Se você se pergunta “ Qual peixe posso colocar junto com o betta?” confira a resposta para montar o seu aquário.

O betta é uma espécie de peixe conhecida por sua beleza e capacidade de se adaptar a diversas condições. Por isso, também é o peixe mais indicado para quem quer começar a montar um aquário.

Entretanto, trata-se de uma espécie que costuma ser muito territorialista e que tem fama de não se dar bem com outros peixes.

Diante disso, na hora de montar um aquário, pode surgir a pergunta: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?” Se essa também é a sua dúvida, confira nossas orientações.

 

Peixe betta com outras espécies

O peixe betta pode, sim, ser colocado com outros peixes em um aquário.

Apesar de ser territorial, ele consegue viver com outros peixes, entretanto, isso dependerá da espécie, dentre outros fatores, como parâmetros de água compatíveis a todas as espécies que vão habitar o aquário. Confira também Adaptação dos peixes: como garantir a saúde de um novo habitante.

Agrosete - Acesse agora!

 

Qual peixe posso colocar junto com o betta?

A resposta para essa pergunta vai depender do sexo do peixe betta. Leia também Como saber se o peixe é macho ou fêmea?

 

Betta fêmea

As fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas e com os mesmos tipos de peixe que os machos.

 

Betta macho

Já os machos, de forma geral, não podem viver com nenhum peixe da mesma espécie, e nem da subordem dos Anabantídeos, como é o caso de gouramis, colisas, entre outros.

O betta macho também não costuma se dar bem com outros peixes parecidos com ele, como por exemplo, peixes que têm cauda e barbatanas parecidas com as do betta. Por outro lado, peixes muito grandes também podem acabar atacando o betta.

Quando nos perguntamos “Qual peixe posso colocar junto com o betta?”, dentre as espécies que podem conviver com ele estão: Coridoras, Neon, Tetra Foguinho, Rasboras Arlequim, Rodostomus, Otocinclus e muitos outros.

 

Fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas - Qual peixe posso colocar junto com o betta?

As fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas e com os mesmos tipos de peixe que os machos.

 

Responsabilidade do aquarista

É importante mencionar que o bem-estar dos peixes é de completa responsabilidade do aquarista.

E para montar um aquário com betta de forma consciente e responsável é essencial lembrar que o betta precisa das mesmas atenções de qualquer outra espécie: um aquário de tamanho adequado para ele e qualquer outro morador a mais que o aquário venha a ter, um filtro bem dimensionado, alimentação de qualidade e respeito aos parâmetros de temperatura e pH da espécie.

Saiba como Montar um aquário para peixe betta.

 

Artigos Relacionados

 

Respeito ao temperamento

Assim como os cães e os gatos, cada peixe tem seu próprio temperamento. Dessa forma, é importante observar como os peixes se comportam entre si e, caso seja preciso, separar os peixes que não conseguem se dar bem.

O ideal, em caso de dúvidas, é procurar por um especialista ou aquarista experiente, para garantir que seus peixes vivam saudáveis e felizes.

Você ainda está se perguntando: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?” ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Colaboração: Rodrigo Matos

Rodrigo Matos

Rodrigo é do Rio de Janeiro (RJ), aquarista há mais de 20 anos, é especialista em aquários plantados e gerencia o site peixeseaquarismo.com, onde fala de tudo sobre o mundo do aquarismo.

E-book Guia Sobre o Peixe Betta - Baixe agora!