No dia 29 de junho comemora-se o Dia do Pescador. Mas você sabe por que essa é a data escolhida?

Com o intuito de esclarecer essa dúvida e algumas outras em relação à atividade da pesca, elencamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

 

29 de junho: Dia do Pescador

O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho porque essa é a data em que é celebrado o Dia de São Pedro, considerado o padroeiro dos pescadores.

Segundo os Evangelhos, São Pedro era pescador no Mar da Galileia antes de se tornar um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

A data acabou sendo adotada em todo o mundo como um dia para homenagear os pescadores e reconhecer a importância da pesca para a economia e cultura de muitos países.

 

Tipos de pesca no Brasil

Confira as modalidades de pesca definidas pela legislação brasileira.

 

1. Pesca artesanal

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, no Brasil são cerca de um milhão de pessoas que trabalham com a pesca artesanal.

A pesca artesanal é realizada, normalmente, por profissionais autônomos ou por famílias que vivem da comercialização do pescado, em comunidades ribeirinhas.

Dessa forma, trata-se de uma produção de menor escala, que utiliza embarcações menores.

 

2. Pesca comercial

Já a pesca comercial é realizada ao longo de toda a costa brasileira, que conta com 8,5 mil quilômetros de extensão, segundo dados da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca.

A atividade é regida pela Lei 11.959, de 29 de junho de 2009, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura.

 

3. Pesca industrial

Feita em maior escala, a pesca industrial é voltada a processos industriais e à exportação. 

Trata-se de um tipo de pesca praticado tanto por pessoa física quanto por empresas e que envolve pescadores profissionais, empregados ou regime de parceria, utilizando embarcações de pequeno, médio ou grande porte.

 

4. Pesca científica

A pesca científica é a praticada por pessoa física ou jurídica, com a finalidade de pesquisa.

 

5. Pesca de subsistência

É a pesca praticada com fins de consumo doméstico ou negócios sem fins lucrativos.

 

5. Pesca amadora

Tipo de pesca praticado por brasileiro ou estrangeiro, que tem como finalidade o lazer ou o esporte.

 

Artigos Relacionados

 

7 dicas para se tornar um pescador

Se você se interessa pela atividade, além de saber quando e por que é celebrado o Dia do Pescador, pode estar se perguntando sobre como iniciar no hobby.

Para se tornar um pescador, é importante começar adquirindo conhecimento sobre as técnicas e equipamentos de pesca, bem como sobre as espécies de peixes que podem ser encontradas na região onde você pretende pescar.

Atente-se aos seguintes pontos:

 

1. Leis e regulamentações

Pesquise sobre as leis e regulamentações de pesca na sua região para evitar problemas legais.

 

2. Equipamentos

Adquira o equipamento adequado, como vara de pesca, carretilha ou molinete, anzóis, iscas e outros acessórios necessários.

 

3. Melhores épocas e locais

Busque informações sobre as melhores épocas e locais para pescar. Isso pode variar de acordo com a região e a espécie de peixe que você deseja capturar.

 

4. Técnicas de pesca

Aprenda as técnicas de pesca mais comuns, como a pesca de fundo, pesca com isca artificial, pesca com mosca, entre outras.

 

5. Prática

Pratique e adquira experiência na pesca. A experiência é fundamental para que você possa desenvolver suas habilidades e aumentar suas chances de sucesso na pesca.

 

6. Regras de preservação

Respeite as regras de preservação ambiental e pesque com consciência, evitando a captura excessiva de peixes e a poluição do ambiente.

 

7. Troca de experiências

 Você também pode considerar fazer cursos de pesca, procurar por grupos ou clubes de pescadores para trocar experiências e aprender com outros pescadores mais experientes.

 

Comemore o Dia do Pescador com produtos Agrosete

Aproveite o Dia do Pescador e conte com a gente para adquirir produtos para pesca de qualidade. A Agrosete tem à disposição uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas.

Para adquirir qualquer um de nossos produtos, basta entrar em contato conosco através do botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso blog. Estamos prontos para atendê-lo!

Quer saber mais sobre o Dia do Pescador ou ficou com alguma dúvida sobre produtos para pesca? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!