Entenda os comportamentos estranhos dos peixes de aquário.

Não há nada que encante mais aquariofilistas do que olhar para um aquário e observar uma ambientação adequada aliada à boa convivência entre as espécies nele existentes. Realmente, essa harmonia proporciona lindas imagens. No entanto, mesmo escolhendo peixes saudáveis,  espécies ideais para o ambiente, fazendo a adaptação necessária , repentinamente, um deles começa a agir de maneira estranha.

Se isso acontecer, atenção! Podem ser indícios de algum distúrbio e de que o peixinho esteja precisando de tratamento.

 

Comportamento natural

Para identificar comportamentos estranhos dos peixes, é preciso, acima de tudo, conhecer as formas naturais de agir de cada espécie ao nadar, ao se alimentar, ao se esconder e, inclusive, o modo de conviver com outros peixes, pois nem todos os animais se comportam da mesma maneira.

Para introduzir um peixe no aquário, é preciso saber qual o seu comportamento na natureza, se ele é compatível com a fauna e a flora existentes no ambiente. Pois se o aquário for plantado, ou seja, tenha plantas em sua composição, um peixe herbívoro, na certa, vai se alimentar de todas as plantas e danificar todo o aquário. O mesmo acontece com um peixe que gosta de cavar para se esconder: ele vai revirar todo o ambiente e tirar todas as plantas do lugar.

Outro exemplo é a espécie que se alimenta à noite. Não saber que um peixe não come durante o dia, pode nos levar a pensar que ele não quer comer, ou que não gostou da ração, quando na verdade ele possui hábitos noturnos. O equívoco também pode acontecer ao alimentar peixes carnívoros com ração para herbívoros.

Portanto, conhecer o comportamento natural de cada espécie é extremamente importante para que o aquário seja equilibrado com a fauna e a flora, para identificar hábitos, dificuldades e até algumas doenças nos peixes.

Comportamentos estranhos dos peixes: indicadores de problemas

Conhecendo os hábitos das espécies, torna-se mais fácil identificar os comportamentos estranhos dos peixes. Mudanças inesperadas de conduta podem constituir sinais de problemas no aquário .

O primeiro sintoma a chamar a atenção é a falta de apetite. O peixe se recusa a subir para se alimentar ou também quando fica muito desesperado na superfície do aquário, boquejando, como se quisesse comer a ração, porém, ao oferecê-la, ele não come. O sintoma também passa a impressão de que o animal sente “falta de ar”, mesmo com bomba e filtro ligados. Esses são sinais de que o problema está no aquário,mais especificamente nos parâmetros da água, provavelmente, relacionados à amônia ou nitrito.

Outro sintoma indicativo de que o peixe não está bem é sua lentidão. Além da natação vagarosa, seu reflexo também fica lento e o animal não reage e nem procura fugir  à tentativa de pegá-lo com uma redinha ou mesmo com as mãos.

 

Situações críticas

Alguns comportamentos demonstram ainda situações mais críticas, estressantes ou doentias, mas em geral, recorrentes. É preocupante quando os peixes ficam no fundo do aquário, com suas nadadeiras coladas ao corpo, sem reflexo algum, seja de natação, alimentação ou defesa. Também é alarmante quando deitam no fundo, ficam bem entocados nos cantos e em posição anormal, principalmente se forem peixes ágeis agitados.

Causas

Confira alguns comportamentos estranhos dos peixes e suas possíveis causas:

1. Isolamento, peixe parado em um canto

O sintoma pode ser causado por diversos fatores: parâmetros irregulares  da água ou doença proveniente de estresse.

2. Nado irregular

Pode ser consequência dos parâmetros irregulares da água ou doenças internas.

3. Sugar ar na superfície da água

Normalmente, o sintoma é causado pelos parâmetros irregulares da água, que deve estar com a amônia ou nitrito muito altos.

4. Peixe “se coçando” em pedras, plantas e vidro

Provavelmente são sintomas de parasitas, contaminação por íctio.

5. Respiração alterada, ofegante

Trata-se de um sintoma  bem próximo ao de sugar ar na superfície, portanto pode ser  por causa de amônia ou nitrito muito altos.

6. Peixe deitado no fundo

Causado por bactérias e parâmetros da água irregulares, mas na maioria dos casos, bactérias.

7. Peixe de cabeça para baixo

Sintoma causado por bactérias.

8. Nadando de lado

Sintoma causado por bactérias.

9. Nado em parafuso

Sintoma causado por bactérias e, em raros casos, parâmetros irregulares da água.

Leia também:

 

O que fazer nessas situações

O ideal é ter testes em casa para avaliar a água. Se isso não for possível, levá-la para uma loja mais próxima para fazer uma análise. É muito importante saber como estão os parâmetros da água: pH; amônia; nitrito; e se possível, nitrato. Se tudo estiver em conformidade, passa-se então para a tentativa de identificação de doenças, para saber se o animal está com algum parasita, bactéria ou fungo, para então medicá-lo.

Você já identificou algum comportamento estranho em seus peixes, que sejam diferentes dos descritos aqui? Compartilhe conosco!

 

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora