Qual peixe posso colocar junto com o betta? Confira!

Qual peixe posso colocar junto com o betta? Confira! 1

Se você se pergunta “ Qual peixe posso colocar junto com o betta?” confira a resposta para montar o seu aquário.

O betta é uma espécie de peixe conhecida por sua beleza e capacidade de se adaptar a diversas condições. Por isso, também é o peixe mais indicado para quem quer começar a montar um aquário.

Entretanto, trata-se de uma espécie que costuma ser muito territorialista e que tem fama de não se dar bem com outros peixes.

Diante disso, na hora de montar um aquário, pode surgir a pergunta: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?” Se essa também é a sua dúvida, confira nossas orientações. 

 

Peixe betta com outras espécies

O peixe betta pode, sim, ser colocado com outros peixes em um aquário.

Apesar de ser territorial, ele consegue viver com outros peixes, entretanto, isso dependerá da espécie, dentre outros fatores, como parâmetros de água compatíveis a todas as espécies que vão habitar o aquário. Confira também Adaptação dos peixes: como garantir a saúde de um novo habitante.

 

Qual peixe posso colocar junto com o betta?

A resposta para essa pergunta vai depender do sexo do peixe betta. Leia também Como saber se o peixe é macho ou fêmea?

 

Betta fêmea

As fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas e com os mesmos tipos de peixe que os machos.

 

Betta macho

Já os machos, de forma geral, não podem viver com nenhum peixe da mesma espécie, e nem da subordem dos Anabantídeos, como é o caso de gouramis, colisas, entre outros.

O betta macho também não costuma se dar bem com outros peixes parecidos com ele, como por exemplo, peixes que têm cauda e barbatanas parecidas com as do betta. Por outro lado, peixes muito grandes também podem acabar atacando o betta. 

Quando nos perguntamos “Qual peixe posso colocar junto com o betta?”, dentre as espécies que podem conviver com ele estão: Coridoras, Neon, Tetra Foguinho, Rasboras Arlequim, Rodostomus, Otocinclus e muitos outros.

 

Qual peixe posso colocar junto com o betta? Confira! 2

 

Responsabilidade do aquarista

É importante mencionar que o bem-estar dos peixes é de completa responsabilidade do aquarista.

E para montar um aquário com betta de forma consciente e responsável é essencial lembrar que o betta precisa das mesmas atenções de qualquer outra espécie: um aquário de tamanho adequado para ele e qualquer outro morador a mais que o aquário venha a ter, um filtro bem dimensionado, alimentação de qualidade e respeito aos parâmetros de temperatura e pH da espécie.

Saiba como Montar um aquário para peixe betta.

 

Artigos Relacionados

 

Respeito ao temperamento

Assim como os cães e os gatos, cada peixe tem seu próprio temperamento. Dessa forma, é importante observar como os peixes se comportam entre si e, caso seja preciso, separar os peixes que não conseguem se dar bem.

O ideal, em caso de dúvidas, é procurar por um especialista ou aquarista experiente, para garantir que seus peixes vivam saudáveis e felizes.

Você ainda está se perguntando: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?” ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Colaboração: Rodrigo Matos

Qual peixe posso colocar junto com o betta? Confira! 3

Rodrigo é do Rio de Janeiro (RJ), aquarista há mais de 20 anos, é especialista em aquários plantados e gerencia o site peixeseaquarismo.com, onde fala de tudo sobre o mundo do aquarismo.

E-book O Guia sobre o peixe betta - baixe agora


Alan Maia

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Inscrever
Notificar de
10 Comentários
mais antigos
mais recentes mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Elen
1 ano atrás

Tenho um betta macho e 5 tetras neons em um aquario de 100L. Qual outro peixe posso colocar?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Elen

Oi, Elen.
Você pode colocar peixes da família dos tetra, pois são peixes pacíficos, não são agressivos e vão formar um cardume bem bonito no seu aquário.

Sthurty
1 ano atrás

Somente o beta que não precisa de oxigênio no aquário? Ou tem outro que posso colocar no mesmo aquário que não terei problemas por não ter bombinha de oxigênio?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Sthurty

Oi, Sthurty.
A família dos betta, colisa, Tricogaster podem ser colocados em aquário sem bomba, mas quando o aquário tem mais de um peixe, o problema que causa a morte dos peixes não é o oxigênio e sim amônia e nitrito, que são duas substâncias que criam dentro do aquário por não ter um sistema de filtragem. Por isso o aconselhável é manter apenas um betta.

Yury
1 ano atrás

Tenho um aquário de 10 l com filtragem, termostato nele tem um beta, posso colocar outro peixe junto dele ?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Yury

Oi, Yuri.
O aquário tem um tamanho legal, mas dependendo do peixe que colocar com o betta, você terá problemas. Dessa forma, sugerimos que seja uma coridora, um cascudo ou limpa-vidro, por exemplo, que são peixes que não terão nenhum tipo de problema com o betta.

Alessandra
1 ano atrás

Olá, tudo bem?
Tenho um aquário de 40 litros e apenas um peixe betta macho.
Quais peixes de fundo posso colocar com ele sem ter problemas?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Alessandra

Oi, Alessandra.
Você pode colocar cascudinho, coridora, mocinha e até curbícula. Dos peixes de fundo de aquário, podem ser praticamente todos.

Daniel
1 ano atrás

Posso colocar betta fêmea junto com os kinguios?

Admin
1 ano atrás
Reply to  Daniel

Oi, Daniel.
A fêmea também é agressiva como o betta macho, então ela pode começar a perseguir o kinguio, então você pode tentar e acompanhar. Caso aconteça, será preciso separar.