Se você se interessa, ao mínimo que seja, por peixes e aquários, já deve ter ouvido a expressão “jumbos” e pode estar se perguntando: “O que é isso?”
Pois bem, jumbos são peixes que atingem grande porte. Muitos aquaristas consideram como jumbos os peixes que ultrapassam 25 cm. A partir dessa resposta você já pode imaginar que esses peixes necessitam de cuidados um pouco diferentes dos apresentados por espécies pequenas, que vão desde o tamanho do aquário à alimentação.
Confira algumas dessas particularidades.
Aquário adequado
Para criar a grande maioria dos jumbos, um aquário de 1,50 x 0,70 x 0,60 m (C x L x A) já é suficiente, no entanto, é considerado ideal um aquário de 2 x 0,70 x 0,70 m.
Vida saudável
Além de mais espaço, para viverem saudáveis, os jumbos precisam de oxigenação abundante, alimentação variada e de qualidade, aquário estabilizado e estável, e muita atenção do aquarista também. É importante observar se todos os peixes estão se alimentando bem, se mudaram a coloração ou comportamento e se acontecem brigas, tudo a fim de evitar estresse e acabar perdendo algum peixe.
Filtragem
A filtragem, sem sombra de dúvidas, é o elemento mais importante no aquário, independentemente da fauna. Em se tratando de jumbos, o correto é pensar na fauna por inteiro, ter noção de que peixes adquiridos hoje com 10 cm, podem atingir 50, 60 cm daqui a seis meses e, depois de crescidos, vão comer muito e, consequentemente, produzir um nível elevado de amônia. O ideal é estabilizar todos os parâmetros a fim de não correr riscos, principalmente Ph, Amônia e Nitrito.
Escolha das espécies
É necessário ter cautela para escolher as espécies que vão conviver no aquário. O importante é pensar na velocidade de crescimento, agressividade, alimentação, iluminação, além da necessidade de tocas que cada uma pode apresentar.

Um peixe adquirido hoje com 10 cm, pode atingir 50, 60 cm daqui a seis meses e, depois de crescidos, vão comer muito e, consequentemente, produzir um nível elevado de amônia.
Alimentação
Assim como qualquer ser vivo, para que os peixes sejam saudáveis, o ideal é disponibilizar rações específicas para os herbívoros, ração de fundo, de superfície e, por último, as rações carnívoras, já que a grande maioria dos jumbos é carnívora.
Cuidados com limpeza
A limpeza e o sistema de filtragem do aquário também é um ponto muito importante para a saúde desses grandes habitantes, no entanto, uma boa Wave Maker – como são chamadas as bombas de circulação – consegue manter o substrato limpo e jogar as impurezas para o sump. Depois disso, um sump bem projetado faz sua parte e devolve uma água limpa para os peixes.
Plantas no aquário
Além de o tornarem ainda mais bonito, as plantas para aquários são sempre muito bem-vindas, entretanto, é difícil mantê-las no local onde desejamos, pois muitos jumbos vão se alimentar delas e tirá-las do lugar.
Iluminação
A iluminação no aquário influencia a vida dos peixes, desta forma, os aquários para jumbos podem, sim, ter iluminação, mas é preciso entender que este é um fator que interfere na alimentação, estresse e qualidade de vida, já que cada um deles tem necessidades diferentes: alguns vivem na superfície e estão acostumados com iluminação mais intensa, os peixes de meia-água nem tanto, e os de fundo precisam de tocas e pouca luminosidade.
Dedicação
Cuidar de aquários é um hobby maravilhoso, porém, é preciso certa dedicação. Independentemente do tamanho do aquário ou da fauna, faça o melhor possível para cuidar de seus peixes. Pesquise e estude antes de adquirir uma espécie, para conhecer sua alimentação, filtragem adequada, plantas e ornamentação, e você vai se surpreender mais a cada dia!
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre aquários para jumbos? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar você!
Aquarista e criador de peixes Jumbos, Edgard Zulini já está no hobby a mais de 4 anos, adepto a lotação hoje ele administra 3 super aquários sendo um deles com mais de 1000 litros de água, aquário foto de capa deste artigo.