Nossa seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018 homenageia hoje a Alemanha por meio da força do Pastor Alemão.
Com o objetivo de criar um cão de utilidade altamente qualificado, no fim do século XIX, o capitão Von Stephanitz liderou uma seleção metódica a partir das variedades de cães pastores alemães do Centro e do Sul da Alemanha, com o cruzamento com um Pastor escocês.
A primeira aparição do Pastor Alemão foi na exposição de Hanôver, em 1892. Durante a Primeira Guerra Mundial, o cão mostrou que era capaz de detectar gases de combate e auxiliar na prestação de socorro, além de servir como sentinela.
O Pastor Alemão acabou se tornando padrão do cão de utilidade e, graças à sua beleza e eficiência, e o cão número 1 na cinofilia mundial.
A popularidade do Pastor Alemão aconteceu por meio de dois cães, ambos astros do cinema: Strongheart e Rin Tin Tin.
Cães dessa raça possuem força e elegância em seus movimentos, que se revelam de grande amplitude rentes ao solo. Seu nome de origem é Deuschter Schäferhund, mas também é conhecido como Pastor da Alsácia, Cão Lobo e Cão da Alsácia. É um animal das raças grandes, pesando entre 22 a 40 kg.
Cão afetuoso e de fiel companhia, é ideal para trabalhos como pastoreio, guerra, resgate, defesa e guia para deficientes visuais.
Temperamento do Pastor Alemão
Costuma ser autoconfiante, bem equilibrado, corajoso, inteligente, dócil e possui instinto de luta e um dos melhores faros.Também é leal e gosta muito de obedecer.
É a educação que condiciona seu comportamento futuro. É um animal que necessita de espaço, mas se adapta bem em apartamentos, desde que possa passear todos os dias. No entanto, não suporta a solidão.
Conheça algumas das características mais expressivas do Pastor Alemão
Cabeça
É bem proporcionada ao porte, O comprimento do crânio equivale ao do chanfro nasal, que é retilíneo. O stop não é muito pronunciado,e o focinho é coniforme. Possui dentadura robusta e lábios secos.
Olhos
Amendoados, levemente oblíquos e não proeminentes. Possui expressão viva e é da cor mais escura possível.
Orelhas
De tamanho médio, firmes, portadas, retas e simétricas. Possui as extremidades pontiagudas e suas conchas são voltadas para frente.
Corpo
De tamanho médio, levemente mais comprido que alto. Sua ossatura é seca, de construção sólida. Possui pescoço e dorso musculosos, peito profundo, lombo largo e fortemente desenvolvido e sua garupa é longa e ligeiramente oblíqua.
Membros
Os anteriores são retos, paralelos e secos. Os posteriores, ligeiramente inclinados para trás e as patas possuem dígitos bem juntos.
Cauda
Tufosa, portada caída, com uma ligeira curva.
Pelo
Pelos duplo com subpelo. O pelo de cobertura é denso, reto, áspero e bem assentado. É curto na cabeça, na face anterior dos membros e patas; e mais longo e farto no pescoço. Alonga-se na face posterior dos membros, formando culotes. O pelo longo é uma falta eliminatória.
Pelagem
É preta, com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, com manto e máscara pretos. Pequenas e discretas manchas brancas no antepeito e seu subpelo é cinza suave.
Você conhece mais alguma característica do Pastor Alemão? Compartilhe conosco! Conheça também o Fila Brasileiro, raça que representa o Brasil em nossa seleção de cães.