Qual a quantidade de ração para um peixe betta?

Qual a quantidade de ração para um peixe betta? 1

Você sabe qual a quantidade de ração para um peixe betta estar bem alimentado? Também fica com mais incertezas quando conversa com outros aquaristas sobre esse assunto? Continue lendo este artigo e acabe agora mesmo com todas as suas dúvidas.

São vários os mitos e questões existentes sobre como cuidar de um aquário e a quantidade de ração para um peixe betta (Betta splendens) está entre eles. No entanto, para saber essa resposta, é importante levantar algumas informações essenciais. Confira quais são elas!

Ração própria para peixe betta

O peixe betta pode ser alimentado com ração, mas esta deve ser específica, própria para a espécie. Entre as particularidades mais importantes da ração para o peixe betta estão o tamanho e o formato dos grãos, que são bem menores, para facilitar tanto sua ingestão como sua digestão.

Por esse ser um peixe muito procurado para quem quer iniciar a experiência como aquarista, atualmente, é muito fácil encontrar ração para peixe betta em lojas de aquarismo.

Como existem variadas marcas de ração no mercado, é preciso estar atento no momento da escolha, dando preferência às de melhores procedência. Essa atenção é necessária, pois infelizmente existem algumas marcas que acabam deixando a desejar em relação à qualidade e quantidade de vitaminas e proteínas existentes em sua composição, elementos fundamentais para a saúde do peixe.

Leia também:

Outros alimentos para peixe betta

A alimentação do peixe betta também pode ser bem rica e diversificada. Além da ração ofertada diariamente, podem ser oferecidos alimentos vivos para peixes de aquário ou congelados, entre eles, artêmia, bloodworms,  larvas de besouro de amendoim e outros.

 

Quantidade de ração para um peixe betta

Eis aqui um grande dilema, para o qual cada aquarista tem sua própria receita. Desta forma, podemos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).

O método de alimentação aconselhado, não só para o betta, mas todos os peixes, é servir pouca quantidade e observar se ele come: comeu o primeiro grão, ofereça o segundo, e assim por diante. Quando perceber que ele já está tendo dificuldade para comer, ou devolveu o alimento, é sinal de que ficou satisfeito.

 

Demonstração de interesse pelo alimento

Muito provavelmente,  depois de uma hora, mais ou menos, se você oferecer alimento novamente, ele comerá. No entanto, o ideal é servir apenas duas ou três vezes ao dia, independentemente de o peixe mostrar interesse pelo alimento em outros momentos.

Retire do aquário as sobras do alimento

Também é importante salientar a necessidade de retirar toda e qualquer sobra de alimento do aquário, assim que o peixinho demonstrar-se satisfeito, pois as sobras acabam sujando a água e prejudicando o peixe, intoxicando-o. Para fazer a retirada, utilize uma redinha.

Desta forma, no momento da alimentação do peixe,seja ele um betta ou qualquer outro, o ideal é dedicar alguns minutinhos de atenção e ter todos esses cuidados. Afinal, queremos nossos peixinhos sempre bem alimentados e muito saudáveis.

Qual a quantidade de ração para um peixe betta você costuma oferecer? Também serve algum outro tipo de alimento próprio para a espécie? Compartilhe com a gente sua experiência, deixando suas dicas nos comentários. Além de ajudar outros aquaristas, sua interação será uma grande satisfação para nós!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
68 Comentários
mais antigos
mais recentes mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo Silva
3 anos atrás

Eu geralmente dou umas 15 bolinhas e ele come tudo. Dou 1x por dia. Mas vou começar a alimentá-lo 3x. Obrigado pelas dicas.

Safira
3 anos atrás
Reply to  Ronaldo Silva

não faz issoo amigo, o certo é no máximo dar 4 bolinhas de ração, o peixe beta se alimenta mt pouco, se vc colocar mt, ele vai comer pra estocar o alimento, pois assim é feito na natureza. O certo é alimenta lo de 1 ou duas vezes por dia dando de 3 a 4 grãos de ração.

