Se você gosta de calopsitas, já deve ter ouvido falar em ovo preso. Esta é uma situação até que razoavelmente comum em aves, fato que leva os mais leigos a considerarem como a maior causa de morte de calopsitas fêmeas.
O que é ovo preso
Ovo preso, ou ovo retido, é aquele que demora mais que o normal para percorrer todo o aparelho reprodutivo da ave, saindo do ovário e passando pela cloaca. Normalmente, esse trajeto leva, em média, dois dias para se completar em uma calopsita, entretanto, como cada ave é única, isso pode variar.
Como saber se a ave está com ovo preso?
Quando sabe-se que a ave tem um ciclo mais demorado, é possível ter a certeza de que a postura está normal ou existe algum ovo preso através de sinais clínicos apresentados pelos seguintes sintomas:
Respiração
Quando há ovo preso ou retido, a respiração da ave fica acelerada ou acontece com dificuldade. Uma dica é observar a calopsita no poleiro, se a cauda balança em decorrência do esforço.
Inchaço
O ovo preso faz com que alguns órgãos fiquem inchados, causando por consequência o inchaço no animal.
Prisão de ventre
Quando a ave está com o problema, sofre com prisão de ventre, não consegue defecar ou quando defeca, suas fezes são estranhas, ou seja, diferentes do habitual.
Isolamento
A ave se isola num cantinho, com as asas caídas, o que significa que ela pode estar em sofrimento.
Arrancando penas
Pelo desconforto que sente, a calopsita arranca suas penas e fica mexendo na cloaca, mostrando que que há algo de errado na região.
Se a ave apresenta esses sintomas e você desconfia que seja ovo preso, não espere. Procure um veterinário imediatamente, pois este é um problema que mata, por isso precisa ser resolvido rapidamente.
Artigos Relacionados
- Coronavírus e calopsita: entenda por que a ave não transmite ou pega a doença
- O que as calopsitas comem?
Ovo preso, e agora?
Jamais tente retirar o ovo do interior da calopsita e nem apertá-la para tentar ajudar a expelir. Desta forma, o ovo pode quebrar-se no interior e a ave vir a óbito.
Ela deve ser levada o quanto antes ao veterinário que, inicialmente buscará por medidas não cirúrgicas, como por exemplo, a injeção de ocitocina (que só pode ser aplicada por um especialista).
Por ser um hormônio, a ocitocina age no metabolismo da ave incentivando a contração da musculatura e ajudando a ave a expelir o ovo.
Caso não surta efeito no prazo esperado, é necessário entrar com uma medida cirúrgica.
Raio X para confirmação
Para confirmar se o problema é realmente ovo preso, o veterinário fará um raio X, já que essa é a única maneira de comprovar que há um ovo retido dentro da calopsita.
Exame de toque
O exame de toque pode até sinalizar que há algo dentro da ave, no entanto, o ovo preso fica retido na pélvis do animal, região mais profunda, por isso é preciso ser perito no assunto para conseguir tocar o local. E ainda assim, existem outras doenças que podem causar inchaço em alguns órgãos, fato que pode confundir o exame.
Quando é impossível o veterinário atender imediatamente
Caso seja impossível recorrer a um veterinário imediatamente, existem alguns procedimentos paliativos, para serem feitos até conseguir uma consulta, por exemplo. Também é importante salientar que esses procedimentos não devem, em hipótese alguma, ser feitos como forma de prevenção. Confira:
Solução de água com açúcar de uva ou dextrose
O açúcar de uva é um suplemento energético utilizado em situações de estresse, em animais debilitados. No período de postura é uma excelente fonte de energia rápida.
Disponibilize no bebedouro, 50 ml de água, uma colherzinha de açúcar de uva e mexa para dissolver. A mistura dará energia à ave para que seu corpo consiga expelir o ovo.
Existe também a dextrose, fonte de glicose elaborada a partir do amido de milho. Trata-se de um carboidrato simples que é rapidamente absorvido pelo organismo.
Óleo
Passe um pouco de óleo na cloaca da calopsita. Fazendo isso, pode ser que ela absorva o óleo e talvez o ovo consiga sair.
Entretanto, jamais aplique o óleo cloaca adentro.
Aquecimento
Aqueça a calopsita numa temperatura em torno dos 32°C, seja com um aquecedor próprio, um paninho levemente amornado ou até mesmo com uma lâmpada no recinto da ave. Mas é importante ressaltar que a lâmpada tem de estar num local no qual a calopsita não tenha acesso, caso contrário a ave pode se queimar.
Vale lembrar também que as lâmpada de led, comuns atualmente, não esquentam muito e talvez não cumpram a função desejada.
Depois desses procedimentos, que visam ajudar na dilatação, a ave deve colocar o ovo num período de 24h, no máximo. Mas não se deve esperar essas 24h para levá-la ao veterinário. Faça assim que possível.
Prolapso de cloaca
Devido à força que a ave faz na tentativa de expelir o ovo, em alguns casos, a musculatura trabalha de uma tal forma que desloca a cloaca para fora de sua posição anatômica. Esta é uma condição ainda mais séria que pode levar a outras complicações.
Por que os ovos ficam presos?
Este é um assunto que ainda encontra-se em discussão pelos especialistas, pois apesar de haver comprovações, existem muitos mitos a respeito. Entre os motivos já comprovados, podemos citar:
Ovo muito grande
Às vezes a ave acaba gerando um ovo muito grande. Isso pode acontecer por consequência da liberação de algum hormônio, devido à sua alimentação, por exemplo.
Sem passagem
Apesar de ser raro, pode acontecer de a calopsita não ter passagem, assim como acontece com as mulheres que acabam tendo que recorrer à cesárea por não terem passagem para realizar o parto normal.
Ovo deformado
Pode acontecer de a calopsita gerar um ovo deformado ou este amassar o até mesmo se quebrar dentro dela, devido a algum impacto.
Genética
Questões genéticas ou problemas no aparelho reprodutor também podem causar ovo preso.
Idade da ave
Uma ave muito jovem pode não estar com o corpo totalmente preparado. Assim como uma ave muito velha, que pode apresentar musculatura cansada e não ter energia para a postura.
Cálcio
Muitas pessoas acreditam que a deficiência de cálcio pode causar ovo preso, no entanto, alguns pesquisadores já mostraram que isso é raro. O comum é as aves apresentarem excesso de cálcio e isso atrapalha na postura.
Circunstâncias de ovo preso
O ovo preso pode acontecer com qualquer ave ou réptil fêmea, em qualquer idade e independentemente de o animal já ter colocado outros ovos ou não e de ter acasalado ou não, pois como já citado, os motivos são os mais variados.
O importante é estar atento para que o problema seja tratado imediatamente.
Para diminuir as chances
Para diminuir as chances de ovo preso, o ideal é que o tutor mantenha a ave com hábitos saudáveis e se exercitando, ofereça uma alimentação adequada e evite posturas seguidas, já que todo o processo desgasta a ave.
E você, tutor, já teve alguma calopsita que sofreu com ovo preso? Compartilhe com a gente sua experiência, deixando um comentário. Você pode ajudar outras pessoas.
Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti
Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 36 aves (14 calopsitas e 22 periquitos australianos) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.
obrigada, não sabia disso!
A minha calopsita esta com todos esses sintomas, ela não cruzou, liguei para o veterinário atendimento só agendado,a emergência e muito Loge da onde eu moro não sei o que fazer!
calopsitas colocam ovos sem estarem fecundados, ou seja, sem um filhote. faz 1 mes, mas acho que já deu td certo
Olá,minha calopsita pôs um ovo e demorou mais sete dias pra por outro, e hoje ela defecou muito e mole oque deve ser?
Oi Rayssa tudo bem? O motivo do amolecimento da fezes pode ser tanto devido a alimentação ou alguma doença provocada por parasitas ou protozoários, como a diarreia ou coccidiose, que causa ainda enfraquecimento da ave. Melhoras a ela!
Minha calopsita tem 1 ano e 6 meses, botou seu primeiro ovo e teve prolapso uterino! Em menos de 15 minutos levei ela em um vet especialista em aves e graças a Deus eles conseguiram manobrar o útero, fizeram 2 pontinhos na cloaca e por exame de raio x (3 dias depois) não foi constatado mais nenhum ovo; ela não prolapsou novamente e o quadro clínico teve uma melhora extremamente satisfatório e rápido (no outro dia ela já se alimentava e estava ativa), isso faz 15 dias e agora me parece que vou passar por isso mais uma vez. Infelizmente… Ler mais »
Olá, Manoeli.
Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (19) 97402-0790 para que seja possível a gente ajudar você e sua calopsita.
Minha calopsita tinha 3 anos e 4 meses , primeira vez ela botou e começou chocar ,como eu não tinha o conhecimento ,tais que tinha maifestacao de piolho ,aí durante ao 6 ovo ela começou aparentar muito pálida ,como não sabia disso que piolhos fazem isso,pois num dia do domingo 20 dezembro de 2021 fui trabalhar e ela parecia normal ,e quando eu voltei do trabalho as 18h ela estava muito triste ,pois eu não sabia oque fazer oque era isso ,aí pequei ela brinquei com ela ,pra ver se ela animava mas n ,ela batia as assas abria o… Ler mais »
Olá, Ramon. Sentimos muito por sua calopsita. Você relatou duas situações distintas, vamos falar primeiro dos piolhos. A infestação por piolhos é algo que assim que detectado deve ser tratado imediatamente com a desinfecção do viveiro e do ninho. O viveiro deve ser lavado por completo e todos os acessórios que estiverem dentro dele tais como poleiros, bebedouros, comedouros e brinquedos. Já o ninho, dependendo da infestação, deverá ser trocado, pois o piolho entra em frestas minúsculas. Em relação ao piolho no corpo da ave, deve ser usada uma medicação adequada prescrita pelo veterinário para que não haja intoxicação. Piolhos… Ler mais »
Pois e infelizmente eu n sabia dessas informações,pois ela ficou triste no domingo a noite ,e morreu domingo pra segunda ,tipo as casa de ovo que encontrei nela ,n e aquele tipo de ovo que quebrou n ,mas tipo ele aperto no meio ,mas eu n sabia ,pois se eu soubesse eu teria corrido atrás de um veterinário pois falta de conhecimento ,acabou nisso ,ela tbm até chegou botar um ovo em cima do puleiro ,tbm uma semana antes ela demostrou tristeza e eu n sabia que a aves quando fica assim n está bem com ela ,.
Ola, a minha calopsita pos um ovo dia 18 de maio de 2022, esse ovo ao cair no fundo da gaiola partiu, a partir dai, depois de pesquisar bastante percebi que as calopsitas normalmente colocam entre 4 a 7 ovos, entao calculei que ela fosse colocar mais ovos. O problema e que ate hoje ( dia 4 de setembro de 2022) ela nao colocou mais nenhum ovo, e a partir do momento em que pos o primeiro começou a acontecer uma coisa que nao acontecia antes, que e, a calopsita começou a emitir barulhos de como se estivesse a fazer… Ler mais »
Oi, Leonor.
Pelo seu relato foi apenas um ovo esporádico. Isso pode acontecer.
Essa fêmea é pareada com algum macho?
Pois caso ela seja sozinha isso acontece mesmo. Toda fêmea bota ovos independentemente de ter um parceiro ou não.
E essa “posição” que você menciona é possivelmente quando a fêmea está em pico hormonal pedindo para ser “galada” ou seja: postura própria para acasalamento.
Ola novamente, primeiramente obrigado pela resposta, ela não é pareada com nenhum macho, mas obrigado na mesma pois estava preocupada.
Olá, que tipo de oleo seria? tem algum especifico?
Olá, Bibi.
Azeite de oliva, apenas uma gota como forma paliativa, sendo passado por fora, em volta da cloaca para ajudar a umidificar, nunca sendo introduzido, massagear suavemente. Mas lembrando que é uma forma paliativa, em caso de “ovo entalado” é necessário levar imediatamente ao veterinário nos primeiros sintomas, pois a ave pode ir a óbito em poucas horas dependendo da gravidade.
Minha calopsita cruzou com o macho, o casal sempre foi muito mansinho, o macho após cruzar ficou muito bravo e estressado, batendo na fêmea, até que decidi separar eles, a fêmea entrou pro ninho e não sai, só sai pra comer e volta pro ninho, já faz mais de 20 dias. Não dá pra sentir que tenha algum ovo mas ela não sai da posição de botar o ovo. E sem contar que ela está fazendo cocô muito exagerado . Sai muita quantidade de uma vez só.. aparência dela está normal. Só estou achando muito demorado o ovo aparacer e… Ler mais »
Oi, Jéssica. No período de reprodução, acasalamento e postura de ovos, realmente, o casal tende a ficar protetivo, até mesmo desenvolvendo um grau de agressividade que antes não existia. Isso é normal, porém a agressividade entre eles não é bom sinal. O casal quando bem pareado (afinidade de pareamento), macho e fêmea são 100% companheiros e não agridem um ao outro. Esse comportamento agressivo do macho para com a fêmea não é bom. Quanto à fêmea estar excretando numa quantidade maior que o normal, é um indicativo de que possivelmente ela esteja (ou entrará) em postura e por passar longas… Ler mais »
Olá, alguém poderia me ajudar? minha calopsita parece está com ovo preso ela\ botou em media 5 ovos e agora está amuada num canto quietinha, inchada, mas esta comendo e bebendo água normal, passei a mão de levinho nela em baixo e percebi que parece ter um ovo lá dentro, mas não maxi, dei ela antibiótico, alface e milho ela comeu normal. Mas ainda continua quietinha em um canto, com fraqueza e eu não sei mais o que faço ela nao cruzou com nenhum macho ela sempre bota sem cruzar, mas nunca aconteceu isso. E eu estou preocupada com ela… Ler mais »
Oi, Letícia. Em situações assim você deve levá-la ao veterinário com urgência. Não há paliativos, se a ave estiver realmente com ovo preso/entalado, chamado de prolapso de oviduto e se a ave não conseguir expelir há uma grande possibilidade dela acabar vindo a óbito. Há casos em que passando uma gota de óleo de oliva na cloaca e massageando levemente resolve, mas não é uma certeza e não se recomenda esse processo (medida imediata) porque se o tutor não souber fazer pode acabar quebrando o ovo dentro da ave causando assim uma infecção. Leve ao veterinário o mais rápido possível… Ler mais »