Ver seu peixe no fundo do aquário é algo preocupante para a maioria dos aquaristas, principalmente aos iniciantes. A primeira coisa que vem à mente é que ele só pode estar doente. Mas o que causa essa situação?
Com o objetivo de auxiliar na busca de respostas, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.
Principais causas do peixe no fundo do aquário
O principal motivo que faz com que o peixe fique no fundo do aquário são:
doenças como íctio, problemas com a bexiga natatória, estresse, entre outros. Também pode se tratar de um comportamento normal da espécie. Por isso, para se chegar ao problema, é necessário estar atento aos detalhes e compreender tanto o histórico do peixe quanto do aquário. E manter a calma.
Caso seja realmente uma doença, o animal pode se recuperar, voltar a nadar e ainda viver por muito tempo.
Artigos Relacionados
- 5 erros mais comuns na alimentação dos peixes
- Meus peixes começaram a morrer no aquário. Saiba o que eu fiz!
Comportamento natural
Dependendo da espécie, pode ser um comportamento normal ficar durante tanto tempo no fundo do aquário. Conhecidos como peixes de fundo, esses animais costumam remexer o substrato buscando ração e restos, substâncias que fazem parte de sua dieta. Coridoras, labeos e bótias são exemplos de peixes que têm essa prática.
Geralmente, esses peixes transitam pelo fundo do aquário, subindo de vez em quando e logo voltando para o fundo novamente. Alguns podem, inclusive, se enterrar no substrato e ficar imóveis por longos períodos.
Peixe no fundo do aquário também pode significar que o animal está em repouso. Além de ficarem paradas, algumas espécies chegam até a apresentarem mudança de cor enquanto dormem. Um exemplo disso é o tetra neon, que perde sua tonalidade azul e vermelha e fica com uma aparência transparente. Uma dica é observar se o peixe apresenta essa característica apenas nas horas em que a luz está apagada, pois provavelmente ele está apenas dormindo e retornará ao normal assim que a iluminação voltar, seja ela a natural do ambiente ou a do aquário.
Características do aquário
A causa do peixe no fundo do aquário pode estar nas características do próprio ambiente, ou seja, ele pode estar causando cansaço e estresse ao peixe . Isso pode acontecer quando o fluxo de água está muito forte, fazendo com que o peixinho tenha que se manter nadando contra a corrente o tempo todo. Depois de algumas horas, ele pode não conseguir manter o esforço e acaba indo para o fundo, sem forças.
A temperatura também pode ser outra causa. Quando o aquário está muito quente, há a diminuição da oxigenação e o aumento da quantidade de bactérias que consomem oxigênio, além de aumentar o metabolismo do peixe que, por consequência, produz mais detritos, poluindo o ambiente e diminuindo ainda mais a disponibilidade de oxigênio.
Esses fatores fazem com que os peixes procurem o fundo do aquário, local onde a água está mais fria e com mais oxigênio. Para detectar e tratar problemas na temperatura do aquário, existem ferramentas como termômetros e termostatos.

Dependendo da espécie, pode ser um comportamento normal ficar durante tanto tempo no fundo do aquário.
Doenças
Peixe no fundo do aquário também pode ser devido a distúrbios da bexiga natatória ou íctio.
A bexiga natatória auxilia o peixe na capacidade de flutuar e quando ocorre o distúrbio, o animal perde o controle e pode nadar de maneira desgovernada, boiar na superfície ou ainda se deslocar, com movimentos caóticos, no fundo do aquário.
Já o íctio afeta o peixe com pontos brancos pelo corpo, e pode fazer com que ele fique tanto na superfície buscando ar, quanto parado no fundo do aquário. Trata-se de uma doença que tende a se desenvolver mais em ambientes frios, portanto, é mais comum no inverno.
Ambos os problemas podem ser tratados com facilidade, porém é preciso buscar ajuda especializada para que haja êxito nos resultados.

A bexiga natatória auxilia o peixe na capacidade de flutuar.
A prevenção é cuidar das condições do aquário
A melhor maneira de evitar qualquer um desses problemas é sempre estar atento às condições do aquário.
Um ambiente sujo, com espuma, superlotado ou pequeno pode tornar seus habitantes estressados, cansados, mal nutridos e com muito mais chances de ficarem doentes e acabarem se depositando no fundo do aquário.
Cuidar do aquário diminui a incidência de males e facilita o tratamento, caso estes ocorram.
Ficou com alguma dúvida sobre peixe no fundo do aquário ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar!