A inclusão de plantas para aquários não apenas adiciona uma estética deslumbrante, mas também desempenha um papel vital na melhoria da qualidade da água. As plantas para aquários são aliadas essenciais na manutenção de um ambiente aquático saudável, auxiliando na eliminação eficiente de substâncias tóxicas do sistema, resultando em água de qualidade superior.

A presença de plantas nos aquários é uma prática enriquecedora que não só embeleza o cenário subaquático, mas também promove um ambiente mais seguro e favorável para os diversos habitantes que ali residem. Investir em plantas para aquários é, sem dúvida, um passo significativo para garantir uma vida aquática próspera e equilibrada, especialmente para aqueles que estão iniciando nesta emocionante jornada aquarística.

 

Tipos de plantas para aquários

São diversos os tipos de plantas para aquários e como cada peixe tem suas particularidades e exigências, para que haja sucesso no seu cultivo e na relação com os animais que residem o aquário, é essencial entender esses tipos como níveis em termos de conhecimento: iniciante, médio e avançado e saber a situação e o momento corretos para usar cada exemplar. É isso que definirá o sucesso, ou não, do aquário.

 

Como cuidar

Para manter as plantas para aquários por um longo período, é preciso utilizar alguns auxiliares, como por exemplo, um substrato fértil, que oferece diversos nutrientes de que a maioria delas necessitam. Assim como o banho de sol que os demais animais tanto necessitam, as plantas aquáticas também demandam uma boa iluminação, além de suplementação líquida para suprir todas as suas necessidades e a injeção de CO2 diretamente no aquário.

 

Crescimento das plantas para aquários

O crescimento dessas plantas é influenciado pela qualidade da água do aquário em que habitam, no entanto é possível contar com recursos extras como uma suplementação correta para plantas e uma iluminação ideal para aquários.

E dependendo do seu desenvolvimento, provavelmente elas chegarão a um tamanho em que poderão impedir outras plantas de receberem iluminação, o que será prejudicial. Portanto, é essencial efetuar regularmente uma poda, porém, sempre logo abaixo das pontas, para que sua cicatrização nem seu futuro desenvolvimento sejam prejudicados.

 

Limpeza

Além da poda, também é muito importante lembrar que, para a saúde tanto dos peixes como das plantas, é imprescindível manter a limpeza no aquário, fazendo a manutenção do sistema de filtragem, a troca parcial da água, aproveitando para remover os resíduos encontrados no fundo do aquário e também em todos os vidros.

 

Espécies mais comuns

As espécies mais comuns e mais cultivadas em aquários de água doce são as anubias e as hidrófilas. Existem também algumas plantas que, na verdade, são consideradas algas benéficas, como as elódias e as valisnérias.

 

Onde encontrar

Essa e outras variedades de plantas podem ser encontradas em grandes pet shops e em lojas de aquarismo, porém as de qualidades e procedência são mais difíceis de encontrar. No entanto, sempre prefira as plantas de qualidade, que passam por tratamentos contra caramujos e parasitas, e que vêm com mudas-padrão e em vasos apropriados.

 

Importante

Para adquirir uma planta nova ou até mesmo montar seu aquário plantado, é essencial pesquisar sobre o assunto, sobre necessidades e prioridades. É importante conversar com quem entende do assunto, e procurar por lojas confiáveis do ramo de aquarismo para que elas auxiliem da melhor maneira possível e para que esse hobby seja prazeroso e insubstituível!

Nesse sentido, a Agrosete se destaca como uma referência no universo do aquarismo. Com uma equipe apaixonada e altamente especializada, a Agrosete está pronta para orientar e auxiliar aquaristas de todos os níveis de experiência. Seja você um iniciante entusiasmado ou um aquarista experiente em busca de conhecimento e recursos de alta qualidade, a Agrosete é o seu parceiro confiável.

Além de oferecer uma ampla variedade de plantas para aquários e equipamentos especializados, a Agrosete também fornece informações valiosas sobre os cuidados com as plantas e a manutenção do aquário. Conte conosco para tornar sua jornada no mundo do aquarismo mais enriquecedora, gratificante e bem-sucedida. Juntos, transformaremos seu aquário em um oásis de beleza e serenidade que você se orgulhará de exibir. Descubra o potencial infinito do seu aquário com a Agrosete ao seu lado.

Quer saber mais sobre plantas aquáticas ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários. Será uma grande satisfação respondê-lo!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora