Como já é sabido, os gatos são animais com costumes próprios e marcantes. Muitos de seus comportamentos são refletidos instantaneamente em suas rotinas e até na saúde.

Dessa maneira, é essencial que o tutor esteja sempre atento às mudanças mais sutis, já que estas podem afetar diretamente o pet. Mas como proceder, então, quando as mudanças são mais drásticas, como por exemplo, um novo lar? 

Para auxiliar nessa questão, elaboramos este artigo com dicas para uma melhor adaptação dos gatos. Confira!

 

1. Alterações de rotina influenciam no comportamento

Pelo fato dos gatos serem animais de hábitos distintos, situações nas quais sentem medo, desconfiança e estresse podem afetar diretamente o comportamento dos felinos.

Um simples cheiro diferente, barulhos e a chegada de uma outra pessoa, seja ela visita ou membro novo na família, podem trazer grandes alterações no comportamento do animal e até na saúde. 

 

Artigos Relacionados

 

2. Sinais de falta de adaptação dos gatos

Normalmente, o gato dá sinais de que não está se adaptando a um novo ambiente, seja numa situação de adoção ou mesmo na mudança de casa com a família.

Uma simples troca de um objeto ou até mesmo da rotina do felino pode desencadear significativamente um quadro de estresse grande ao animal.

Um dos principais sinais de falta de adaptação dos gatos é quando eles se mantêm mais tempo escondidos, quando há diminuição na alimentação, agressividade e até alteração no trato genito-urinário, como presença de sangue na urina (hematuria), ou cistite idiopática felina (C.I.F) que tem como principal estopim o estresse, devido à alteração ou alguma mudança no ambiente em que vivem.

 

3. Segredo para a adaptação dos gatos às mudanças

Para melhorar a adaptação e acertar na mudança é preciso, inicialmente, descobrir a causa do que está levando o animal ao fator de estresse. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil.

O primeiro passo a ser dado é investir no enriquecimento ambiental de onde o gato vive, com brinquedos interativos, aromaterapia, brinquedos com estimulação aromática (como a Cat Nip, mais comumente conhecida como erva do gato) e feromônios ambientais (utilizados em difusores elétricos ou em spray). Dessa forma, é possível deixar o pet mais tranquilo e confiante no novo ambiente.

Investir no enriquecimento ambiental - 5 dicas para adaptação dos gatos em um novo lar

O primeiro passo a ser dado para adaptação dos gatos é investir no enriquecimento ambiental de onde eles vivem, com brinquedos e estímulos.

 

4. Chegada de um novo membro

Quando o fator de estresse se dá pela chegada de um novo membro (gato) ao mesmo ambiente, é importante salientar que até ocorrer a fase de aceitação entre eles, o ideal é separar os comedouros e bebedouros e caixas sanitárias.

Isso é necessário pelo fato de que os felinos costumam praticar bullying entre si, o que pode fazer com que o novo membro fique sem se alimentar e até sem defecar e urinar, devido ao medo e até à agressão dos felinos mais antigos que ali já residem.

 

5. Respeito acima de tudo

É fato que os felinos são animais muito observadores, criteriosos e metódicos, no entanto, eles também têm sentimentos. Por isso, além de oferecer amor, carinho e cuidados, é essencial que respeitemos seus gostos e hábitos.

 

Colaboração: Bárbara Tonin Breda

Bárbara Tonin Breda

Bárbara é veterinária especialista em clínica médica e cirúrgica de felinos.

Atua na Clínica É o Bicho, em Sumaré (SP).