A pesca de pirarara exige esforço e uma série de técnicas. 

Isso acontece porque se trata de um peixe muito bom de briga e que costuma cansar quem se aventura à tentativa.

Dessa forma, quem costuma pescá-la pode se considerar um bom pescador.

Imponente, grande e briguenta, a pirarara é um peixe cada vez mais procurado e, por isso, tem sido cada vez mais comum em pesqueiros.

Se você deseja vencer o desafio de pescar esse peixe precisa conferir as dicas que elencamos para realizar com sucesso a pesca de pirarara. 

 

6 segredos para uma pesca de pirarara bem sucedida

1. Lugar certo

Na natureza, a pirarara é encontrada em grandes rios brasileiros, como os da Amazônia, por exemplo.  É uma espécie comum nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Lá a pescaria é um pouco mais difícil, por isso é preciso um pouco mais de técnica.

Entretanto, com o crescimento da sua procura, a pirarara hoje é encontrada praticamente em todos os pesqueiros do estado de São Paulo, o que torna o esporte mais acessível.

Hoje há uma variedade de pesqueiros que contam com grandes exemplares, que fazem a alegria de muitos pescadores.

 

Artigos Relacionados

 

2. Atenção à época

Apesar de poder ser fisgada o ano todo nos pesqueiros, a época ideal para a pesca de pirarara são as estações mais quentes.

Assim como outros peixes, no verão, ela se alimenta mais e, por isso, é mais intensiva.

 

3. Melhores iscas

Para a pesca nativa, ou seja, pescaria no rio, o ideal é utilizar iscas vivas ou pedaços de peixes, como tuvira, por exemplo.

Já para a pesca de pirarara em pesqueiros, normalmente são utilizadas como iscas: salsicha, massa, mafish (massa pronta, que pesca a pirarara no fundo), além de cabeça de tilápia e guelra de peixe.

Uma dica importante é sempre pedir orientação no pesqueiro sobre qual o tipo de isca que costuma sair mais e proporcionar sucesso na pescaria.

Iscas em pesqueiros - Pesca de pirarara: confira 6 segredos para vencer esse desafio

Em pesqueiros, normalmente são utilizadas como iscas: salsicha, massa, mafish, além de cabeça de tilápia e guelra de peixe.

 

4. Equipamentos corretos

A pirarara é um peixe que não exige muitos arremessos. No pesqueiro, ela normalmente fica nas beiradas e cantos, dessa forma, basta soltar a isca nas beiradas, para poder pescá-la.

Já na natureza, costuma-se soltar a isca nos poções, nos lugares onde ela fica, e o barco se desloca para não precisar fazer o arremesso.

Para a pesca de pirarara em pesqueiros e tanques, o ideal é que o pescador esteja equipado com varas de, no mínimo, 50 libras e com comprimento entre 2,10 e 2,40 m, molinetes de 4.000 a 6.000 e uma capacidade de, pelo menos, 200 m de linha 0,50 ou 0,60 mm.

Para uma pescaria de rio, é preciso um equipamento mais pesado, como varas de 100 libras e, ao invés de molinete, o indicado é utilizar uma carretilha com capacidade de 400 a 500 m de linha 0,80 ou 0,90 mm.

Na natureza - Pesca de pirarara: confira 6 segredos para vencer esse desafio

Na natureza, costuma-se soltar a isca nos poções, nos lugares onde ela fica, e o barco se desloca para não precisar fazer o arremesso.

5. Horário mais propício

Como a maioria dos peixes de couro, a pirarara tem como costume se alimentar à noite. Dessa forma, a maior intensidade de fisgadas é do entardecer ao anoitecer, o que torna essa faixa de horário bem mais propícia para a pesca.

Por esse motivo, normalmente, nos pesqueiros, os pescadores se dedicam a pescar tipos de peixes que têm mais ação durante o dia e, somente quando chega o fim de tarde é que partem para a pesca de pirarara, momento em que aparecem com mais intensidade.

 

6. Estar preparado

A pesca de pirarara exige que o pescador esteja preparado.

Seja em pesqueiro ou em rio, é importante sempre reforçar o equipamento, pois esse é um peixe muito forte e que “joga sujo”, leva para a encosta, para a grota.

Varas de libragem alta, carretilhas e molinetes de boa qualidade, com uma boa capacidade de linha são essenciais para conseguir uma briga saudável com a espécie.

Além disso, a orientação de pessoas locais é fundamental, pois as técnicas e experiências de pesca podem mudar bastante de região para região.

 

Quer saber mais, ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica de sucesso para a pesca de pirarara? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!