“Não importa o que você esteja comendo, humano. Eu quero!” Esse parece ser o lema de todos os nossos amigos de quatro patas, e os cães são verdadeiros mestres da arte dramática, especialmente quando o assunto é pedir petiscos.

A Páscoa traz consigo o consumo dos irresistíveis ovos de chocolate e com eles a seguinte dúvida para quem tem animais de estimação: cachorro pode comer chocolate?

Mas será que oferecer alimentos de humanos é realmente o melhor para o pet?

A resposta é não! Alguns dos alimentos que consumimos não só deixam nossos pets mal-acostumados (pois alguns rejeitam as rações e alimentos próprios, preferindo restos de comida), como podem ser verdadeiros venenos para os bichinhos.

 

Afinal, cachorro pode comer chocolate?

Estudos comprovam que o chocolate é, sem dúvida, um dos alimentos mais tóxicos para o organismo dos cães. A menor quantidade que seja consumida por um organismo canino pode levá-lo à morte.

O chocolate provoca uma intoxicação grave que, atualmente, é um dos principais tipos de envenenamento e causa de morte de animais de pequeno porte. Assim, se quiser evitar danos graves à saúde de seu cãozinho, jamais ofereça chocolate a ele.

 

Alimentos que consumimos - Cachorro pode comer chocolate?

Alguns alimentos que consumimos não só deixam nossos pets mal-acostumados como podem ser verdadeiros venenos para nossos bichinhos.


 

O chocolate é tóxico

Além de saber se cachorro pode comer chocolate, é importante entender também o mal que esse alimento pode fazer ao pet.

A teobromina e a cafeína presentes nos chocolates são elementos potencialmente letais ao organismo dos cães. Vale lembrar que, quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração desses elementos.

Quando um cachorro consome substâncias como essas pode sofrer reações alérgicas gravíssimas, além de tremores, convulsões, descontrole da pressão arterial, taquicardia ou arritmia.

Os efeitos nocivos causados pelo chocolate, dependendo do porte e do nível de sensibilidade do animal, podem até mesmo fazer com que ele entre em coma e morra em pouquíssimo tempo.

 

Por que o chocolate faz mal para cachorros?

Os animais têm dificuldade de metabolizar as metilxantinas, substâncias presentes na guloseima.

Elas podem ser perigosas para os cães, pois são facilmente absorvidas pelo estômago e intestino e distribuídas por todo o corpo, com efeitos nocivos ao sistema nervoso central e ao coração. 

É importante destacar que mesmo quantidades pequenas podem ser suficientes para intoxicar o animal. E quanto menor o porte do cão, mais ele pode ser afetado.

 

Artigos Relacionados

 

Sintomas de cachorro que comeu chocolate 

Quando nos perguntamos se cachorro pode comer chocolate, é importante saber também que dentre os componentes tão tóxicos para cães, a cafeína é a que o organismo absorve com uma velocidade muito maior.

Assim, alguns dos primeiros sintomas de intoxicação por chocolate estão ligados justamente aos efeitos dessa substância, ou seja, inquietação, hiperatividade, excitação, respiração excessivamente ofegante e aceleração do pulso cardíaco.

Os primeiros sinais de intoxicação podem começar a surgir cerca de duas a quatro horas após o consumo do chocolate, e podem se estender por até 72 horas.

Outros sintomas bastante comuns que podem ser apresentados por um cão que ingeriu chocolate são: vômito, diarreia, febre, tremores musculares, movimentos descoordenados, convulsões, hemorragia intestinal, etc.

 

Meu cachorro comeu chocolate, e agora?

Tão logo esses sintomas sejam percebidos no seu pet, será necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, a fim de prestar o devido atendimento de socorro, antes que o quadro se agrave.

Como não há antídoto para esse tipo de envenenamento, o tratamento será completamente sintomático, isto é, o veterinário avaliará a situação e tentará minimizar os danos e o sofrimento para que o animal supere a intoxicação e consiga se recuperar.

Para tentar estabilizar o quadro, o veterinário poderá administrar o carvão ativado a fim de reduzir a absorção das substâncias tóxicas. Também poderá optar por induzir ao vômito.

Além disso, pode prescrever uma lavagem gástrica para não deixar que resíduos de chocolate permaneçam na mucosa do estômago, e uma fluidoterapia para hidratar o animal.

O profissional ainda fará a monitoração da pressão arterial e a realização do eletrocardiograma e, se necessário, prescreverá medicamentos para o controle de convulsão e de arritmias.

Levar ao veterinário - Cachorro pode comer chocolate?

Ao perceber sintomas como vômito, diarreia, febre, tremores musculares no seu pet, será necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

 

Chocolates próprios para cachorro

O faro de nossos amigos caninos é quase que infinitamente mais aguçado que o olfato humano. É por isso que eles são capazes de identificar, pelo cheiro, o exato momento em que estamos nos alimentando.

E períodos como a Páscoa acabam se tornando ainda mais agitados para eles. Mas nem tudo está perdido: para aqueles que morrem de pena de ver seu cãozinho pedindo o que não pode comer, as notícias são ótimas!

Já existem no mercado várias opções de chocolates para cachorro, feitos especialmente para não causar danos ao organismo do pet.

Eles são produzidos à base de alfarroba, um vegetal rico em vitaminas e minerais, e o mais importante: completamente livre de teobromina e cafeína.

 

Cachorro com crianças

Quem tem crianças em casa também pode passar um pouco de dificuldade para controlar a dieta do cachorrinho companheiro.

Nesse caso, é imprescindível que os adultos expliquem aos pequenos os efeitos do chocolate na saúde dos pets, e os orientem a não oferecerem chocolate ao cão. 

Vale sempre mais a conscientização do que a simples proibição. Pode parecer clichê, mas quando se fala em saúde de um pet, cuidado nunca é demais, e prevenir é sempre o melhor remédio!

Ficou com alguma dúvida se cachorro pode comer chocolate ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar! 

 

*este conteúdo foi publicado em abril de 2021 e atualizado em março de 2024.