Por que é importante fazer teste de amônia no aquário

Por que é importante fazer teste de amônia no aquário 1

Saiba por que é importante fazer teste de amônia no aquário.

Um aquarista deve sempre estar de olho às condições da água de seu aquário. Um aquário com água de boa qualidade é fundamental para a saúde dos peixes e para o equilíbrio do ambiente.

Para saber se a água do aquário está condizente com as necessidades de seus habitantes, uma das ações mais importantes é fazer o teste de amônia. Mas você sabe por quê? Continue a leitura e confira!

 

O que amônia

A amônia (NH3) é resultado dos resíduos orgânicos, produzidos pelos peixes, que entram em decomposição na água.

A presença de amônia em níveis elevados é prejudicial aos peixes e outros organismos aquáticos, podendo causar danos às suas brânquias e outros sistemas corporais e levá-los à morte, caso não seja retirada da água.

 

Como a amônia se forma no aquário

A amônia é parte do ciclo natural de decomposição da matéria orgânica.

Ela pode surgir de várias formas, por meio das fezes dos peixes, excesso de ração e até mesmo devido à vegetação do aquário.

Em poucos dias, essa matéria orgânica do aquário se decompõe através das bactérias aeróbias que liberam amônia na água.

Na natureza, esses níveis são equilibrados, mas em um ambiente como o aquário, o aquarista precisa estar atento e tomar as medidas necessárias.

Por que é necessário fazer teste de amônia

O teste de amônia tem como objetivo medir a quantidade da substância a fim de identificar se as condições da água estão favoráveis aos peixes.

Por isso, fazê-lo é de extrema importância.

 

Artigos Relacionados

 

A amônia pode matar os peixes

O acúmulo de amônia no aquário faz com que os peixes fiquem estressados e com baixa resistência imunológica.

Por meio de trocas gasosas, a amônia pode entrar na corrente sanguínea dos peixes, alterando seu pH e todo seu metabolismo.

Por consequência disso, eles podem ter várias reações como hiperventilação, convulsões, perda de equilíbrio da bexiga natatória e, em casos mais acentuados, a morte.

 

Como fazer teste de amônia no aquário

O teste de amônia, à venda em lojas de aquarismo, pode ser encontrado em diversas marcas. Dessa forma, deve-se sempre seguir suas instruções de uso.

Vale destacar também que na hora da compra é importante verificar se o teste de amônia é indicado para o tipo de água do aquário em questão, ou seja, água doce ou salgada.

 

O teste indicou um alto nível de amônia. E agora?

Se o teste apontar um alto nível de amônia, o ideal é fazer uma troca parcial de água no aquário (TPA).

Depois, o indicado é verificar se as placas de filtragem estão funcionando corretamente e, se precisar, utilizar os aceleradores biológicos. 

Os aceleradores biológicos ajudam na degradação da amônia em compostos menos tóxicos, já que possuem em sua composição bactérias benéficas que maximizam esse processo.

 

Teste de amônia na Agrosete

A Agrosete conta com uma equipe qualificada que pode colaborar com a identificação do melhor teste de amônia para seu aquário.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida sobre a importância de se fazer teste de amônia? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments