Além de tornarem o aquário muito mais bonito e atrativo, as plantas para aquários têm um importante papel na filtragem da água, pois auxiliam na eliminação de substâncias tóxicas do sistema, fazendo com que a água em si apresente uma melhor qualidade e consequentemente ofereça mais qualidade de vida aos demais habitantes do aquário.

 

Tipos de plantas

São diversos os tipos de plantas para aquários e como cada peixe tem suas particularidades e exigências, para que haja sucesso no seu cultivo e na relação com os animais que residem o aquário, é essencial entender esses tipos como níveis em  termos de conhecimento: iniciante, médio e avançado e saber a situação e o momento corretos para usar cada exemplar. É isso que definirá o sucesso, ou não, do aquário.

 

Como cuidar

Para manter as plantas para aquários por um longo período, é preciso utilizar alguns auxiliares, como por exemplo, um substrato fértil, que oferece diversos nutrientes de que a maioria delas necessitam. Assim como o banho de sol que os demais animais tanto necessitam, as plantas aquáticas também demandam uma boa iluminação, além de suplementação líquida para suprir todas as suas necessidades e a injeção de CO2 diretamente no aquário.

 

Crescimento das plantas para aquários

O crescimento dessas plantas é influenciado pela qualidade da água do aquário em que habitam, no entanto é possível contar com recursos extras como uma suplementação correta para plantas e uma iluminação ideal para aquários.

E dependendo do seu desenvolvimento, provavelmente elas chegarão a um tamanho em que poderão impedir outras plantas de receberem iluminação, o que será prejudicial. Portanto, é essencial efetuar regularmente uma poda, porém, sempre logo abaixo das pontas, para que sua cicatrização nem seu futuro desenvolvimento sejam prejudicados.

 

Limpeza

Além da poda, também é muito importante lembrar que, para a saúde tanto dos peixes como das plantas, é imprescindível manter a limpeza no aquário, fazendo a manutenção do sistema de filtragem, a troca parcial da água, aproveitando para remover os resíduos encontrados no fundo do aquário e também em todos os vidros.

 

Espécies mais comuns

As espécies mais comuns e mais cultivadas em aquários de água doce são as anubias e as hidrófilas. Existem também algumas plantas que, na verdade, são consideradas algas benéficas, como as elódias e as valisnérias.

 

Onde encontrar

Essa e outras  variedades de plantas podem  ser encontradas em grandes pet shops e em lojas de aquarismo, porém as de qualidades e procedência são mais difíceis de encontrar. No entanto, sempre prefira as plantas de qualidade, que passam por tratamentos contra caramujos e parasitas, e que vêm com mudas-padrão e em vasos apropriados.

 

Importante

Para adquirir uma planta nova ou até mesmo montar seu aquário plantado, é essencial pesquisar sobre o assunto, sobre necessidades e prioridades. É importante conversar com quem entende do assunto, e procurar por lojas confiáveis do ramo de aquarismo para que elas auxiliem da melhor maneira possível e para que esse hobby seja prazeroso e insubstituível!

 

Quer saber mais sobre plantas aquáticas ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários. Será uma grande satisfação respondê-lo!