O gato persa tem sido uma das raças mais populares há décadas e por uma boa razão. Eles não são apenas glamourosos com seus pelos longos, e luxuosos, mas eles também possuem uma natureza extremamente doce. São de tamanho médio a grande e, embora sejam inteligentes,  gostam de observar as coisas antes de tomarem alguma ação. Os persas têm olhos maravilhosamente expressivos, que são apenas uma das razões pelas quais eles encantaram os corações e lares de amantes de gatos em todo o mundo, e porque eles permanecem populares, tanto como companheiros como animais de estimação familiares.

Gatos seculares

A história atual do gato persa permanece um mistério simplesmente porque os registros não foram mantidos da raça até tempos mais recentes. O que se sabe é que esses gatos encantadores existiram há séculos, e que os persas foram exibidos no primeiro show de gato realizado no Reino Unido, no Crystal Palace em 1871.  Há uma crença de que esses gatos de pelagem comprida eram o resultado de gatos cruzados que eram de ascendência egípcia. Esta história é apoiada por hieróglifos egípcios adiantados encontrados nos muros de túmulos antigos.

Características

O persa se orgulha de ter um corpo definido, eles têm pernas curtas, mas isso não prejudica sua aparência poderosa. Caracteristicamente, a cabeça arredondada de um persa deve estar acima do nariz, enquanto o queixo está bem abaixo disso. Quando se trata da pelagem, ele se destaca pela quantidade, tamanho e espessura que é uma delícia ao toque.

Bem família

Como muitas outras raças, o persa gosta de ter uma rotina em sua vida e não gosta particularmente quando algo muda por qualquer motivo. Eles gostam de ser alimentados ao mesmo tempo do dia e não apreciam quando os móveis mudam em torno da casa. Eles são conhecidos por suas naturezas doces e gentis, que é apenas uma das razões pelas quais eles fazem animais e companheiros de família tão maravilhosos. Com isso dito, os persas gostam de um ambiente calmo e silencioso, em vez de um barulhento e ruidoso. Como tal, embora eles funcionem bem com crianças mais novas, eles são mais adequados para famílias onde as crianças são ligeiramente mais velhas e que, portanto, sabem como lidar com gatos e como se comportar ao seu redor, bem como quando deixar seu animal de estimação sozinho.

Brincadeiras

Os persas são gatos inteligentes, mas eles nunca agem por impulso, preferindo levar tempo e contemplar as coisas antes de reagir, o que significa que eles são mais lentos para responder a qualquer coisa, mas quando eles fazem, não há como impedir que um persa divirta-se muito. Eles gostam de jogar jogos interativos, como perseguir o brinquedo em uma corda, entre outras atividades.

Eles também ficam bem com os cães, especialmente se eles cresceram juntos. Eles são incrivelmente sociais e descontraídos pela natureza, no entanto, é sempre mais sensato manter um olho próximo em qualquer gato quando eles estão perto de pequenos animais de estimação, por precaução.

Longevidade

A expectativa de vida média de um persa é entre 15 e 18 anos quando devidamente cuidada e alimentada com uma dieta apropriada e de boa qualidade, de acordo com suas idades.

Cuidados

Os persas precisam ser cuidados regularmente para se certificar de que seus pelos sejam mantidos em boas condições, precisam ser escovados diariamente para impedir que se formem nódulos ou emaranhados. Além disso, os gatos precisam ser alimentados com produtos de boa qualidade, que atendam a todas as suas necessidades nutricionais ao longo de suas vidas, o que é especialmente verdadeiro para os filhotes e gatos mais velhos.

Os olhos de um persa precisam ser regularmente limpos para evitar uma construção de crosta e para remover qualquer mancha de lágrimas. Também é importante verificar regularmente os ouvidos de um gato e higienizá-los quando necessário. Em suma, a prevenção geralmente é mais fácil do que curar com infecções no ouvido.

Gostou em saber mais sobre essa famosa e suntuosa raça de gatos? Na Pata Mania você encontra vários produtos para seu gatinho, acesse!

Quer saber sobre alguma raça específica? Interaja com a Pata Mania, será um prazer receber sua sugestão, entre contato conosco!