Você já se perguntou por que um cachorro uiva?

Muitas vezes, basta estar sozinho em casa, ouvir outros cães latindo ou até mesmo a música do caminhão que entrega gás para que o cachorro comece a uivar, parecendo um triste lamento. Mas, antes de se irritar com ele, você já procurou saber o que o motiva a uivar?

Alguns especialistas em comportamento animal defendem que o uivo é uma ferramenta de comunicação que os cães herdaram dos lobos, e é usada para se relacionarem à distância. 

Na prática, geralmente o cachorro uiva para chamar a atenção, quando se sente só ou mesmo quando há alguma fêmea no cio que esteja ao redor, porém fora de seu alcance. Como animais dóceis e carentes de afeto que são, os cães precisam do contato visual e da presença constante de seus companheiros de matilha, e por vezes esse papel pode ser desempenhado tanto por outros cachorros quanto pelos donos ou tutores.

Algumas raças específicas, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska, chegam a substituir o próprio latido pelo uivo. Em alguns casos, o uivo é utilizado para aliviar o tédio ou mesmo expressar contentamento ou excitação, como no caso de cães que uivam ao ouvirem música.

 

O que diz a ciência

Ao contrário do que sugerem as poéticas cenas de filmes, o uivo dos cães não está diretamente relacionado a noites de lua cheia.

Na verdade, é importante compreender que o uivo é uma atitude completamente natural de um cão, e muitas vezes pode ajudar a entender como ele se sente. Para alguns pode parecer divertido, mas via de regra, o uivo é uma manifestação de solidão ou necessidade de atenção. Contudo, também há casos em que um cachorro uiva para deixar claro que está com algum problema, como dores ou ansiedade por separação. É preciso ficar atento!

 

Artigos Relacionados

 

Uivo canino: uma herança dos lobos

O uivo é uma característica originalmente típica dos lobos. Segundo estudos, o uivo de um lobo-cinzento pode ser ouvido mesmo a quilômetros de distância e atingir a incrível marca de 90 decibéis. Imagine, comunicar-se com uma intensidade dessas!

Acredita-se que lobos, e posteriormente cães, como característica herdada, uivem por conta de três fatores principais:

  • afastar inimigos e marcar território;
  • localizar membros da matilha (após uma caça, por exemplo);
  • para se comunicarem entre si, como alertar sobre possíveis perigos próximos.

É interessante destacar a sabedoria nada convencional desses animais ao usarem essa sua comunicação característica, pois eles, convenientemente, deixam de uivar durante períodos de reprodução, por exemplo, com o intuito de não serem descobertos por predadores em potencial.

Lobo-cinzento - Por que cachorro uiva?

Segundo estudos, o uivo de um lobo-cinzento pode ser ouvido mesmo a quilômetros de distância.

 

Por que o cachorro uiva do nada?

Como grandes melhores amigos que são, os cães tendem, muitas vezes, a entender seus donos como se eles fossem parte da matilha, ou seja, sua própria família. Isso os incentiva a tentar avisar de alguma maneira quando acreditam que haja algum perigo por perto.

Linhagens mais próximas de seus originários, os lobos, tendem a uivar bem mais que os cães de outras raças.

Mas não é só isso. No dia a dia, o uivo de um cão doméstico pode ter outros significados, como, por exemplo:

 

1. Alerta de perigo

Barulhos altos como sirenes, apitos (ou mesmo alguns tons reproduzidos em músicas) podem assustar os cães e fazê-los uivar, numa tentativa de alertar ao tutor sobre o que acreditam ser um perigo em potencial.

 

2. Presença de cadela no cio

Especialmente quando se trata de cães machos e não castrados, o uivo tem a função de chamar a atenção de uma fêmea no cio.

 

3. Ansiedade por separação

Quando os tutores se ausentam ou deixam o animal sozinho por longos períodos, é bastante comum que os cães utilizem o uivo para “chorar”, demonstrando ansiedade, frustração e mesmo tédio por ficarem sozinhos.

 

4. Dor, fome ou sede

Cães possuem modos diversos e peculiares de demonstrar suas necessidades de afeto e cuidados. O uivo é uma dessas peculiaridades, e pode significar que seu pet sente alguma dor, ou ainda que precisa se alimentar e não possui ao alcance dele itens como água e comida.

 

Cachorro uivando: o que fazer?

A primeira coisa a ser feita é tentar descobrir a causa dos latidos e uivos constantes. Atitudes como gritos ou agressões físicas só vão prejudicar ainda mais o comportamento de seu pet, pois ele manifestará medo e pode até parar momentaneamente com os uivos, mas isso não quer dizer necessariamente que o problema foi sanado.

É preciso procurar conhecer mais de perto seu próprio pet, e tentar compreender a comunicação que ele estabelece. Para que isso ocorra, recomenda-se levar seu cão para passear ou fazer adestramento, brincando com ele e oferecendo brinquedos para distraí-lo, ou petiscos para acostumá-lo a barulhos altos, por exemplo.

Desta forma, mesmo assustado ou ansioso, ele compreenderá que pode ficar calmo, pois associará essas situações a momentos prazerosos, como a presença e as brincadeiras do tutor.

Levar o cão para passear - Por que cachorro uiva?

Recomenda-se levar seu cão para passear ou fazer adestramento, brincando com ele e oferecendo brinquedos para distraí-lo.

 

Consulte um veterinário

Cabe lembrar que, ainda que ministrados os cuidados adequados, é sempre bom, por via de dúvidas, checar com atenção todos esses itens antes de chegar a alguma conclusão sobre o motivo do uivo de seu pet. Se ele tem água e comida disponíveis, não fica longos períodos sozinho, não corre perigo algum e ainda assim uiva excessivamente, não pense duas vezes, e leve-o ao veterinário mais próximo para uma avaliação mais criteriosa.

Quer saber mais sobre por que cachorro uiva ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos em poder ajudar!

Cadastre-se em nossa Newsletter