Administrar medicamentos para os pets pode ser muito desgastante, tanto para o animal quanto para o tutor.

Pois, além do compromisso com horário, muitos animais acabam rejeitando a medicação devido ao sabor desagradável que normalmente têm.

O segredo é ter paciência e calma, assim será mais fácil dar remédio para o pet.

Com o objetivo de auxiliar o tutor nesta missão, reunimos algumas dicas que podem facilitar a hora de dar remédio para o pet. Confira.

 

1. Ofereça o comprimido

Em um primeiro momento, ofereça o comprimido a ele, deixando que cheire o remédio em sua mão. Apesar da maioria dos pets recusarem, alguns podem achar que seja um petisco e sem perceber acabam comendo.

Entretanto, mesmo os que aceitam, em uma segunda ou terceira vez, provavelmente será necessário adotar outras alternativas, pois o cheiro pode lembrá-lo de que não se trata de uma experiência apetitosa.

 

Artigos Relacionados

 

 

2.  Faça parecer um petisco

Outra maneira é fazer com que o remédio pareça um petisco e você experimentar jogá-lo para o seu pet. Muitos acabam comendo o remédio sem perceber, então, como recompensa dê um petisco de verdade ao seu bichinho.

Porém, essa técnica também pode não funcionar se a administração dos comprimidos for a longo prazo. Se isso acontecer, existem outros métodos para dar remédio para o pet.

 

3. Aproveite a hora da refeição

Dar remédio para o pet na hora da refeição, faz com que ele engula o medicamento sem perceber.

Para isso, você pode misturar o comprimido na ração, aproveitando o momento em que ele estiver afoito, mas sem deixar que ele veja.

Outra opção é esconder o comprimido em um patê, comida mais pastosa, ou até mesmo na ração umedecida.

 

4. Amasse o comprimido na comida

Amassar ou cortar o comprimido, facilita na hora de misturar o remédio na comida.

Além de ajudar a esconder o medicamento, esta alternativa também faz com que o pet não perceba uma textura diferente ao mastigar e nem separe ou deixe de ingerir o comprimido.

 

Faça parecer um petisco - 8 maneiras de dar remédio para o pet

Faça parecer um petisco. Muitos acabam comendo o remédio sem perceber, então, como recompensa dê um petisco de verdade ao seu bichinho.

 

5. Esconda na comida favorita do pet

Caso tenha tentado as dicas anteriores sem sucesso, experimente colocar o remédio na comida favorita do seu pet. Desta forma, ele irá comer rapidamente sem parar para cheirar.

Nesse caso, você pode colocar o remédio em uma carne, fruta ou legume, desde que a escolha seja saudável, é claro. Uma dica para este truque é utilizar a banana, pois a maioria dos cães adora e é fácil de colocar algo dentro.

 

6. Finja ser uma comida que caiu

Outra alternativa para dar o remédio para o pet é fingir que deixou uma comida cair.

Simule estar comendo algo que tenha um cheiro agradável (escolha algum alimento saudável) e deixe cair. Após repetir isso algumas vezes para que seu cão fique de prontidão à espera de mais,  faça com que o remédio caia de verdade.

Desse modo, ele irá tentar comer rapidamente sem nem mesmo ter certeza do que realmente é.

Depois, jogue o alimento novamente, para que ele possa engolir o comprimido sem tentar cuspir.

 

7. Faça o pet engolir 

Caso nenhuma das alternativas anteriores tenha dado certo, será necessário fazer o pet engolir o remédio, mas para isso, você deve ter certeza de que o animal não é agressivo. Nesse momento, é essencial que ele esteja calmo, pois você deverá colocar a mão em sua boca para inserir o remédio.

Depois de colocar o comprimido o mais fundo possível da boca, feche-a e massageie a sua garganta, para estimulá-lo a engolir.

Essa alternativa pode incomodá-lo e até mesmo fazer com que ele tussa, mas não se preocupe, pois costuma passar rápido e logo o pet volta ao normal.

Seja sempre carinhoso antes e após a medicação para que ele não fique agressivo ou entenda isso como uma punição. Com dedicação, carinho e calma tudo se resolve mais facilmente. 

 

Esconda na comida - 8 maneiras de dar remédio para o pet

Experimente colocar o remédio na comida favorita do seu pet. Desta forma, ele irá comer rapidamente sem parar para cheirar.

 

8. Remédio líquido? Utilize uma seringa

Quando o remédio for líquido, o mais indicado é utilizar a seringa, inserindo pelo canto da boca, entre os dentes e sua gengiva. 

Cuidado para não machucá-lo e nem mesmo fazê-lo engasgar, também preste atenção para não deixar que ele cuspa o medicamento.

Uma dica é fechar a boca do pet e assoprar o seu focinho, pois assim ele irá querer lamber o nariz, e como resultado vai engolir a saliva.

 

Dicas extras 

Tenha sempre um comprimido reserva, pois algumas cápsulas costumam dissolver rapidamente quando umedecidas. 

Nesses casos, você deve agir rapidamente se o seu pet perceber a medicação e tentar cuspir, caso contrário o medicamento deverá ser jogado fora, pois a dose recomendada pode ter sido perdida e a eficácia será comprometida.

Se o seu pet é um bom detector de remédios e você já sabe disso, vá direto à técnica mais invasiva.

Fique atento. Alguns pets podem regurgitar o comprimido, caso isso ocorra, consulte o veterinário para saber como deverá proceder. 

Você utiliza alguma técnica para dar remédio para o pet que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando um comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!

Cadastre-se em nossa Newsletter