Aquário de vidro ou aquário de acrílico, qual é o melhor?

Quem é aquarista ou gosta muito de aquário já deve ter ouvido falar da comparação entre o aquário de vidro e o aquário de acrílico. 

O aquário em acrílico é considerado por muitos como mais bonito porque, além de proporcionar uma visibilidade mais nítida, o material ainda permite que os aquários sejam criados em formatos diferenciados que o vidro não permite. 

Entretanto, atualmente, 90% dos aquários comercializados são os de vidro. Saiba por que isso acontece, quais são as diferenças, as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Visibilidade

O acrílico oferece uma visibilidade melhor, com mais nitidez e, dependendo do tipo de acrílico, acaba sendo mais transparente que o próprio vidro, pelo fato do segundo ter misturas em sua composição. 

Atualmente, também é utilizado vidro extra clear na montagem de aquários. Trata-se de um vidro mais transparente, tanto que em comparação com o acrílico, eles são quase iguais, embora o acrílico ainda seja um pouco mais transparente.

 

Resistência

No quesito resistência, são equivalentes, porém um aquário de acrílico suporta mais vibração e dilatação que o de vidro. Como o vidro é um material mais rígido, o risco de ocorrer uma trinca é maior.

 

Leveza

Existe diferença quanto à leveza dos materiais. Comparando um vidro e um acrílico, ambos de três milímetros, por exemplo, o acrílico será mais leve do que o vidro. Evidentemente que, conforme o aquário for sendo montado e reforçado, ele poderá ficar mais pesado, mas o acrílico é, sim, mais leve que o vidro. 

 

Facilidade de manutenção

O acrílico risca com extrema facilidade, portanto não pode ter contato com qualquer produto e requer alguns cuidados especiais que, muitas vezes, não são necessários quando o aquário é de vidro. Sendo assim, existem limpadores específicos para acrílico. São esponjas e espumas próprias para limpeza interna e esponjas e panos próprios para se fazer a limpeza externa, para que o aquário não fique riscado ou até mesmo manchado.

 

Artigos Relacionados

 

Custo

Apesar de serem mais utilizados no exterior, no mercado nacional, os aquários em acrílico ainda não são tão comercializados devido ao seu custo, que é muito elevado. Mesmo sendo mais leve, teoricamente mais resistente e proporcionar uma visibilidade melhor em relação ao vidro, ainda está fora da realidade do mercado nacional. Para se ter uma ideia do custo, um aquário de acrílico, do mesmo tamanho de um de vidro, pode custar o dobro ou até o triplo do valor. 

 

Aquário de vidro ou aquário de acrílico?

Desta forma, levando em consideração a nossa realidade, em conjunto com todos os custos envolvidos, ainda aconselhamos o  aquário em vidro, pois por mais que ele não seja tão nítido quanto o acrílico, ainda apresenta melhor custo/benefício em relação à montagem, entrega e manutenção.

 

Observação importante

É importante ressaltar que às vezes as pessoas veem aquários com a frente curvada e logo pensam que são em acrílico, mas na verdade, são em vidro. São aquários importados, principalmente modelos Boyu, com tecnologia diferenciada e preço mais baixo que o acrílico, porém, muito bonitos e com melhor custo/benefício para o aquarista. 

 

E você, aquarista, prefere aquário de vidro ou aquário de acrílico? Compartilhe com a gente sua opinião!

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora