É muito simples montar um aquário para peixe Betta, no entanto é preciso seguir algumas dicas muito importantes, do momento da aquisição do recipiente aos detalhes cotidianos, para que o peixinho seja  saudável e feliz.

 

Como escolher um aquário para peixe Betta

O principal cuidado que devemos ter ao escolher um aquário para peixe Betta é com a altura do recipiente. Ela não deve ultrapassar 25 cm por tratar-se de um peixe pulmonado.

A grande maioria dos peixes possui respiração branquial, entretanto, um grupo de peixes possui a característica de respirar, também pelos pulmões. Eles são chamados de Dipnoi (do grego “dupla respiração”) ou peixes pulmonados.

Esse é o caso do peixe Betta e um aquário muito alto acaba por dificultar com que ele suba à superfície para pegar oxigênio.

 

Melhor local para um aquário para peixe Betta

O aquário para peixe Betta deve ser mantido, de preferência, distante de aparelhos como televisão, rádio, micro-ondas ou qualquer coisa que emita muita claridade ou som, pois isso ocasiona estresse ao peixe. Um dos melhores locais para se colocar um aquário para peixe Betta é, por exemplo, sobre uma cômoda, no quarto.

 

Temperatura da água e equipamentos para um aquário para peixe Betta

A temperatura ideal da água para um Betta é entre 26 e 28°C. Equipamentos como sistemas de filtragem, por exemplo, não exatamente necessários, no entanto, a presença de um sistema de filtragem proporciona mais equilíbrio ao aquário e, consequentemente, mais qualidade de vida ao peixe.

 

Plantas e iluminação para um aquário para peixe Betta

O Betta é uma espécie que permite plantas em seu aquário, tantos as naturais como as artificiais. Já a iluminação o é um fator mais estético. É necessário que o animal tenha o mínimo de claridade no ambiente para que ele tenha noção de quando é dia ou noite.

 

Por ser pulmonado, o peixe Betta sobe à superfície para pegar oxigênio.

Por ser pulmonado, o peixe Betta sobe à superfície para pegar oxigênio.

 

      

Territorialistas

Não se pode colocar mais do que um peixe Betta dentro de um mesmo aquário. Por serem animais territorialistas, se tiverem contato direto com outro da mesma espécie, podem brigar até a morte para defender seu território.

 

Alimentação

O ideal é que o Betta faça suas refeições duas vezes ao dia. Além da própria ração, é importante sempre buscar alimentos diferentes para que sua dieta seja completa. Recomenda-se oferecer artêmias, dafnias ou turbifex em dias alternados com a ração base.

Também é válido acrescentar que, principalmente em aquários sem sistema de filtragem, é importantíssimo disponibilizar a quantidade ideal de ração, para não haver sobra de alimentos, pois a sobra de ração ocasiona altos níveis de amônia e nitritos, que são extremamente nocivos ao peixe, podendo causar a sua morte.

Quer saber mais sobre como escolher um aquário para peixe Betta e dicas sobre cuidados? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo!

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora