Saiba qual é a diferença entre carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso.

Atualmente a pesca conta com uma infinidade de equipamentos: são diferentes tipos de molinetes, varas, iscas e também, uma grande variedade de marcas.

O que mais vem aumentando são os modelos de carretilha. Hoje, além das carretilhas com carretel fundo, considerado o tipo mais tradicional, é possível encontrar também carretilhas de perfil baixo, com carretel raso, também conhecido como carretel aliviado, cuja demanda vem crescendo a cada dia.

Mas nem todos sabem qual é a diferença entre carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso. Para ajudar a diferenciar os dois tipos de equipamentos, continue a leitura!

 

Qual é a diferença entre carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso?

Para entender a diferença entre ambas é preciso saber a finalidade de cada uma delas. Confira!

 

Carretilha de carretel fundo

A carretilha de carretel fundo é ideal para a pescaria na qual é preciso utilizar uma libragem de linha maior, mais grossa, sem a necessidade de haver uma linha de cama (ou seja, uma linha para encher o carretel). 

Esse tipo de carretilha é utilizado quando a pescaria é em rios onde a linha precisa aguentar mais peso e ter mais resistência.

 

Carretilha de carretel raso

Já o carretel raso, também conhecido como carretel aliviado, é utilizado na pescaria finesse. Trata-se de uma modalidade de pesca que utiliza uma vara com libragem mais leve (entre 10 e 12 libras) e uma linha mais fina.

Para atender esses requisitos, é necessário que a carretilha também seja mais leve, ou seja, com um carretel aliviado.

Carretel raso - Carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso: qual a diferença?

O carretel raso também é conhecido como carretel aliviado.

 

Por que existe diferença entre carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso?

Antes da existência do carretel raso, para utilizar uma linha mais fina, era preciso fazer uma cama na carretilha, ou seja, colocar uma linha por baixo para dar volume e consequentemente não utilizar tanta linha fina para carregar a carretilha.

Isso acontecia porque as linhas finas, também conhecidas como multifilamento, são mais caras, o que dificulta encher um carretel com elas. Dessa maneira, era comum utilizar como cama uma linha mais barata e, por cima, colocar linhas finas, principalmente, as de multifilamento.

Com a demanda e o avanço da tecnologia, as indústrias passaram a produzir as carretilhas de carretel raso, que ficam cheias com a linha fina, sem precisar do auxílio de uma outra linha.

Além de ser um equipamento mais leve em relação ao carretel fundo, e mais econômico por conta da quantidade linha, o carretel raso ainda tem a vantagem de melhorar o desempenho no arremesso durante a pescaria.

 

Leia também:

 

Locais ideais para utilizar carretel raso

O carretel aliviado é ideal para pescarias na região Sudeste de nosso país, principalmente em represas como as de Nazaré Paulista, Igaratá, Paraibuna, e nas pescarias de robalos nos mangues.

Represas do Sudeste - Carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso: qual a diferença

O carretel raso é ideal para pescarias em represas na região Sudeste do país.

 

Carretilha de carretel raso na Agrosete

Na Agrosete você encontra carretilha finesse para pesca com a qualidade e o atendimento que só uma loja com mais de 30 anos de mercado pode oferecer.

Faça uma visita a uma de nossas lojas, localizadas em Sumaré e Hortolândia (SP), ou se preferir, peça pelo botão futuante do WhatsApp que você encontra no canto inferior esquerdo do blog. Para mais informações, entre em contato conosco via site.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a diferença entre carretilha de carretel fundo e carretilha de carretel raso? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!