Todas as pessoas que têm o intuito de montar um aquário marinho precisam ter, por menor que seja, algum conhecimento sobre aquários de água doce, pois animais marinhos possuem, cada qual, suas particularidades e estas devem ser respeitadas, para garantir tanto a beleza quanto a saúde do aquário.

 

Aquário marinho: hábitos particulares

Por si só, o aquário marinho, com suas cores e habitantes, já nos convida a procurar saber mais sobre o hábito de cada animal. No entanto, para se montar um aquário marinho, é preciso, em primeiro lugar, planejar quais animais vão habitá-lo e, a partir daí procurar informações sobre eles, para saber, por exemplo se estes são compatíveis entre si. Posteriormente, conforme o aquário vai tomando forma e se desenvolvendo, o aquarista vai aprendendo e se aprofundando em universo de novas descobertas.

 

Peixes e corais num mesmo ambiente

Em sua grande maioria, peixes e corais podem conviver num mesmo ambiente, no entanto, existem algumas exceções, pois alguns peixes, por sua própria natureza, acabam por comer algumas espécies de corais, já que no oceano esta é uma das suas bases de alimentação.

Da mesma forma, os corais também são compatíveis, desde que se respeite o espaço de cada um, pois dependendo de cada família, se ficarem se esbarrando podem sofrer com sérios danos causados aos seus tecidos.

 

Manutenção do aquário marinho

Independentemente de se tratar de um aquário de água salgada, não há diferença no que diz respeito à manutenção, pois esta deve ser feita a cada 20, 25 ou 30 dias, limpando, higienizando o ambiente e fazendo a troca parcial de sua água, considerando também a quantidade de água que cada aquário armazena.

 

Móvel específico para aquário marinho

O móvel em que vai ficar é uma das peças-chave para a montagem do aquário marinho, pois ele precisa suportar o peso que pode variar de 20 kg a 1000 kg. Isso se dá devido ao tamanho do vidro escolhido e, dependendo da decisão, o móvel precisa ter, ou não, mais espaço para comportar também a aparelhagem do aquário.

 

Equipamentos necessários

O aquário de água salgada necessita de alguns equipamentos para que a saúde de seus habitantes esteja segura. É preciso que haja:

-Filtragem mecânica: equipamentos que auxiliam  na limpeza e purificação da água.

-Filtragem biológica: mídias para conservar as bactérias que ajudam no equilíbrio do aquário, bactérias essas que podem ser introduzidas manualmente pelo aquarista (chamadas de ativadores biológicos), ou podem criar no aquário no decorrer dos meses.

-Iluminação: a iluminação no aquário tem influência na vida dos peixes. Os equipamentos mais atualizados do mercado, hoje em dia, fazem dentro de casa a simulação de como é o sol para os animais. Inclusive, possuem as fases amanhecer, entardecer e anoitecer. Desta forma, é possível obter um melhor resultado a todos os habitantes do sistema.

-Aquecedor com termostato: muito importante para manter a consistência da temperatura no aquário, auxilia para que a temperatura da água não fique em constante mudança, mantendo alta a imunidade dos animais e ajudando a evitar doenças. Vale lembrar que existem aquecedores com ou sem termostato.

-Cooler ou Chiller: ambos são usados em todo tipo de aquário e são muito importantes para os dias quentes, pois ajudam a baixar a temperatura da água.

-Skimmer: em particular, este equipamento é usado em aquários marinhos e tem a função de condensar a água, retirando algumas partículas orgânicas do sistema e armazenando-as em um “copo coletor”. É uma ferramenta que facilita muito a vida dos aquaristas.

 

Importante

Independentemente do aquário, durante o tempo de análise sobre a possibilidade de montá-lo ou não, é importante também considerar a pós-montagem, pois todos os habitantes do sistema têm suas exigências e particularidades e, para dar uma vida saudável a todos, é preciso respeitar essas particularidades, não economizando esforços para buscar informações e aprendizado sobre o tema. E isso tudo deve ser encarado como prazer de se ter o aquário e não como um trabalho extra.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como montar um aquário marinho? Deixe seu comentário. Teremos satisfação em ajudar!

 

Colaboração: Kayo Alves

Aquarista e entusiasta, compõe a equipe da Agrosete há mais de três anos.