Você sabe como fazer a manutenção do aquário?

Esta é uma dúvida recorrente, entre tantas outras, para pessoas que pensam em ter um peixe como animal de estimação. Na verdade, trata-se também de uma informação muito importante, pois se a higienização e a manutenção do aquário não forem realizadas adequadamente, os peixes adoecem e podem, inclusive, vir a óbito.

Pensando em evitar que isso aconteça, selecionamos 5 dicas importantes de limpeza para preservar a saúde do peixe. Confira!

 

1. Não troque toda a água do aquário

Ao contrário do que muita gente pensa, ao fazer a manutenção do aquário, não devemos descartar toda a sua água. Despeje metade em outro recipiente e, como uma redinha, coloque o peixinho dentro.

A água deve ser parcialmente conservada para não colocar em risco a vida do animal. 

 

2. Para a manutenção do aquário, use apenas uma esponja nova e limpa

Não devemos utilizar nenhum produto de limpeza para fazer a higienização do aquário. Desta forma, é possível garantir que eles não contaminarão a água e, consequentemente, não envenenarão o peixinho.

Para limpar aquele limo que vai acumulando no fundo e nas paredes do aquário, o ideal é utilizar uma esponja nova  – e que nunca tenha sido usada com detergente – e esfregar apenas com água limpa, sem nenhum tipo de produto.

 

Artigos Relacionados

 

3. Ao invés de lavar, aspire o fundo do aquário

Na verdade, para que o ambiente seja bom para o peixe, é preciso manter parte da “vida invisível” do aquário. E isso é possível ao aspirar o fundo do aquário ao invés de lavá-lo. Para essa tarefa, existem bombinhas próprias.

Aspirando o fundo das pedrinhas, não tiramos os micro-organismos que ficam no substrato, apenas sugamos a água para retirar as fezes dos peixes. Depois é só lavar as laterais com a esponja e jogar a água suja fora. 

O ideal, inclusive, é não remexer as pedras para não tirar as bactérias que ajudam a equilibrar a água do aquário.

 

Não remexer as pedras no fundo do aquário - Manutenção do aquário: 5 dicas de limpeza para a saúde do peixe

O ideal é não remexer as pedras no fundo do aquário para não tirar as bactérias que ajudam a equilibrar a sua água.

 

4. Cuidado ao colocar o peixe de volta no aquário

Na hora de colocar a água de volta no aquário, comece colocando a água limpa. O melhor é usar um outro recipiente e ir despejando aos poucos para que o líquido não caia com força e acabe destruindo o substrato no fundo. O mesmo cuidado vale na hora de complementar com a água preservada, mencionada no item 1.

Depois é só colocar o peixinho com aquela água que sobrou. Se colocarmos uma água totalmente nova, os peixes sentem que não há nenhum nutriente e podem morrer.

Leia também o artigo Troca parcial de água nos aquários.

 

 

5. Periodicidade da limpeza

Uma das questões mais frequentes que surgem quando se trata da manutenção de um aquário é o intervalo adequado para realizar esse processo essencial.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre a limpeza frequente e o acúmulo prejudicial de limo pode ser desafiador para os donos de aquários. Afinal, deixar a água do aquário encher-se de limo pode ter consequências prejudiciais para a saúde dos peixes residentes.

Portanto, a regra prática é observar o seu aquário atentamente e tomar medidas de limpeza sempre que você notar que a água está começando a adquirir uma tonalidade esverdeada, pois a manutenção regular é essencial para evitar que a água se torne tóxica devido ao acúmulo excessivo de nutrientes.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre manutenção do aquário? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

E-book Saiba Tudo Sobre Kinguios - baixe agora