Entenda por que o peixe betta fica parado na vertical dentro do aquário.

Para garantir o bem-estar e saúde de seu peixinho, é muito importante ter alguns cuidados em relação ao aquário, qualidade da água e alimentação, pois esses são fatores essenciais para que ele esteja sempre saudável, seja ele um betta (Betta splendens) ou de qualquer outra espécie.

Entretanto, é cada vez mais comum perceber alguns comportamentos estranhos dos peixes de aquário e doenças recorrentes da falta de cuidados com esses três pontos. E uma delas é quando o peixe betta fica parado na vertical, de barriga para cima ou nadando de forma irregular.

Este artigo tem como objetivo esclarecer os motivos pelos quais isso acontece e como evitar o problema. Confira!

 

Atenção ao tamanho do aquário

Além de ser muito tranquilo e pacífico, o betta não é um tipo de peixe que exige grandes esforços do aquarista, porém alguns cuidados básicos devem ser seguidos à risca e, entre eles, está o tamanho do aquário.

É evidente que um aquário de 20, 30  ou até 50 litros, com sistema de filtragem, iluminação e plantas naturais é um ambiente muito mais adequado e favorável, mas sabemos que nem todos conseguem montar um aquário tão grande. Leia também Como montar um aquário grande.

Dessa forma, é fundamental que o aquário do betta tenha, no mínimo, 10 litros e nunca seja menor do que isso, para que não provoque estresse no peixe e nem uma sobrecarga de amônia e nitrito na água.

Saiba por que é importante fazer teste de amônia no aquário.

 

Condicionador na água

Para evitar situações em que o peixe betta fica parado na vertical ou com nado irregular, também é essencial tratar a água do aquário com um condicionador próprio para a espécie.

O produto tem como principal finalidade evitar o estresse do betta por estar em um aquário pequeno, e tratar a água contra alguns metais pesados e toxinas que podem vir a intoxicar o peixinho.

 

ambiente favorável para peixe betta - Peixe betta fica parado na vertical: por que isso acontece?

Um aquário grande, com sistema de filtragem, iluminação e plantas naturais é um ambiente muito mais adequado e favorável para o betta.

 

Peixe betta fica parado na vertical: mas por que isso acontece?

Quando o peixe betta começa a ficar muito tempo parado, com a barriga colada no fundo do aquário ou a nadar de forma irregular, com a barriga virada para cima, ou na vertical, provavelmente ele contraiu uma hidropisia, ou seja, uma infecção aguda que leva à falência progressiva dos rins, ou a doença da bexiga natatória, que nada mais é do que uma inflamação na bexiga que o peixe usa para fazer sua natação. 

 

O que causa

O peixe betta fica parado na vertical por diversos fatores, entretanto, os mais comuns estão relacionados ao manejo alimentar errado, condições do ambiente do aquário e infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias.

Essa inflamação é decorrente do estresse e da falta de cuidados com o tamanho e manutenção do aquário, ou seja, de uma água não adequada, suja e com toxinas. 

 

Como evitar

Além do tamanho e manutenção do aquário, a alimentação também é fundamental para evitar situações em que o peixe betta fica parado na vertical ou em qualquer outra posição irregular.

Oferecer uma ração de qualidade e na quantidade ideal ajuda a prevenir esse comportamento anormal no aquário. Saiba mais em Qual a quantidade de ração para um peixe betta?

Além disso, também é preciso prestar atenção a alguns detalhes como o local onde o aquário está, evitando ao máximo lugares com muita movimentação e barulho, pois isso também pode provocar estresse e, por consequência, a inflamação da bexiga natatória.

O aquário também deve estar longe do forno micro-ondas, pois além do barulho, existe ainda o problema de radiação externa, que pode causar uma intoxicação.

É importante também evitar batidas no vidro e ter cuidado ao realizar as trocas parciais de água (TPA), pois essas são algumas das maiores causas de estresse e doenças para os peixes.

 

Mais motivos para seu peixe Betta ficar parado no fundo do aquário

  • Simplesmente estar descansando: assim como todos os peixes, os bettas precisam de momentos de descanso. Ficar parado pode ser um comportamento natural de repouso.
  • Temperatura da água: se a temperatura da água estiver muito baixa ou muito alta, o peixe beta pode ficar menos ativo e preferir ficar parado.
  • Estresse: fatores como mudanças bruscas no ambiente, presença de outros peixes agressivos ou falta de abrigo adequado podem estressar um betta e fazê-lo ficar parado.
  • Constipação: condição comum nos peixes tropicais, como o betta. É essencial manter a água na temperatura ideal para que o alimento não deteriore no intestino do peixe antes de ser evacuado.
  • Solidão: betas são conhecidos por serem peixes territoriais e, às vezes, podem se sentir solitários se não tiverem esconderijos ou companhia de outros peixes.
  • Idade avançada: peixes betta mais velhos podem se tornar menos ativos e preferir ficar parados com o tempo.
  • Intoxicação:  nitrito e nitrato são produzidos pelas bactérias do aquário e extremamente tóxicos para os organismos dos peixes. Por isso, verifique condições do filtro e faça trocas regulares.
  • Oxigenação: a falta de oxigenação na água pode ser o motivo pelo qual o peixe Betta fica inativo no fundo do aquário. Em outras palavras, pode indicar que o seu peixe não esteja recebendo uma quantidade adequada de oxigênio.
  • Água muito agitada: evite filtro que tenha um fluxo de saída forte.

 

Sempre siga as orientações de especialistas

Diante de todos esses esclarecimentos, antes de montar um aquário para peixe betta, o recomendado é procurar por um profissional de aquarismo ou aquarista experiente, para que ele oriente sobre o tamanho de aquário ideal, a qualidade da água e alimentação. 

Desta forma, você poderá oferecer o mínimo necessário para que seu peixinho tenha saúde e bem-estar e, com isso, evite estresse e doenças futuras.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre por que o peixe betta fica parado na vertical? Deixe seu comentário. Será uma satisfação se pudermos ajudar!

*este conteúdo foi publicado em fevereiro de 2022 e atualizado em abril de 2024.

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora