Se coçar é uma das ações que o cachorro costuma fazer todos os dias. No entanto, se ele está se coçando mais do que o normal, é necessário estar atento, pois trata-se de um sinal de que algo não está bem. Ao se constatar coceira em cachorro, o primeiro pensamento que nos vem é que seja pulga, mas o cão pode estar sofrendo de algo mais sério, pois quando está ansioso ou estressado, também tende a se coçar em excesso.

Algumas raças são mais propensas à coceira do que outras, como Maltês, Shih tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Boxer, pois possuem a pele mais sensível do que a maioria dos cães. No entanto, independentemente da raça, é importante atenção.

Percebemos que a coceira em cachorro é mais do que o normal quando há queda de pelos, feridas, muitas vezes até com sangramento e o animal se preocupa muito mais em continuar a se coçar do que se alimentar, dormir e brincar.

 

Causas de coceiras em cães

Tanto a coceira como o prurido (aquela sensação incômoda na pele ou mucosas que leva a coçar, devido à liberação de substâncias químicas pelo organismo) podem ser causados por diversos fatores, desde o estresse hormonal, ambiental ou alimentar, até a atopia canina ou dermatite canina, que é uma doença crônica do tipo incurável. O cachorro com dermatite tem predisposição à perda de água, o que deixa sua pele mais ressecada, facilitando a proliferação de ácaros e outras bactérias em seu organismo e, consequentemente, agredindo seriamente sua saúde.

 

Posts Relacionados:

 

Coceira em excesso

A coceira em excesso, além de ser muito desagradável para o animal, causa lesões que consequentemente podem virar uma infecção bacteriana secundária, apatia devido ao prurido intenso, e mudança do comportamento, além de deprimir o sistema imunológico por conta da apatia.

 

Medidas a serem tomadas

Quando identificamos a excessiva coceira em cachorro, devemos tomar algumas medidas como observar se o animal tem mudado seus hábitos, tornando-se até mais agressivo, se há emagrecimento pelo fato do cão não estar se alimentando como deveria, e se há feridas, pois estas consequentemente podem virar infecções bacterianas ou fúngicas.

 

 Coceira em cachorro nem sempre é pulga. Muitas vezes, o animal pode estar sofrendo de algo mais sério.

A coceira em cachorro nem sempre é pulga. Muitas vezes, o animal pode estar sofrendo de algo mais sério.

 

Como prevenir coceira em cachorro

Existem formas básicas de impedir que essas coceiras comecem e prevenir que o animal venha a sofrer com todas as suas consequências. É importante sempre oferecer uma alimentação de boa qualidade e ter muita cautela com a alimentação caseira, pois seus temperos podem ser prejudiciais.

Também é essencial estar atento à higiene canina, tanto do cachorro como do ambiente em que ele vive. Para isso, existem no mercado medicações paliativas  e profiláticas para controle ectoparasitários (pulgas e carrapatos).

 

Pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos também podem causar doenças como dermatites, verminoses, anemias, entre outros, e alguns casos estas podem ser fatais. Em cães, por exemplo, podem causar desde perda de peso e de apetite até a infecção por vermes, levando a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos.

O tratamento preventivo é a única forma de evitar os males causados por pulgas e carrapatos e garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Para isso, é necessário utilizar antipulgas e carrapatos com frequência. 

Atualmente, o mercado oferece uma diversidade de produtos, que vão desde talco até comprimidos.  Desta forma, o ideal é conversar com um veterinário para escolher a melhor opção, pois a necessidade de proteção e o tipo varia de animal para animal. 

O importante é certificar-se de que seu pet está protegido de toda as doenças que as pulgas e carrapatos podem transmitir. 

 

Causas comportamentais

A coceira também pode ser sintoma de comportamento obsessivo ou estresse (com fogos, como no fim de ano, por exemplo), por isso, é essencial procurar por um médico veterinário para que ele possa avaliar.

 

Procure um Veterinário

Somente o veterinário poderá saber realmente o que está acontecendo com o animal e o que deve ser feito para que seu amigo fique bem e feliz, pois ele recorrerá a uma anamnese mais detalhada, com a intenção de buscar um ponto inicial no diagnóstico da doença, e procederá com a alternativa correta.

 

Ficou com alguma dúvida sobre coceira em cachorro? Deixe seu comentário e responderemos para você!

Colaboração: Dr. William Garcia – Médico Veterinário