Você sabe como ocorre o acasalamento de calopsitas?

Por ser inteligente e graciosa, a calopsita é uma das aves mais procuradas como pets. Mas poucos sabem quando está apta para copular.

Pensando em auxiliar no esclarecimento dessa dúvida, que é muito comum, selecionamos algumas informações importantes sobre o acasalamento de calopsitas. Confira!

 

Período de reprodução

A calopsita atinge sua maturidade sexual por volta dos 12 meses. Entretanto, é recomendável que se faça a reprodução a partir dos 18 meses, quando a ave já está completamente adulta e com todo o aparelho reprodutivo formado.

Não há uma época do ano mais ou menos aconselhável para a nidificação, ou seja, para a ave construir o ninho. Os casais podem reproduzir durante o ano inteiro, porém não é interessante e aconselhável que façam mais que duas ou três posturas anuais quando se trata de “criadouros” ou até mesmo para fins pessoais.

Caso seja a vontade do tutor, uma vez ao ano é o suficiente, pois o período completo, envolvendo acasalamento, postura, choca, nascimento, alimentação dos filhotes e desmame, é um período longo e exaustivo para os pais.

É importante estar sempre atento durante o período de nidificação e acasalamento. Normalmente, entre sete e 10 dias após a primeira cópula, a fêmea começa sua postura em dias alternados, podendo botar, em média, cinco ovos, e o tempo de incubação para cada um deles varia de 18 a 21 dias. Nessa fase, o casal faz um revezamento de choca, ou seja, tanto o macho quanto a fêmea aquecem os ovos até o nascimento de cada filhote.

 

Artigos Relacionados

 

Acasalamento de calopsitas: como saber que a ave está pronta

Os sinais variam de acordo com cada ave, mas de forma geral, as fêmeas ficam mais irritadas, vocalizam um som característico, insinuando ao macho que está pronta para o acasalamento. Ela  procura um lugar que considere seguro para seus ovos e, caso seja uma ave de viveiro (gaiola), arruma o ninho do seu próprio jeito, tornando-o o mais seguro e confortável possível, podendo inclusive “customizá-lo”, destruindo algumas de suas partes, como portal, assoalho e paredes.

Já os machos sinalizam mais claramente do que as fêmeas,  vocalizando com mais intensidade. Também cortejam a parceira, ficam mais territorialistas, fazem a famosa “asa coração” e ajudam na construção do ninho.

Acasalamento de calopsitas: quando a ave está apta para copular 2

 

 

Ritual de acasalamento de calopsitas

Uma vez que o casal está pareado,  o macho começa a cortejar a fêmea, mostrando todo seu interesse e entusiasmo. Ele vocaliza (canta para ela), faz movimentos com a crista (topete), abre as asas, anda de um lado para o outro,  procura uma aproximação,  contato visual e físico,  mostrando sua masculinidade e todas as suas qualidades.

A fêmea, por sua vez, emite uma vocalização muito característica de que “aceita” o parceiro e imediatamente inclina o rabo para cima e o corpo para baixo, em sinal de que está pronta para o acasalamento.

Quando ela se coloca na posição inclinada, o macho sobe sobre ela e se posiciona de forma a encostar cloaca com cloaca, para que o material genético dele (também conhecido como gala) possa fecundar os ovos a serem gerados por ela. O ato pode acontecer várias vezes ao dia e durar longos minutos.

 

Nem todo acasalamento termina em postura

Um casal de calopsitas em idade adulta sempre acasala. Principalmente quando são pareados,  é muito natural que acasalem em alguns meses do ano, ao entrarem em pico hormonal. Mas vale lembrar que nem todo acasalamento termina em postura de ovos.

Às vezes acasalam, mas se não houver o estímulo do ninho, o namoro ficará apenas no ato da cópula.

Acasalamento de calopsitas: quando a ave está apta para copular 3

 

 

Reprodução responsável

É essencial destacar que a reprodução de qualquer pet deve ser feita de forma consciente. No caso de acasalamento de calopsitas, antes de querer filhotes, o tutor deve refletir e pesquisar sobre o comportamento de nidificação e todo o processo que envolve o ciclo após postura como: nascimento dos filhotes, ninho adequado e forragem (maravalha), limpeza do ninho e todo o universo que engloba a reprodução, do início ao fim.

A dieta saudável também é uma questão fundamental.  Uma boa alimentação, incluindo mix de sementes,  ração extrusada,  frutas,  verduras e  cálcio, deve ser oferecida diariamente independentemente da reprodução. Ave bem nutrida é sinônimo de boa procriação,  filhotes saudáveis e, principalmente, pais com um gasto nutricional menor. Para saber mais sobre uma dieta saudável, leia o artigo O que as calopsitas comem?

Além disso, um ambiente propício, com ninho e manejo adequados farão toda a diferença para uma reprodução segura e satisfatória.

Quer saber mais sobre acasalamento de calopsitas ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar! 

 

Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti

Sandra Tiemi Yabuuti-1

Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.

E-book O curioso mundo das calopsitas - baixe agora