Que tal conhecer mais sobre uma seleção de raças caninas?

Se o futebol é uma paixão nacional e nenhum outro esporte mobiliza tanto os brasileiros, os cachorros são para nós sinônimo de puro amor.

Estamos às vésperas da Copa do Mundo 2018 e como amamos os cães, nas próximas semanas compartilharemos em nosso blog informações e curiosidades sobre as mais diversas raças caninas originárias dos países que participarão deste Mundial.

A cada publicação, serão abordados dados históricos, características físicas, temperamentais e comportamentais de raças caninas dos mais variados tamanhos, portes e utilizações. Também será  possível conferir dicas sobre como criá-los e quais cuidados cada um deles demanda para ser feliz e saudável.

 

Nosso amor pelos cães

Segundo uma Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44% dos domicílios no país possuem pelo menos um cachorro e que a população de pets é maior do que o número de crianças no Brasil. São mais de 100 milhões distribuídos nos lares brasileiros, 60% superior à de crianças.

O vira-lata pode até ser o cachorro preferido do brasileiro, no entanto, esse mesmo levantamento demonstra ainda que são os cães de raça que habitam os lares do Brasil. E dos 44% dos domicílios do país que possuem pelo menos um cachorro, 44,7% dos cachorros das pessoas entrevistadas no estudo têm raça definida.

 

Diferentes raças caninas para diferentes funções

Hoje existem mais de 300 raças de cachorros, que desempenham diferentes funções como guarda, caça, pastoreio, companhia, etc, e é como se o DNA de cada uma das raças trouxesse parte de seu “manual de instruções”. A raça do cachorro é formada pelas funções que ele deve ter, por isso, quanto mais pura ela for, mais o animal se valerá de características específicas para poder extravasar a energia e a frustração em excesso.

A maioria das raças de cachorros foi criada pelo homem para servir a um determinado propósito. No Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) divide os cães em 11 grupos:

Grupo 1 (pastores e boiadeiros),

Grupo 2 (pinschers, schnauzers e molossoides),

Grupo 3 (terriers),

Grupo 4 (dachshunds),

Grupo 5 (spitz e cães primitivos),

Grupo 6 (farejadores e raças assemelhadas),

Grupo 7 (apontadores),

Grupo 8 (retrievers, levantadores e cães d’água),

Grupo 9 (cães de companhia e toys),

Grupo 10 (galgos) e

Grupo 11 (raças com registro provisório).

 

Mundo canino

No entanto, independentemente do grupo a que pertença, o cão enxerga o mundo primeiro por meio do focinho, depois com os olhos e por último com os ouvidos, e o vê de maneira bastante organizada, com regras definidas e claras a obedecer, além de uma hierarquia bem estabelecida de funções e status, seja qual for a sua raça.

São esses os pontos que abordaremos nas próximas semanas: a maneira que cada raça vê o mundo e como se vê no mundo.

 

Embarque conosco nesta viagem e conheça os cães campeões em pesquisas e buscas na internet.  Para dar início a esse passeio, nada mais justo que começar pela nossa casa. E para representar o Brasil, o cão selecionado entre nossas raças caninas foi o  Fila Brasileiro.