Os gatos siameses talvez sejam os mais famosos de todas as raças domésticas de felinos. Embora a origem exata dos siameses não seja clara, é inquestionavelmente um gato que se originou na Tailândia, em 1300.  Os gatos siameses foram descritos por um explorador alemão, Peter Simon Pallas, em 1793. Esta foi uma das primeiras raças domésticas exportadas da Ásia para a Europa.

Embora os siameses historicamente tenham sido um dos mais populares de todos os gatos pedigree, perdeu uma parte da sua popularidade para as raças mais modernas, que vieram após ela nos últimos anos.

Temperamento

Eles são conhecidos por serem afetuosos, amigáveis, leais e ousados.  Eles formam laços extremamente próximos com seu dono e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo. Alguns siameses podem ter uma personalidade nervosa e a maioria não gosta de mudanças repentinas em seu ambiente de vida. Siameses podem ser distantes para estranhos e muitas vezes são sensacionais em relação aos recém-chegados ao lar.

Interação

Siameses são gatos ágeis, ativos e atléticos. Apesar de sua aparência refinada, com características bem peculiares, como rosto com cores mais escuras, olhos azuis e o resto do corpo com pelagem mais clara, eles são musculosos e podem ser bastante animados e brincalhões. Eles se sentem bem com muitos brinquedos, um poste para arranhar e afiar as unhas e alguns móveis de escalada para gatos. Esta é uma boa raça para as pessoas que querem um gato que lhes deem muita atenção e interação. Siameses podem se divertir com brinquedos por horas a fio.

Uma das características mais conhecidas é a habilidade lendária de vocalizar. Siameses são os mais extrovertidos e vocais de todos os felinos domésticos. Eles manterão conversas sobre quase qualquer coisa, com comida e atenção humana sendo no topo da lista.

Outra característica comportamental desta raça é a sua tendência para bater a cauda quando entediada. Eles podem ser um pouco exigentes de atenção. Eles são extremamente limpos e fáceis de cuidar como companheiro. Eles adoram lugares quentes e gostam de se empilhar com pessoas ou outros animais.

Longevidade

Esta é uma raça felina doméstica e saudável com uma expectativa de vida com uma média de 15 anos ou mais. Siameses tendem a ser mais “maduros” do que a maioria dos gatos. As fêmeas podem se tornar sexualmente ativas até seis meses de idade, embora a maioria dos criadores espere muito mais para que isso aconteça. Incrível o mundo dos felinos, concorda? Misteriosos, instigantes, belos e sim muito amorosos, os gatos conquistaram os lares brasileiros.

Na Pata Mania você encontra vários produtos para seu bichano, acesse!

Gostou de saber mais os siameses? Quer saber sobre alguma raça, cuidado ou tem alguma dúvida relacionada ao mundo pet? Entre contato conosco!