos, e sacos com seu faro apuradíssimo atrás de comida.

Você curtiu saber mais sobre os adoráveis vira-latas? Na Pata Mania temos vários produtos especiais para seu amigão. Acesse e confira!

 

 Mande sua sugestão de raça para a gente contar um pouquinho da sua história, entre em contato conosco!