Peixe no fundo do aquário: você sabe por que isso acontece?

Quem não se encanta ao ver os peixes nadando em um lindo aquário? Entretanto, quando o aquarista percebe alguns comportamentos diferentes do habitual, costuma se preocupar. É o que acontece quando se vê um peixe no fundo do aquário. 

Essa é uma pergunta muito recorrente em nosso blog: “peixe no fundo do aquário: o que pode ser?”

Vários são os motivos que podem fazer com que o peixe fique parado no fundo do aquário. 

Visando esclarecer as razões que levam a essa situação, listamos algumas possibilidades. Confira!

 

Principais causas do peixe no fundo do aquário

O principal motivo que faz com que o peixe fique no fundo do aquário são: doenças, problemas com a bexiga natatória, estresse, entre outros.

Também pode se tratar de um comportamento normal da espécie. Por isso, para se chegar ao problema, é necessário estar atento aos detalhes e compreender tanto o histórico do peixe quanto do aquário. E manter a calma.

Caso seja realmente uma doença, ele pode se recuperar, voltar a nadar e ainda viver por muito tempo.

 

Peixe no fundo do aquário: confira 6 motivos

1. Pode ser um comportamento natural da espécie

Algumas espécies passam a vida no fundo do aquário e podem ficar deitadas por dias, por ser esse seu comportamento natural. Eles costumam transitar no fundo do aquário, mexendo no substrato e se alimentando de detritos.

Alguns exemplos de espécies com esse tipo de comportamento são bótia, cascudo, coridora, cobrinha kuhli, abelhinha, mocinha, comedor de algas chinês, labeo, goby, dojo, bagre, otocinclus, parotocinclus, entre outros.

2. O peixe pode estar dormindo

Quando um peixe está saudável, é comum que nade por todo o aquário. Ficar parado não é uma característica do peixe betta, por exemplo.

Entretanto, nadar de um lado para o outro pode ocasionar um cansaço e, como todo ser vivo, o peixe também precisa descansar. Dessa forma, ele pode estar dormindo.

Apesar de nenhum peixe fechar os olhos, o modo de dormir varia de espécie para espécie. Alguns deitam no fundo do aquário e ficam em estado de flutuação, quase estáticos.

Outros chegam, inclusive, a mudar de cor. Um exemplo disso é o tetra neon, que perde sua tonalidade azul e vermelha e fica com uma aparência transparente.

A curiosidade é que mesmo quando estão dormindo eles ficam em estado de alerta. Por isso se assustam quando alguém chega perto do aquário ou quando as luzes se acendem, e nadam rapidamente como se estivessem fugindo de um predador.

3. Medo de outros peixes

Se o peixe busca o tempo todo se esconder, pode ser que esteja com medo de outros peixes.

O estresse causado pela situação pode resultar em alterações na aparência e no comportamento.

Dessa forma, é importante observar se o peixe apresenta nadadeiras roídas. Ao perceber qualquer alteração, é necessário colocar esse peixe em outro aquário, até que se recupere.

4. Condições do aquário

A água parecer cristalina não a qualifica como saudável para a vida dos peixes.

Para torná-la apropriada ao peixe, alguns cuidados devem ser tomados como: contar com sistema de filtragem; manter alto o nível de oxigênio; adequar Ph, níveis de nitritos e amônia; ter atenção ao turvamento da água, ao aparecimentos de algas e fungos, etc

Vale lembrar que para saber os níveis de nitrito e amônia, é essencial fazer testes na água.

Peixe no fundo do aquário também pode ser cansaço devido ao próprio ambiente. Isso pode acontecer quando o fluxo de água está muito forte, fazendo com que o peixinho tenha que se manter nadando contra a corrente o tempo todo.

Depois de algumas horas, ele pode não conseguir manter o esforço e acaba indo para o fundo, sem forças.

A temperatura também pode ser outra causa. Quando o aquário está muito quente, há a diminuição da oxigenação e o aumento da quantidade de bactérias que consomem oxigênio, além de aumentar o metabolismo do peixe que, por consequência, produz mais detritos, poluindo o ambiente e diminuindo ainda mais a disponibilidade de oxigênio.

Esses fatores fazem com que os peixes procurem o fundo do aquário, local onde a água está mais fria e com mais oxigênio. Para detectar e tratar problemas na temperatura do aquário, existem equipamentos como termômetros e termostatos.

Qualidade da água - Peixe no fundo do aquário: 6 razões por que isso acontece

Nem sempre uma água cristalina significa que esteja com boa qualidade para a saúde dos peixes.

5. O peixe pode estar doente

Observe como anda a alimentação do seu peixe. Se ele não estiver comendo, sua cor estiver pálida, as escamas eriçadas e permanecer parado no fundo por muito tempo, pode ser que esteja envenenado por amônia ou nitritos na água, ou até mesmo doente.

Dentre as possíveis doenças, podemos considerar as mais comuns: hidropisia, doença da bexiga natatória e íctio. Saiba mais em Peixe betta doente: saiba detectar e tratar.

A bexiga natatória auxilia o peixe na capacidade de flutuar e quando ocorre o distúrbio, o animal perde o controle e pode nadar de maneira desgovernada, boiar na superfície ou ainda se deslocar, com movimentos caóticos, no fundo do aquário.

Já o íctio afeta o peixe com pontos brancos pelo corpo, e pode fazer com que ele fique tanto na superfície buscando ar, quanto parado no fundo do aquário. Trata-se de uma doença que tende a se desenvolver mais em ambientes frios, portanto, é mais comum no inverno.

Ambos os problemas podem ser tratados com facilidade, porém é preciso buscar ajuda especializada para que haja êxito nos resultados.

Para tratar a hidropisia, o ideal é utilizar um antibactericida de qualidade, como o Labcon Bacter.

6. Pode ser sinal de óbito

Se o peixe ficar parado no fundo por muito tempo, com suas brânquias sem movimentação, esses podem ser sinais de óbito.

Toque no corpo ou agite a água de leve para, pelo menos, provocar uma reação. Ele irá se mover, ainda que sutilmente, mesmo se estiver doente.

 

Artigos Relacionados

 

A prevenção é cuidar das condições do aquário

A melhor maneira de evitar qualquer um desses problemas é sempre estar atento às condições do aquário.

Um ambiente sujo, com espuma, superlotado ou pequeno pode tornar seus habitantes estressados, cansados, mal nutridos e com muito mais chances de ficarem doentes e acabarem se depositando no fundo do aquário.

Cuidar do aquário diminui a incidência de males e facilita o tratamento, caso estes ocorram.

Procure por especialistas

Para descobrir o real motivo do peixe no fundo do aquário, é preciso estar atento e realizar todos os testes citados.

O ideal é procurar por aquaristas mais experientes ou lojas especializadas para garantir que o peixe esteja saudável e feliz. 

A Agrosete conta com uma equipe qualificada que pode colaborar com a identificação e o tratamento de possíveis doenças dos peixes de aquário. Basta entrar em contato com nosso Atendimento ou por meio do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog.

Seguindo à risca essas dicas de cuidados, você prolongará a vida dos seus peixinhos. 

Quer saber mais ou ainda tem dúvidas sobre peixe no fundo do aquário? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora