Inverno chegando, é hora de se agasalhar.

Entretanto, para quem tem animal de estimação, uma questão paira no ar: cachorro sente frio? Até mesmo os mais peludinhos?

Se você também compartilha dessa dúvida, confira as orientações que preparamos!

 

Cachorro sente frio, sim!

Os cachorros têm uma reação similar à de seus donos, por isso, assim como os seres humanos, buscam formas ou locais para se manterem mais aquecidos.

Na realidade, com a mudança climática, podem até ficar gripados.

Os animais que possuem pelagem densa ou com mais gordura corporal sentem menos frio, pois estas auxiliam no controle do calor do corpo.

Já os pets menores, com pouca pelagem e baixo nível de gordura, tendem a sentir mais frio, devendo receber cuidados extras.

 

Como identificar quando o cachorro sente frio

Quando tem frio, o cachorro passa muito tempo deitado, encolhido e dormindo.

Ter tremedeira e ficar por mais tempo perto de humanos ou de outros animais também são comportamentos de quem está tentando se aquecer de alguma forma.

Comer mais que o normal é outro sinal. A ingestão extra é para aquecer o corpo, pois o organismo consome mais energia tentando manter a temperatura média de 39°C e, dessa forma, faz com que o animal sinta mais fome.

 

Artigos Relacionados

 

Se cachorro sente frio, como resolver?

Confira 6 cuidados a serem tomados quando o cachorro sente frio. 

1. Agasalhe o pet

Assim como nós nos agasalhamos no inverno, colocar uma roupa no pet é a melhor forma de aquecê-lo, ainda mais se ele possuir uma pelagem mais curta.

2. Forre o local onde o cachorro dorme

Em temperaturas mais altas, é normal que o pet prefira o chão frio, para poder se “refrescar”. No entanto, durante o inverno, essa prática não é recomendada.

Na hora de dormir, o ideal é preparar um cantinho especial, longe do vento e com um cobertor para deixá-lo quentinho.

cantinho forrado - Cachorro sente frio? Confira 6 cuidados importantes para o inverno

Na hora de dormir, prepare um cantinho especial forrado, longe do chão frio e do vento e com um cobertor para deixar o pet quentinho.

 

3. Evite passeios nos horários mais gelados

O vento frio pode provocar inflamações no ouvido, causando dores no pet.

Além disso, a diminuição da temperatura pode levar à hipotermia (temperatura corporal abaixo de 37°C) provocando falta de oxigênio, diminuição da frequência cardíaca, tremores, perda de consciência e rigidez muscular.

Por isso, para os passeios, priorize os horários com mais sol ou com aumento da temperatura.

4. Seque-o bem após o banho

Quando exposto à umidade, além de problemas de pele devido à proliferação de microrganismos, no frio o cãozinho também pode ter hipotermia.

5. Aumente o intervalo entre as tosas

No frio, é importante aumentar o intervalo entre as tosas para que o pet conte com a barreira natural gerada pela pelagem.

Porém, as tosas higiênicas devem ser mantidas, assim como a escovação dos pelos médios e longos, para evitar a formação de nós.

6. Vacine contra a gripe

No inverno, o cachorro está propenso a desenvolver o vírus da gripe no organismo com maior facilidade, colaborando, inclusive, para a transmissão a outros pets.

Por isso, é importante manter a vacinação em dia e consultar um veterinário caso ele apresente os sintomas da doença.

Tomando esses cuidados, o tutor garante o conforto, o bem-estar e a plena saúde do seu melhor amigo!

 

A Agrosete

A Agrosete conta com uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas e melhor atender você e seu pet, para que ele esteja sempre aquecido, saudável e feliz.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida se cachorro sente frio? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!