Você sabe qual a quantidade de ração para um peixe betta estar bem alimentado? Também fica com mais incertezas quando conversa com outros aquaristas sobre esse assunto? Continue lendo este artigo e acabe agora mesmo com todas as suas dúvidas.

São vários os mitos e questões existentes sobre como cuidar de um aquário e a quantidade de ração para um peixe betta está entre eles. No entanto, para saber essa resposta, é importante levantar algumas informações essenciais. Confira quais são elas!

Ração própria para peixe betta

O peixe betta pode ser alimentado com ração, mas esta deve ser específica, própria para a espécie. Entre as particularidades mais importantes da ração para o peixe betta estão o tamanho e o formato dos grãos, que são bem menores, para facilitar tanto sua ingestão como sua digestão.

Por esse ser um peixe muito procurado para quem quer iniciar a experiência como aquarista, atualmente, é muito fácil encontrar ração para peixe betta em lojas de aquarismo.

Como existem variadas marcas de ração no mercado, é preciso estar atento no momento da escolha, dando preferência às de melhores procedência. Essa atenção é necessária, pois infelizmente existem algumas marcas que acabam deixando a desejar em relação à qualidade e quantidade de vitaminas e proteínas existentes em sua composição, elementos fundamentais para a saúde do peixe.

Artigos relacionados

Outros alimentos para peixe betta

A alimentação do peixe betta também pode ser bem rica e diversificada. Além da ração ofertada diariamente, podem ser oferecidos alimentos vivos para peixes de aquário ou congelados, entre eles, artêmia, bloodworms,  larvas de besouro de amendoim e outros.

Quantidade de ração para um peixe betta

Eis aqui um grande dilema, para o qual cada aquarista tem sua própria receita. Alguns afirmam que três bolinha são suficientes, outros oferecem seis. Desta forma, podemos considerar uma média, ou seja, cerca de cinco grãozinhos, de duas a três vezes ao dia (de manhã, à tarde e à noite).

O método de alimentação aconselhado, não só para o betta, mas todos os peixes, é servir pouca quantidade e observar se ele come: comeu o primeiro grão, ofereça o segundo, e assim por diante. Quando perceber que ele já está tendo dificuldade para comer, ou devolveu o alimento, é sinal de que ficou satisfeito.

A ração deve ser específica para betta - Qual a quantidade de ração para um peixe betta

O peixe betta pode ser alimentado com ração específica, própria para a espécie. Entre as particularidades mais importantes da ração para betta estão o tamanho e o formato dos grãos, que são bem menores, para facilitar tanto sua ingestão como sua digestão.

 

Demonstração de interesse pelo alimento

Muito provavelmente,  depois de uma hora, mais ou menos, se você oferecer alimento novamente, ele comerá. No entanto, o ideal é servir apenas duas ou três vezes ao dia, independentemente de o peixe mostrar interesse pelo alimento em outros momentos.

Retire do aquário as sobras do alimento

Também é importante salientar a necessidade de retirar toda e qualquer sobra de alimento do aquário, assim que o peixinho demonstrar-se satisfeito, pois as sobras acabam sujando a água e prejudicando o peixe, intoxicando-o. Para fazer a retirada, utilize uma redinha.

Desta forma, no momento da alimentação do peixe,seja ele um betta ou qualquer outro, o ideal é dedicar alguns minutinhos de atenção e ter todos esses cuidados. Afinal, queremos nossos peixinhos sempre bem alimentados e muito saudáveis.

Qual a quantidade de ração para um peixe betta você costuma oferecer? Também serve algum outro tipo de alimento próprio para a espécie? Compartilhe com a gente sua experiência, deixando suas dicas nos comentários. Além de ajudar outros aquaristas, sua interação será uma grande satisfação para nós!

Cadastre-se em nossa Newsletter