Você sabe como dar banho em cachorro com medo de água?
É chegada a hora do banho. Enquanto para alguns pets esse momento é tão divertido, que chegam a pular imediatamente na água, para outros pode ser uma grande situação de estresse, inclusive para o tutor do animal.
As causas desse estresse podem ser inúmeras, como algumas tentativas de banho mal sucedidas, a forma com que o tutor segura o pet, o barulho do secador, a temperatura do banho e principalmente o medo de água.
Nessas situações o pet quer fugir, fica se debatendo, espalha água para todo lado, late desesperadamente ou tenta morder.
Se isso já aconteceu, você pode estar se perguntando: “então, como fazer para dar banho em cachorro?”
Pensando nisso, reunimos várias dicas que podem auxiliar nessa tarefa, fazendo do banho um momento de alegria e brincadeiras. Confira!
Artigos Relacionados
- Febre Maculosa: como proteger seu pet contra essa doença fatal
- Remédio para pulga: como acabar com o problema do seu pet
Dicas para dar banho em cachorro
1. Habitue o pet à água aos poucos
Nós, humanos, temos fobias e conseguimos vencê-las aos poucos, adquirindo confiança. Com nossos animais não é diferente.
Portanto, nada de pegar o pet e colocá-lo direto embaixo do chuveiro ou na bacia. A primeira dica de como dar banho em cachorro com medo de água é ir aos poucos, sem pressa. Paciência é a palavra-chave.
Num primeiro momento, separe a água em temperatura agradável e vá molhando as patinhas do seu cão, mostrando a ele que a água é algo tranquilo.
Em outro dia, vá subindo para pernas e costas e assim por diante, cautelosamente.
No dia do banho oficial, ele já estará habituado à sensação da água em seu corpo.
Entretanto, vale lembrar que por ser o primeiro banho, o melhor é não exagerar nas espumas e barulhos com secador.
2. Utilize o reforço positivo
A hora do banho em cachorro deve se tornar um momento de alegria, festa e brincadeiras, ou seja, o momento tem que ser prazeroso para o pet.
A dica é utilizar brinquedos, petiscos e muito carinho nessa hora. Dessa forma, o cachorro passará a associar o banho como algo positivo.
E em substituição ao medo, ele vai compreender que aquela é a hora da brincadeira com água, de receber mimos, petiscos e ter boas recompensas.
3. Atente-se à temperatura da água
A água é o elemento fundamental do banho. Dessa forma, sua temperatura deve estar amena, nem muito quente, nem muito fria.
Imagine o desconforto do pet no seu primeiro contato com a água, se ela estiver numa condição desagradável.
Então, ao preparar o banho, verifique a temperatura da água para que esse momento seja prazeroso.
4. Massageie o corpo do pet
Uma boa dica é procurar deixar o pet bem relaxado durante o banho, como se estivesse num spa.
Ao passar o shampoo e o condicionador, massageie o corpo do cão de forma delicada, com movimentos circulares. Esfregue suas mãos por toda a coluna num movimento de vai e vem, eliminando as tensões e o medo.
Afinal, ninguém reclama por estar recebendo uma massagem relaxante.
5. Habitue o pet ao ruído do secador
Após o banho, vem mais um desafio: a temida hora de secar os pelos.
O barulho do secador pode ser bem estressante para o cachorro, por isso, cabe ao tutor criar maneiras de tornar essa hora menos perturbadora.
A princípio, deixe o secador ligado na menor velocidade (menos barulho) e dê ao pet um petisco. Quando ele terminar de comer, desligue o secador.
Repita essa ação algumas vezes e ele passará a associar o barulho do secador com a hora do petisco.
6. Garanta o conforto e um ambiente agradável
Como o banho não é algo natural para cachorros, as primeiras vezes tendem a ser mais estressantes, principalmente se o pet for um filhote.
Portanto, é essencial garantir o conforto e um ambiente agradável para se ter sucesso nessa tarefa.
O ideal é que o local do banho seja familiar para o animal. Porém, se não for possível que seja em casa, uma opção válida é um pet shop, de preferência, que o cão já tenha frequentado outras vezes.
A dica é levá-lo até o local algumas vezes antes do banho para que o ambiente não seja totalmente desconhecido.
Seguindo essas dicas, o próximo banho tem tudo para ser um momento de diversão para o tutor e seu pet.
Você tem alguma outra dica para dar banho em cachorro que não tenha sido mencionada neste conteúdo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Assim poderá ajudar outras famílias!