Thaís Bortotto Tonietti
3 anos atrás
Reply to  Ronaldo Silva

Hoje o meu comeu essa quantidade também ! Tô preocupada porque eles falam que se der muito ele morre né !! 😅

Thaís Bortotto Tonietti
3 anos atrás

Boa noite !
O meu Betta comeu 15 grãos de ração hoje a noite , depois de 3 grãozinhos eu fui dando mais um e ele comia todos , aí o décimo sexto ele já estava satisfeito rejeitando o alimento ! Mas aí depois fiquei com peso na consciência porque dei muito , mas ele ficava me ” pedindo mais ” rsss não resisti ! Mas amanhã entraremos em regime regrado !

MARCIO GUEDES FERREIRA
3 anos atrás

Eu dou ao meu peixe Betta 7 grãos de ração mas ele come tudo e não sei se devo dar mais por que ele fica procurando a comida.

Lívia
2 anos atrás

O meu tbm faz isso! Eu dou 4 bolinhas de ração ele come tudo mas ele me pede mais, então dou uma ou duas a mais. Mas fico com medo de ser errado.

Rejane Arantes silva
3 anos atrás

Nossa tadinho 15 bolinhas vc tá doido não pode fazer isso não . Quem foi que falou pra vc fazer isso ? Misericórdia e de 3 a 4 bolinhas duas vezes ao dia.

Junior
2 anos atrás

Kkkkkk

Bruna Marques
3 anos atrás

A pessoa que eu comprei meu peixe falou que só posso alimentar ele dia sim e dia não é somente três bolinhas. Esta correto??

Admin
Agrosete
3 anos atrás
Reply to  Bruna Marques

Olá Bruna

A recomendação em geral é alimentá-los diariamente e não em dias alternados.

Frank Luiz
2 anos atrás
Reply to  Bruna Marques

ALIMENTO PRECISA SER DIARIAMENTE, NO MÁXIMO 6 BOLINHAS DE RAÇÃO POR DIA, VOCE PODE INTERCALAR 2 BOLINHAS POR PERÍODO MANHA TARDE E NOITE OU DAR 3 DE MANHÃ E 3 NOITE, DEPENDE DA DISPOSIÇÃO DOS SEUS HORARIOS MAS NAO DEIXE DE ALIMENTAR ELE TODOS OS DIAS.

Nathalia
1 ano atrás
Reply to  Bruna Marques

Sim tá correto, o bom seria vc ter um hábito de alimentar pela manhã 2 no café da manhã e a noite mas 1 pois se vc fica com dó e da várias bolinhas ele certamente vai comer até morrer ele não tem limite algum se o papo for alimentação tão certo como aquele velho ditado o peixe morre pela boca!

Rosemeire Faria
2 anos atrás

Meu quando vou dar comida muito tarde, tipo depois das 22 horas não come , e não sei porquê.

Lívia
2 anos atrás

Pode ser que ele n tenha hábitos noturnos então prefere se alimentar de dia..

Regina Baltazar da Silva
2 anos atrás

Olá eu eu comprei 2 betas faz 2 dias o menino que me vendeu falou pra eu dar 4 bolinhas só uma vez por dia vejo q eles ficam pedindo sempre q me aproximo do aquário, será que posso acrescentar mais 4 , de manhã e a tarde sendo 2 vezes por dia? To com medo de fazer isso é morrerem , me ajudem por favor

Admin
Agrosete
2 anos atrás

Regina, como vai?

A recomendação da maioria dos aquaristas é oferecer cerca de cinco grãozinhos, de duas a três vezes ao dia. Faça esse teste e veja se seus peixinhos ficarão mais saciados!

Fernanda
1 ano atrás

Aí que raiva. O meu vendedor disse que era 3 bolinhas a cada 3 dias. Que dó do meu peixe. Ta passando fome.

Admin
1 ano atrás
Reply to  Fernanda

Oi, Fernanda
Provavelmente esteja com fome, sim.

Maria Clara Cardoso Rodrigues
2 anos atrás

eu dou 6 bolinhas por dia, apenas uma vez, devo alimentá-lo mais de 1 vez?

Admin
Agrosete
2 anos atrás

Oi Maria Clara!

Com essa modalidade de alimentação, você nota que eles estão satisfeitos? Do contrário, tente seguir a recomendação da maioria dos aquaristas que é oferecer cerca de cinco grãozinhos, de duas a três vezes ao dia.

Marisângela
2 anos atrás
Reply to  Agrosete

Oi essa opção de cinco bolinhas, é cinco de manhã, cinco atarde e cinco anoite?ou dividir as cinco durante o dia?

Admin
2 anos atrás
Reply to  Marisângela

Oi, Marisângela.
A maioria dos aquaristas recomenda oferecer cerca de cinco grãozinhos, de duas a três vezes ao dia. Faça esse teste e veja se seu peixinho ficará saciado!

Augusto
2 anos atrás
Reply to  Marisângela

Dividir as 5 durante o dia.

Admin
2 anos atrás
Reply to  Augusto

Olá, Augusto.
Recomendamos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (por exemplo: três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).
Esperamos ter ajudado.

Fernanda
9 meses atrás
Reply to  Agrosete

São 5 no total? ou 5 de manhã , 5 de tarde e 5 de noite?

Admin
7 meses atrás
Reply to  Fernanda

Oi, Fernanda.
Ofereça 10 grãozinhos divididos em 2 ou 3 vezes ao dia (3 ou 4 de manhã, 3 à tarde e 3 à noite).

Elaine
2 anos atrás

Eu dou duas bolinhas no almoço e uma na janta

Last edited 2 anos atrás by Elaine
Samily
2 anos atrás

Acabei de comprar um betta, que horas devo dar comida?

Admin
2 anos atrás
Reply to  Samily

Olá, Samily.
A recomendação da maioria dos aquaristas é oferecer cerca de cinco grãozinhos, de duas a três vezes ao dia. Faça esse teste e veja se seu peixinho ficará saciado!

KAIRO VICTOR MARTINS DA COSTA
2 anos atrás
Reply to  Agrosete

Posso da 7 na manhã e 7 a tarde??

Admin
2 anos atrás

Olá, Kairo Victor
Sim, para betta você pode dar de 5 a 7 grãozinhos na parte da manhã e 5 a 7 na parte da tarde ou noite.

Davi
2 anos atrás

Meu Peixe tem uns 2 meses que eu comprei,quantos grãos tenho que dar?e tem que ser dia e noite?

Admin
2 anos atrás
Reply to  Davi

Oi, Davi.
O ideal é dar de 5 a 7 grãozinhos, de 2 a 3 vezes ao dia para cada um dos peixinhos.

Maria Alice
2 anos atrás

meu betta só fica no fundo do aquário e não quer comer eu já tô ficando preocupada 😭

Admin
2 anos atrás
Reply to  Maria Alice

Olá, Maria Alice.
Seu betta está com hidropisia, doença da bexiga natatória. É preciso fazer um tratamento com antibiótico para que ele consiga voltar a nadar novamente.
Se precisar, estamos à disposição!

Natanael Santos
2 anos atrás

se eu der 20 bolinhas ele vai comer, acho que passava fome la na loja esse miserável 😂😂😂😂😂😂 mais vou seguir as regras aqui 3 de manhã e 3 de tarde pra noite

Beatriz
2 anos atrás

Não são 3 bolinhas, são de 5 a 7, 2x ou 3x por dia.

Augusto
2 anos atrás
Reply to  Beatriz

Assim vc vai matar seu peixe Beatriz. O texto ficou confuso mesmo, mas
a recomendação do autor do texto são de 5 bolinhas por dia, dadas em períodos diferentes( Manhã, tarde e noite)

Admin
2 anos atrás
Reply to  Augusto

Olá, Augusto e Beatriz.
Podemos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (por exemplo: três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).

Naiane Novais
2 anos atrás

Meu peixe só fica no fundo a maior parte do tempo ou encima da plantinha nada bem pouco reage mas quando coloco comida dou uma vez por dia quando ele veio pra casa ele era mas ativo percebi já tem uns dias que ele tá assim ganhei um peixe telescópio e coloquei junto com ele mas vi que ele não se enturmou com o novo amiguinho o que posso fazer estou preocupada alguém pode me dá alguma dica?

Admin
2 anos atrás
Reply to  Naiane Novais

Olá, Naiane.
Esses são sintomas de hidropisia, uma doença (infecção) da bexiga natatorial. O ideal é separá-lo e fazer um tratamento com antibiótico (Labcon Bacter) durante 5 dias.
Esperamos ter ajudado.

1 ano atrás
Reply to  Naiane Novais

O problema pode ser água fria, se vc não está usando um aquecedor. O betta precisa de uma temperatura entre 24 e 28 graus. Se a água estiver muito fria ele fica paradão mesmo. E pode até morrer.

Luis Ricardo
2 anos atrás

Boa noite! Comprei um Betta hoje, no meu cotidiano, aos sábados não tenho como dar comida a ele (sexta a noite sim e domingo a noite também). Tem algum problema se eu K deixar sem se alimentar por 1 dia?

Admin
2 anos atrás
Reply to  Luis Ricardo

Olá, Luis Ricardo
Tem o problema de ele ficar com muita fome, pois fica um dia todo sem ser alimentado. Em situações assim, o ideal é ele fique sob a responsabilidade de outra pessoa, ou seja, que seja levado para alguém ou que alguém vá até ele para alimentá-lo.
Esperamos ter ajudado!

Marcelo
1 ano atrás

Estou aprendendo agora a cuidar de um. Ganhei de presente, mas não sou aquariofilista. Há tantas informações sobre ele na Internet, muitas contraditórias, divergentes… e nós, “marinheiros de primeira viagem” ficamos confusos! Chegou num bloco de vidro que mal cabiam 800ml de água. Com ele, veio um pacotinho de ração “Mini Betta” da Alcon… Hoje vive num aquário de 10L, possui um sump “caseiro” com perlon, carvão ativado, argila expandida e pedaços de tijolo triturado (tudo devidamente higienizado antes de usar). Inventei de oferecer pequenas minhocas de um minhocário que mantenho pra produzir húmus e agora se recusa a comer… Ler mais »

Admin
1 ano atrás
Reply to  Marcelo

Olá, Marcelo.
Essa é uma situação bastante complicada, pois depois de experimentarem alimentos gordurosos, os peixes passam a recusar outros tipos de alimento.
Você pode oferecer artêmia viva no lugar da minhoca e ir tentando de todas as formas, outros tipos de alimento para que seja possível balancear essa alimentação, pois só minhoca pode sobrecarregar o fígado e causar deficiência de carboidrato e de algumas vitaminas, por ser uma proteína pura e ter muita gordura.
Boa sorte!

Fernando guedes
1 ano atrás

Onde eu comprei o cara falou pra dar 8 bolinhas de dia e 8 a noite

Admin
1 ano atrás

Olá, Fernando.
Recomendamos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (por exemplo: três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).
Esperamos ter ajudado.

Jocevane Bispo Vieira
1 ano atrás

Olá boa tarde
Comprei um Betta hoje
E o vendedor me.indicou a ração em.flokos com alho ( gold flakes).
Gostaria de saber qual quantidade posso dar pra ele ?

Admin
1 ano atrás

Olá, Jocevane.
Essa ração que você mencionou é para kinguio e não é adequada para betta. O ideal é oferecer uma ração própria para a espécie e granulada, não em flocos.

Ana Paula F. Guimarães
1 ano atrás

O cara da loja falou em 3 bolinhas por dia. Por ínstinto comecei a dar 5 por dia. Agora eu passarei a dar 5 de manhã e 5 à noite . Acho que o outro que eu tinha morreu então foi de fome…. !
Mto obrigada pela dica.
Bjsssss……… !

Sarah
1 ano atrás

Que tamanho de grãos são esses? Os grãos da ração que comprei são MINÚSCULOS, fico com medo de não ser o suficiente pra ele. Geralmente dou 5 grãos por dia.

Admin
1 ano atrás
Reply to  Sarah

Olá, Sarah.
Normalmente, o grão das rações para betta tem tamanho padrão. Por isso, se você comprar uma ração própria para peixe betta, os grãos terão o mesmo tamanho.
E nós recomendamos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (por exemplo: três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).
Esperamos ter ajudado!

Vitória
1 ano atrás

O meu peixinho betta não está comendo, mudou o comportamento e está ficando muito em pé. Qual remédio posso dar para ele?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Vitória

Olá, Vitória.
Seu peixinho está com hidropisia, doença da bexiga natatorial. O ideal é entrar com antibiótico, Labcon Bacter, durante 5 dias.
Boa sorte!

Daniel
1 ano atrás

Não sei se deixei passar mas não sei de que tamanho são as bolinhas que vcs estão falando. Ganhei de lembrancinha numa festa de aniversário (achei absurdo fazerem isso com os coitados, mas tô aqui cuidando) ainda não acabou a ração que me deram lá tb, mas cada bolinha tem menos de 1 milímetro de diâmetro.

Admin
1 ano atrás
Reply to  Daniel

Oi, Daniel.
O tamanho das bolinhas é padrão e caso haja alguma diferença, é sempre mínima. Dessa forma, você pode seguir as orientações do artigo.

1 ano atrás

Eu não sei quanto dar de comida para o meu peixe betta dou 8 bolinhas de rações pra ele

Admin
1 ano atrás
Reply to  Jéssica

Oi, Jéssica
Dê de duas a três vezes ao dia: cinco ou seis bolinhas de manhã, cinco ou seis bolinhas à tarde. Dê bolinha por bolinha enquanto ele estiver comendo. Ao perceber que ele parou de comer, é sinal de que estará satisfeito.

Santhi
11 meses atrás

Meu peixe come na hora que coloco as bolinhas. Come 1 e cospe na sequência…..fica fazendo isso com todas! Aí depois de um tempo come tudo. Por que será que faz isso?

Admin
11 meses atrás
Reply to  Santhi

Oi, Santhi.
É porque o formato da ração não está adequado para o peixe ingerir. É muito comum essa dificuldade. Como ela está muito grande ele solta, espera ela amolecer um pouco e depois come. O ideal é fazer a troca da ração.

Valter moler
9 meses atrás

Já tive muitos betas e os donos das lojas que me vendiam nunca falaram a quantidade de comida para dar e eles não duravao nem 2 meses , mas quando creci ganhei um beta que durou 2 anos mas ele morreu ,a água do aquário ficou muito fria e ela morreu, sinto falta dela🥹🥹🥺.

Nílian Carneiro
8 meses atrás

Qual a quantidade de artemia congelada para dar a um Betta?

Admin
8 meses atrás

Oi, Nílian.
O ideal é seguir a mesma ideia da quantidade de ração. Colocar aos poucos, enquanto o peixe estiver comendo. Ele parou de comer, pode parar de oferecer. A dica é tirar micropedaços com uma pinça para ir servindo.

Suene Neves
6 meses atrás

O meu eu dou 8 bolinhas,sendo 4 manhã e 4 anoite, está certo?

Admin
6 meses atrás
Reply to  Suene Neves

Oi, Suene.
Para ter certeza, ofereça dois ou três grãozinhos e espere comer. Mais dois ou três, espere comer, e assim por diante. A partir do momento que você colocar e ele não comer, pare e ofereça novamente só à noite, seguindo o mesmo processo.
O peixe deve comer em menos de 30 segundos. Se passar desse tempo e sobrar, é preciso tirar do aquário

Luciana Rocha Oliveira
5 meses atrás

Olá! Eu sou Luciana, dia 26 comprei dois bettas, sobre alimentação eu tenho dúvidas e preciso de orientação.
Ração é a Poytara Premium, comprei artêmia em conserva, recomendaram dar 2X ração, 3 grãos + uma pontinha de colger de chá dissolvida na água antes de ofertar.
É muita artêmia!
Reduzi o máximo pra oferecer.
Comeram tudo!
O cocô marrom de boa aparência.
O PH da agua está correto.
Temperatura também.
Próximo passo vou comprar o filtro.
Grata se me auxiliarem, 1° vez com bettas.

Admin
5 meses atrás

Oi, Luciana.
Você pode dar ração 2 vezes ao dia (entre 5 e 6 grãos). E quando der ração não deve dar artêmia. É preciso revezar, para evitar excesso de proteína ao peixe e excesso de material orgânico, amônia e nitrito no aquário.
Seria ótimo ainda se você colocasse um filtro no aquário.