Temos recebido, tanto em nossa loja física como em nossos artigos do blog, comentários de relatos e fotos de peixe betta com barriga inchada.

A dúvida dos aquaristas está sempre relacionada às causas do problema e como tratá-lo. Por isso, com o intuito de orientar a respeito, desenvolvemos este artigo com informações que podem ajudar a entender e evitar a doença. Confira!

 

Peixe betta com barriga inchada: o que pode ser?

Peixe betta com barriga inchada é uma doença chamada hidropisia, que tem como principal característica o inchaço do abdômen.

Na verdade, o peixe fica inchado por completo, entretanto, o problema tem início inchando o abdômen, depois todo o corpo e, no estágio final, torna todas as escamas eriçadas, levantadas ou abertas, como se o peixe tivesse sido semidescamado.

 

Causas

O problema do peixe betta com barriga inchada é consequência de uma fermentação que acontece no intestino do animal, por vários motivos relacionados à alimentação:

 

1. Ração de qualidade inferior

Quando a ração é de má qualidade, com muita oleosidade, muita gordura saturada, é muito comum que se desenvolva esse problema no peixe.

 

2. Mudança drástica de hábito alimentar

Os peixes destinados à comercialização são originários de criatórios e habituados ao consumo de alimentação viva, como dáfnias e larvas, e ração.

Quando são adquiridos por aquaristas, muitas vezes a mudança no hábito alimentar é drástica. 

Só para se ter ideia, é como se uma pessoa comesse sempre apenas sopa em todas as refeições e um dia passasse a se alimentar de costela.

 

3. Excesso de alimento

O betta é um peixe que come muito pouco. Porém se dermos comida em excesso, ele certamente irá comer e parar, comer e parar até que a comida acabe.

E será pior ainda se essa ração for de qualidade inferior, já que tende a agravar a fermentação intestinal.

 

 

Peixe betta com barriga inchada: situação delicada

Alguns aquaristas já fizeram testes, adicionando óleo de fígado de bacalhau na ração, na tentativa de conseguir liberar as fezes, mas não obtiveram muito sucesso.

Infelizmente, ainda não há cura para o problema do peixe betta com barriga inchada, entretanto, pesquisas e estudos são constantes a fim de se encontrar uma resolução a essa doença.

 

Como evitar o problema, então?

Por isso, para evitar o problema, o recomendado é sempre oferecer rações de qualidade, que não tenham um alto nível de gordura, e nem de proteína, para dessa forma otimizar a manutenção.

 Esse é um cuidado essencial para evitar o adoecimento dos peixes e garantir um aquário saudável e bonito.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre peixe betta com barriga inchada? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em ajudar!

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora