Se você se interessa, ao mínimo que seja, por peixes e aquários, já deve ter ouvido a expressão “jumbos” e pode estar se perguntando: “O que é isso?”

Pois bem, jumbos são peixes que atingem grande porte. Muitos aquaristas consideram como jumbos os peixes que ultrapassam 25 cm. A partir dessa resposta você já pode imaginar que esses peixes necessitam de cuidados um pouco diferentes dos apresentados por espécies pequenas, que vão desde o tamanho do aquário à alimentação.

Confira algumas dessas particularidades.

 

Aquário adequado

Para criar a grande maioria dos jumbos, um aquário de 1,50 x 0,70 x 0,60 m (C x L x A) já é suficiente, no entanto, é considerado ideal um aquário de 2 x 0,70 x 0,70 m.

 

Vida saudável

Além de mais espaço, para viverem saudáveis, os jumbos precisam de oxigenação abundante, alimentação variada e de qualidade, aquário estabilizado e estável, e muita atenção do aquarista também. É importante observar se todos os peixes estão se alimentando bem, se mudaram a coloração ou comportamento e se acontecem brigas, tudo a fim de evitar estresse e acabar perdendo algum peixe.

 

Filtragem

A filtragem, sem sombra de dúvidas, é o elemento mais importante no aquário, independentemente da fauna. Em se tratando de jumbos, o correto é pensar na fauna por inteiro, ter noção de que peixes adquiridos hoje com 10 cm, podem atingir 50, 60 cm daqui a seis meses e, depois de crescidos, vão comer muito e, consequentemente, produzir um nível elevado de amônia. O ideal é estabilizar todos os parâmetros a fim de não correr riscos, principalmente Ph, Amônia e Nitrito.

 

Escolha das espécies

É necessário ter cautela para escolher as espécies que vão conviver no aquário. O importante é pensar na velocidade de crescimento, agressividade, alimentação, iluminação, além da necessidade de tocas que cada uma pode apresentar.

crescimento - Aquário para jumbos

Um peixe adquirido hoje com 10 cm, pode atingir 50, 60 cm daqui a seis meses e, depois de crescidos, vão comer muito e, consequentemente, produzir um nível elevado de amônia.

 

Alimentação

Assim como qualquer ser vivo, para que os peixes sejam saudáveis, o ideal  é disponibilizar rações específicas para os herbívoros, ração de fundo, de superfície e, por último, as rações carnívoras, já que a grande maioria dos jumbos é carnívora.

 

Cuidados com limpeza

A limpeza e o sistema de filtragem do aquário também é um ponto muito importante para a saúde desses grandes habitantes, no entanto, uma boa Wave Maker – como são chamadas as bombas de circulação – consegue manter o substrato limpo e jogar as impurezas para o sump. Depois disso, um sump bem projetado faz sua parte e devolve uma água limpa para os peixes.

 

Plantas no aquário

Além de o tornarem ainda mais bonito, as plantas para aquários são sempre muito bem-vindas, entretanto, é difícil mantê-las no local onde desejamos, pois muitos jumbos vão se alimentar delas e tirá-las do lugar.

 

Iluminação

A iluminação no aquário influencia a vida dos peixes, desta forma, os aquários para jumbos podem, sim, ter iluminação, mas é preciso entender que este é um fator que interfere na alimentação, estresse e qualidade de vida, já que cada um deles tem necessidades diferentes: alguns vivem na superfície e estão acostumados com iluminação mais intensa, os peixes de meia-água nem tanto, e os de fundo precisam de tocas e pouca luminosidade.

 

Dedicação

Cuidar de aquários é um hobby maravilhoso, porém, é preciso certa dedicação. Independentemente do tamanho do aquário ou da fauna, faça o melhor possível para cuidar de seus peixes. Pesquise e estude antes de adquirir uma espécie, para conhecer sua alimentação, filtragem adequada, plantas e ornamentação, e você vai se surpreender mais a cada dia!

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre aquários para jumbos? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar você!

Edgard Zulini

Aquarista e criador de peixes Jumbos, Edgard já está no hobby a mais de 4 anos, adepto a lotação hoje ele administra 3 super aquarios sendo um deles com mais de 1000 litros de água, aquario foto de capa deste artigo.