A necessidade de troca da água nos aquários vai muito além de somente se limpar a água, mas sim para também purificá-la de substâncias acumuladas em excesso, e para repor alguns elementos que vão se perdendo ao longo do tempo.
Por mais estável que seja, sem cheiro, sem cor e por mais equipado que esteja, um aquário tem a necessidade de passar pela troca parcial de água (TPA) a cada 15 ou 20 dias.
O que é troca parcial de água
TPA ou troca parcial de água é o processo que consiste em se trocar entre 10 a 30% da água do aquário. Ela se faz necessária para o bem-estar dos animais por meio da renovação do oxigênio e dos minerais do aquário, por tratar-se de um sistema fechado. A TPA pode ser feita a cada 15, 20 ou 30 dias, dependendo de cada aquarista. No entanto, é aconselhável se fazer, em média, a cada 15 dias, uma troca de no máximo, 30% da água.
Variação
A variação acontece de acordo com o tamanho do aquário, seu sistema de filtragem e a quantidade de peixes que possui. Se o sistema não for muito eficiente, acaba fazendo com que a água fique suja mais rapidamente e, desta forma, a troca parcial de água terá de ser feita com mais frequência. Por exemplo: um aquário de 50 litros com um filtro ideal para 25 litros e uma quantidade de peixes que seja para um aquário de 100 litros, com toda a certeza deve ter sua troca de água a cada 10 dias, pois estará suja e contaminada em menos tempo. Agora, se o aquário tiver 50 litros, com um filtro para 100 litros e uma quantidade de peixes que seria para 25 litros, a TPA pode ser feita a cada 30 dias.
As etapas de troca parcial de água a seguir são as mais básicas e as mais utilizadas por aquaristas.
Troca parcial de água (TPA) em aquários de água doce
1- Primeiro, desligue todo o sistema de filtragem e circulação.
2- Se o aquário contiver enfeites e plantas artificiais, tire o máximo possível, para que toda a sujeira em suspensão na água decante no fundo do aquário.
3- Calcule, divida e marque o aquário em três partes para trocar um terço de sua água, o que representa aproximadamente 30%.
4- Utilizando um aparelho chamado sifão, aspire toda a sujeira que se acumula no fundo e embaixo das pedras. Após isso, passe uma esponja apropriada ou um limpador magnético para tirar a sujeira que fica grudada no vidro.
5- Encha, com água da torneira, um balde (este deve ser de uso exclusivo para o aquário, para não haver nenhum risco de contaminação) e faça o condicionamento dessa água, colocando produtos específicos para eliminar cloro, cloramina e metais pesados. É importante também que a água de reposição esteja com pH e temperatura aproximados ao do aquário, para que não haja choque, nem de pH e nem de temperatura.
6-Feito o condicionamento, reponha a água no aquário, com a ajuda de uma bomba ou recipiente, como jarra ou caneca.
7-Limpe toda a decoração do aquário apenas com água corrente e esponja de uso exclusivo, introduza-a novamente e religue o sistema de filtragem.
Troca parcial de água em aquários marinhos
Quando a água é salgada, a troca parcial de água é mais simples e rápida. Não se pode sifonar o aquário, já que no substrato existem bactérias extremamente importantes para seu equilíbrio e filtragem biológica. Neste caso, faz-se apenas a retirada de água.
1- Primeiro desligue o sistema de filtragem.
2- Divida o aquário, tirando um terço de sua água.
3- Para fazer sua reposição de água, é ideal que esta seja de deionizador ou de reverse osmose, ou seja, uma água sem mineral algum, para não haver problemas com os corais e peixes.
4- Dilua o sal (cuja proporção é de 1 kg de sal para 30 litros de água) com algumas horas de antecedência. A diluição pode ser manual ou por meio de bomba para deixar a água batendo.
5- É importante que a água de reposição também esteja na mesma temperatura do aquário, para que não haja problema de choque térmico nos peixes e corais. O pH, cálcio, magnésio e outros parâmetros já se tornam ideais com a adição do sal, que é rico em substâncias que mantêm esses parâmetros.
TPA em aquário plantado
Se o aquário for plantado, é necessário uma atenção especial na troca parcial de água, pois não se pode mexer no fundo, nem aspirar com um sifão. Também não se pode aspirar o cascalho, pois nele encontra-se o substrato, que se for mexido, acaba por liberar uma grande quantidade de fosfato e silicato na água, fazendo com que o aquário desenvolva algas rapidamente.
1-Utilize uma mangueira bem fininha e aspire somente sobre plantas e pedras para tirar a sujeira superficial.
2- Aproveite para podar as plantas, tirar o excesso de folhagem e folhas mortas.
3-Faça a reposição com água da torneira, já condicionada para tirar cloro, cloramina e metais pesados.
3- Ajuste seu pH e temperatura.
É importante lembrar que independentemente do tipo de aquário, é necessário fazer também a manutenção do filtro.
Dicas para a temperatura ideal
Para que a água fique na temperatura ideal, caso esteja mais baixa, basta adicionar um aquecedor com ou sem termostato. Caso a temperatura esteja mais alta, a dica é colocar garrafas com água congelada ou sacos com gelo dentro do recipiente. Mas nunca adicione o gelo diretamente na água, para não contaminá-la.
Ficou com dúvidas sobre troca parcial de água? Deixe seu comentário e responderemos para você!
Eu tenho um aquário de 16 litros queria saber qual o tempo ideal para a troca parcial de água do meu aquário.
Olá Tudo bem? Nos desculpe pela demora da resposta! O ideal é que a troca parcial seja quinzenal ou até mensal, procure nunca trocar mais de 30 % de água, não se esqueça de trocar o refil do filtro pois isso ajuda manter a água limpa e saudável! Qualquer dúvida estamos a disposição!
Olá, gostaria de saber se a TPA e a aspiração do fundo do meu aquario podem ser feitas com os peixes dentro do mesmo.
Olá Renan tudo bem? Sim normal com os peixes dentro do aquario! Se atente em sempre usar o sifão aparelho apropriado para fazer essa aspiração e sempre com muita calma e cautela para não estressar eles! Ahhh não se esqueça de fazer no máximo 50% do volume total do aquario e repor a água com os mesmo parâmetros do aquario para não provocar um choque térmico e de ph!
Qualquer dúvida estamos a sua disposição!
Bom dia, tenho um aquario de 45 litros com um filtro externo para 120 litros, poderia me informar de quanto em quanto tempo devo fazer a tpa (obs: tenho alguns kinguios filhotes que futuramente serão passados para um lago e um cascudo também filhote).
Olá Tiago!
Isso depende muito da qualidade da água e da sua preferência, mas o aconselhável é que seja feito entre 15/20 ou no máximo 30 dias.
obg
Ola, meu aquário tem termoestato automático, pra troca de água quanto tempo tenho que esperar depois que tiro ele da tomada pra não queima-lo. Obrigada.🐟🐟🐟🐳🐋🐬
Oi Keite, o ideal é que durante a TPA você desligue todos os equipamentos da tomada, mas, se possível, mantenha o termostato ligado e em contato com a água para que ele não queime. Para informações mais precisas, recomendo que leia as orientações do fabricante sobre o correto manuseio de seu termostato!
Olá, boa noite!
Uso um termostato de 25w num aquário de 9l para meu peixe betta. Como eu faço essa troca parcial sem que ele volte para a água fria?
Oi Marcella
É possível fazer a TPA sem que seu peixe precise sair do aquário. Mantenha o termostato ligado e faça a troca parcial da água na proporção desejada (essa nova água não deve estar nem fria nem quente para entrar no aquário). Desse modo, mantendo seu peixinho na temperatura certa, ele não corre riscos.
Bom dia, tudo bem ?
Gostaria de saber como que eu sei que a reposição está com o PH e temperatura aproximado do aquário.
Oi Flávia. A maneira mais eficaz é fazendo a medição dos parâmetros da água que será incluída no aquário, para que esteja o mais próxima possível em temperatura e nível de PH. Faça as medições com teste de PH e termômetro e após a conclusão da TPA, reveja os parâmetros para ver se são os de costume do seu aquário, aos quais seus peixes já estão habituados.
Olá! Tenho um aquário de 11L com um único betta, o aquário não possui filtro (ainda, pois o meu quebrou) mas tem aquecimento e constantes testes de pH. Como faço a TPA nesse caso? Posso fazê-la normalmente, já que a água não está tão limpa como se fosse filtrada?
Oi, Ana.
pode fazer normalmente, uma TPA de no máximo 50%.
Eu tenho um peixe betta em um aquário de aproximadamente 10,5L sem sistema de filtragem. Como deve ser feita a troca da água?
Oi, Marissa
A troca pode ser de 1/3 da água (no máximo) a cada 30 dias.