Saiba como montar um aquário grande.

Quem nunca pensou em ter em casa um lindo aquário para apreciar em momentos de descanso e tranquilidade? Mas, ao mesmo tempo vem a preocupação sobre como montá-lo o que fazer e o que é necessário para mantê-lo.

O mais importante é buscar informações. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples, porém importantes que poderão ajudar e, quem sabe, incentivar a colocar em prática o desejo de montar um aquário grande.

 

Em relação à experiência

Ao escolher um aquário, é importante levar em consideração a experiência do aquarista. Um aquarista experiente pode se aventurar em segmentos que exigem técnicas mais aprimoradas, em que um inexperiente, num primeiro momento não teria condições. É o caso do aquapaisagismo ou até mesmo de um aquário de peixe jumbo ou do chamado nano (que são os de baixa litragem, com menos de 60 litros) e demandam uma técnica mais aprimorada.

Entretanto, quanto maior o aquário, melhor. Pois um aquário grande tolera o erro do iniciante com mais generosidade, e este será sentido bem menos pelos peixes do que em um aquário pequeno, onde o efeito do erro é maior. A temperatura da água também se mantém mais estável em um aquário de maior volume, já que se altera mais lentamente. Esses fatores fazem com que um aquário grande seja mais fácil de se manter estável, em comparação a um aquário pequeno.

 

Aquário marinho ou de água doce?

Aquaristas experientes têm a opinião de que todos deveriam começar com um aquário de água doce, por exigir menos cuidados. Além do fato de os peixes marinhos serem mais caros, manter um aquário de água salgada funcionando requer mais despesas, embora isso não queira dizer que seja mais difícil.

No entanto, um aquarista iniciante não terá tanto discernimento para perceber se há algo de errado e intervir com rapidez para que tanto os peixes quanto os corais sofram o menos possível.

Por isso, o mais prudente é iniciar o hobby pelo aquário de água doce, acostumar-se com as mudanças no dia a dia do aquário para apurar essa percepção e, depois, aventurar-se na montagem de um aquário marinho.

 

Equipamentos necessários para montar um aquário grande

Os equipamentos necessários para montar um aquário grande são os mesmos usados na montagem de um aquário pequeno, a única diferença é que sua capacidade deverá ser adequada ao volume maior ou menor.

Funciona da seguinte maneira: se a intenção é montar um aquário de 50 litros, será necessário um aquecedor de 50 watts (a regra é um watt por litro). Se o aquário tiver 1000 litros, são necessários 1000 watts de aquecimento, e assim sucessivamente.

A iluminação do aquário também deve ser dimensionada de acordo com a litragem do aquário, por isso o aquarista iniciante deve informar-se numa loja especializada, com pessoas capacitadas para orientar a respeito desses requisitos.

Se a pessoa é inexperiente e quer saber como montar um aquário grande, a dica é iniciar com um aquário padrão existente em lojas, de 200 litros, tendo como dimensões, um metro de comprimento por 40 centímetros de largura e 50 centímetros de altura. Baseado nesse modelo, o lojista dimensionar termostato, iluminação e filtragem.

 

Melhor local para montar um aquário grande

O melhor local para montar um aquário grande é onde ele possa ser apreciado. Algumas pessoas afirmam que o aquário não deve ser mantido em local de passagem, para que os peixes não se assustem, no entanto, eles se acostumam com o movimento constante, que passa a ser rotina.

É importante que ele fique distante de janelas para que a luminosidade direta não interfira na água, aquecendo-a em demasia ou contribuindo para a proliferação de algas.

Outra sugestão é o aquário, caso seja montado na sala onde há um televisor, ocupe a parede oposta (TV de um lado e aquário do outro), assim não haverá competição visual ou de atenção. 

O indicado é montá-lo em uma sala, ou até em um quarto, já que atualmente os equipamentos são supersilenciosos, sem ruídos inconvenientes, mesmo durante a noite.

 

Peixes para montar um aquário grande

Os peixes para montar um aquário grande são os mesmos a serem escolhidos para um aquário pequeno. A regra utilizada é de um centímetro de peixe adulto para cada litro de água. Dessa forma, se o aquário possui 60 litros, é necessário calcular a totalidade dos peixes como tendo 60 centímetros de tamanho. Exemplo: um peixe na fase adulta atingirá 12 cm, então você poderá colocar no máximo seis indivíduos. A partir desse cálculo, é possível escolher os peixes que mais agradam o aquarista.

Uma boa dica é ter peixes na mesma faixa de pH. A família do tetra, por exemplo, é bem grande, possibilitando uma boa variedade de peixes. O ideal é pesquisar a ficha técnica dos peixes. Existe bastante material disponível para consulta no Google, em particular no site Aquarismo Paulista, que é muito rico em informações. A pesquisa ajuda a perceber se o peixe é territorialista, se nada no nível de cima, de baixo, ou no meio do aquário, entre outras informações. 

É bem interessante, para a composição do aquário, habitá-lo com peixes que nadam nas partes de cima, de baixo e no meio. Dessa forma, ele todo fica bem movimentado. 

 

Artigos Relacionados

 

 

Abrigo, decoração e plantas para montar um aquário grande

Existem peixes que precisam de abrigo, neste caso, seria ótimo antecipar-se e já disponibilizar um abrigo para eles.

Também são válidos enfeites de resina e plantas para aquários. Existem plantas plásticas que são ótimas principalmente para aquaristas iniciantes, e que podem ser substituídas por naturais conforme a experiência for sendo adquirida. E caso o aquarista tenha o dom, poderá se transformar num talentoso aquapaisagista. Inclusive, existem concursos de layouts decorativos com plantas.

O segredo é começar aos poucos, tomar gosto e ir se aperfeiçoando.

 

Introdução dos peixes ao montar um aquário grande

Para introduzir os peixes no novo aquário, o ideal é que eles não sejam colocados todos de uma só vez. Como as bactérias benéficas vão se formando conforme eles vão se alimentando e soltando seus excrementos, o ideal é colocá-los aos poucos. Digamos que no aquário caibam 20 peixes, estes devem ser colocados de cinco em cinco, a cada semana. Desta forma, ao serem acrescentados, vão propiciando condições para que as bactérias benéficas se multipliquem e o equilíbrio se faça perfeitamente, evitando a perda de peixes.

Para a introdução, também é muito importante equilibrar a temperatura da água do aquário com a água do saquinho em que o peixe vem, quando adquirido na loja. O ideal é deixar o saquinho boiando no aquário por aproximadamente 30 minutos para igualar a temperatura e, depois, pegar o peixe com uma redinha e colocá-lo no aquário, descartando a água do saquinho. Esse procedimento estressa menos o animal, o que resulta na geração de menos amônia.

 

Importante

É imprescindível que o aquarista iniciante procure por uma loja de confiança e faça perguntas ao vendedor ou lojista. Este estará sempre disposto a colaborar, estabelecendo um vínculo e tirando todas as dúvidas que podem surgir.

É aconselhável também que o aquarista iniciante leia livros ou procure informações na internet antes de começar a montagem. Isso evita que ele chegue totalmente leigo, se decepcione e abandone o hobby.

 

A Agrosete

Aqui na Agrosete você encontra produtos de qualidade e atendimento qualificado para montar um grande aquário, com toda a segurança e auxílio necessários para manter o bem-estar e a saúde de seus peixes.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais a respeito de como montar um aquário grande? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

 

Colaboração: Paulo Zuchetti

Paulo, também conhecido como Pzu, é aquarista desde 1998, ano em que ganhou um aquário de 200 litros de um amigo e, por incrível que pareça, após algumas besteiras de iniciante e um vidro rachado tornou-se um apaixonado pelo hobby.

Já teve diversos tipos de aquários de água doce e água salgada, chegando a mais de 10 aquários montados. Atualmente, tem na sala de sua casa um aquário plantado de 300 litros e um cubo de 40 cm igual a 64 litros, também de água doce, com algumas espécies variadas, mais uma bateria com quatro cubos de 25 cm, também de água doce.

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora