Ultimamente temos recebido em nossos artigos de aquarismo, muitos comentários com dúvidas sobre peixes que ficam só no fundo do aquário ou que permanecem só na superfície.

Normalmente, quando situações assim se apresentam, provavelmente o peixinho esteja com a doença da bexiga natatória.

Com o objetivo de orientar os aquaristas a respeito dessa doença, desenvolvemos este artigo com informações que podem ajudar a entender e evitar o problema. Confira!

 

 O que é a doença da bexiga natatória

Também conhecida como distúrbio da bexiga natatória, é uma doença na qual os peixes têm dificuldades para flutuar ou afundar no aquário, devido ao fato de a bexiga natatória não estar em pleno funcionamento.

A doença afeta o órgão responsável por equilibrar a densidade do peixe em relação à densidade da água. É esse equilíbrio que permite que ele consiga nadar e se manter na profundidade desejada.

Apesar de ser mais comum em peixes betta e kinguios, a condição pode acometer também outras espécies.

 

Mas, o que é bexiga natatória?

Trata-se de uma vesícula gasosa, um grande saco de paredes flexíveis e impermeáveis aos gases, que ocupa a região dorsal do corpo dos peixes ósseos e tem a função de facilitar o nado e a permanência deles a uma determinada profundidade.

 

Sintomas

  • O peixe pode apresentar o abdômen inchado e as costas curvas
  • flutua perto da superfície de cabeça para baixo
  • afunda no aquário
  • nada com a cauda mais alta do que a cabeça

 

Artigos Relacionados

 

O que causa a doença da bexiga natatória

Normalmente é causada quando a bexiga natatória é comprimida devido a uma batida ou luta; quando o estômago sofre uma distensão, seja pela ingestão de alimento em excesso ou de forma muito rápida; ou ainda quando o peixe engole ar de forma incorreta.

Alguns outros problemas também podem interferir na bexiga natatória, causando essa condição, como parasitas, bactérias, além de cistos renais e gordura no fígado.

Independentemente da causa, o principal sintoma da doença da bexiga natatória é o nado irregular, muitas vezes de lado ou com a barriga para cima.

 

A doença da bexiga natatória pode afetar a alimentação

Ao mesmo tempo em que o peixinho pode perder o apetite, pode acontecer também de não conseguir chegar até o alimento justamente por não estar nadando como deveria.

 

Função da bexiga natatória - Doença da bexiga natatória: o que é e como evitar

A bexiga natatória tem a função de facilitar o nado e a permanência do peixe a uma determinada profundidade.

 

É possível evitar?

Como pode ser causada por uma infecção e os peixes ficam mais suscetíveis a infecções quando a qualidade da água não é das melhores, o ideal é limpar o aquário com frequência, realizando as trocas parciais de água a fim de evitar a condição.

Ter um termostato também ajuda na digestão e previne contra a constipação, uma das causas mais comuns da doença da bexiga natatória.

Além disso, também é importante evitar oferecer alimento em excesso e optar por rações de boa qualidade. 

 

Existe tratamento para a doença da bexiga natatória?

Se a doença tiver sido causada por infecção, o tratamento com antibióticos, como Labcon Bacter por 5 dias, pode ajudar. 

No entanto, se a causa for estômago ou intestino distendido, o ideal é aumentar a temperatura do termostato entre 25º e 27ºC, cortar a alimentação por três dias e oferecer ervilhas cozidas e sem casca somente a partir do quarto dia.

Pode-se optar por ervilhas congeladas e cozinhá-las por alguns segundos no fogão, tirando a casca e oferecendo ao peixe uma ervilha ao dia. Após três dias, é possível voltar a alimentá-lo com uma ração própria para a espécie, evitando flocos e pellets que flutuam.

 

Outros cuidados

-Mantenha a água limpa e com temperatura entre 25° e 27°C.

-Diminua o nível da água para ajudar o peixe a se movimentar.

-Se o aquário tiver fortes correntes, reduza a movimentação da água.

-Procure alimentar o peixe manualmente se ele demonstrar problemas em chegar até o alimento.

 

Busque orientação especializada

Vale lembrar que é essencial saber a real causa da doença da bexiga natatória para tratar corretamente. Por isso, o recomendado é procurar por um veterinário ou uma loja especializada. Só assim será possível que seu peixinho se recupere.

Quer saber mais sobre a doença da bexiga natatória ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

*este conteúdo foi publicado em setembro de 2022 e atualizado em março de 2024.

 

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora