Como corrigir o pH da água do aquário

Como corrigir o pH da água do aquário

Quem é adepto ao aquarismo deve saber que o pH da água do aquário se refere à acidez, neutralidade ou alcalinidade. 

Porém, preservar um ambiente saudável para os peixes é uma das maiores dúvidas dos iniciantes na prática.

Para entender mais sobre o assunto, confira todas as informações que elencamos, inclusive sobre como corrigir o pH da água do aquário quando isso for necessário.

 

O que quer dizer pH

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico. Quimicamente falando, é a quantidade de íons de hidróxido (OH-) ou hidrogênio (H+) dissolvidos na água.

Trata-se de uma escala numérica utilizada para especificar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio aquoso. Quanto menor o pH, maior a concentração de íons H+.

A escala varia de 0 a 14, sendo:

  • de 0 a 6.9: pH ácido 
  • 7: pH neutro
  • de 7.1 a 14: pH alcalino ou básico 

 

O adequado pH da água do aquário

O pH adequado depende dos tipos de peixes e plantas habitam o aquário, já que diferentes espécies têm diferentes necessidades de pH. 

Dessa forma, não existe um padrão. O aquarista deve conhecer a espécie que possui, realizar pesquisas sobre o habitat do peixe e só depois determinar o pH ideal, já que este deve reproduzir o pH do local de origem da espécie.

Vale destacar também a importância de verificar a compatibilidade de espécies no aquário, pois os peixes ornamentais, por exemplo, são originários de diversas regiões do mundo, tendo uma grande variação de pH.

 

Artigos Relacionados

 

Quando o pH da água do aquário não é compatível com a espécie

Quando o pH da água do aquário não é compatível com a espécie, o ambiente torna-se inadequado e faz com que o peixe sofra, deixando-o com baixa imunidade, suscetível a doenças, com coloração opaca, dificuldade de reprodução, perda de apetite, entre outros problemas que podem ocasionar a morte.

Por isso, é importante buscar informações sobre a espécie que se pretende adquirir, a fim de oferecer qualidade de vida e fazer com que o peixe cresça saudável e com coloração viva.

quando o pH não é compatível - Como corrigir o pH da água do aquário

Quando o pH da água do aquário não é compatível com a espécie, o ambiente torna-se inadequado e pode levar o peixe à morte.

 

 

Como corrigir o pH da água do aquário

Corrigir o pH da água do aquário é uma parte importante da manutenção de um ambiente saudável para os peixes e outros organismos aquáticos. Confira os passos gerais para a correção.

 

1. Teste o pH atual

Antes de fazer qualquer ajuste, saiba o pH atual da água. Você pode usar um kit de teste de pH disponível em lojas de aquarismo para medir o valor.

 

2. Compreenda as necessidades dos seus peixes

Pesquise as necessidades de pH das espécies de peixes que você mantém no aquário. Alguns peixes preferem água ácida (pH menor que 7), enquanto outros preferem água alcalina (pH maior que 7).

É importante manter o pH dentro da faixa adequada para as suas espécies.

 

3. Ajuste gradualmente o pH

Se o pH estiver fora da faixa adequada para os seus peixes, você pode ajustá-lo gradualmente. Esse é um passo importante porque mudanças drásticas no pH podem estressar os peixes. Use uma das seguintes técnicas:

  1. Água de reposição: Uma maneira de ajustar o pH é fazendo trocas parciais de água (TPA) com água de pH apropriado durante um determinado período. Por exemplo, se o pH estiver muito alto, você pode usar água com pH mais baixo nas trocas de água.
  2. Substrato: Para água mais ácida (pH mais baixo), você pode usar um substrato de aquário que libere ácidos orgânicos naturais lentamente na água.
  3. Produtos químicos: Produtos químicos específicos para ajustar o pH também estão disponíveis em lojas de aquarismo. Existem acidificantes para tornar a água mais ácida, ou alcalinizantes para torná-la alcalina, seguindo o pH ideal para o peixe.

Entretanto, é fundamental respeitar as instruções cuidadosamente ao usar esses produtos.

 

4. Monitore regularmente

Após fazer ajustes no pH, monitore regularmente para garantir que ele permaneça dentro da faixa adequada.

Os peixes podem afetar o pH da água com seu metabolismo, portanto, é importante ficar de olho e fazer ajustes conforme necessário.

 

5. Evite flutuações bruscas

Evite grandes flutuações no pH, pois isso pode ser prejudicial aos peixes. Mantenha as mudanças graduais e consistentes.

 

6. Considere usar troncos e rochas

A presença de troncos e rochas na decoração do aquário pode ajudar a estabilizar o pH.

A rocha deve ser de base calcária para deixar o pH mais alcalino.

Já os troncos devem ser naturais, à base de aroeira ou de raízes de azaleia chinesa, que deixam a água mais ácida.

 

A estabilidade é fundamental

Lembre-se de que a estabilidade é fundamental em aquários. Portanto, faça todas as mudanças com cuidado e observe de perto como os peixes estão reagindo.

Se você não se sentir confiante em ajustar o pH por conta própria, é aconselhável consultar um especialista para obter orientação específica para o seu aquário e peixes.

 

Na Agrosete

A Agrosete conta com uma equipe qualificada que pode colaborar com a identificação do melhor teste de pH da água do aquário e orientar como corrigi-lo.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments