Chegou a vez da Espanha ser homenageada em nossa  seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018, e a raça a ser apresentada é o Mastim Espanhol.

Natural da Estremadura, sudoeste da Espanha, o Mastim Espanhol, provavelmente, seja descendente do Mastiff e do Molosso Romano. Também conhecido como Mastim de Estremadura e Mastin de la Mancha, a raça já foi utilizada nos combates de cães, na guerra, na caça aos javalis e outras caças grossas. Atualmente acompanha rebanhos sedentários e transumantes, como já costumava fazer desde a Idade Média.

O Mastim Espanhol é muito famoso na Espanha, mas pouco conhecido em outras partes do mundo. Considerado de porte gigante, costuma ter entre 72 e 77 cm de tamanho, pesando de 50 a 65 kg.

 

Temperamento

Rústico, vivo, autoconfiante, nobre e calmo, é um cão afetuoso e muito apegado a seu dono e manso com crianças. Por outro lado, é muito decidido perante predadores e estranhos.

Possui um latido rouco, grave, profundo e muito sonoro. Necessita de muito espaço e exercício, além de uma escovação regular.

 

Saiba mais sobre as características físicas do Mastim Espanhol

 

Cabeça

É sólida, maciça e proporcional ao corpo. Possui crânio de perfil subconvexo e stop pouco acentuado. Seu focinho é retilíneo com trufa volumosa.

 

Olhos

São pequenos, amendoados, geralmente escuros (avelã), com pálpebras pretas.

 

Orelhas

Têm tamanho médio, são triangulares, pendentes e aplicadas rente às bochechas.

 

Corpo

Possui corpo maciço, alongado, mais longo do que alto. De pescoço troncônico e sólido, barbelas duplas e desenvolvidas. Sua cernelha é bem marcada e o dorso é poderoso, com peito largo e profundo. Tem ainda costelas arqueadas, lombo longo e largo e garupa inclinada.

 

Membro

São poderosos e musculosos, com ergots presentes ou não nos membros posteriores. Possui patas redondas, como as de gato, e dígitos fechados.

 

Cauda

Grossa na base e afilada e possui o pelo mais longo que o resto do corpo. Quando em repouso, é portada baixa, alcançando o jarrete.

 

Pelo

É denso, espesso, semilongo e liso e mais curto nos membros.

 

Pelagem

A cor é indiferente. As mais apreciadas são as unicolores amarela, fulva, vermelha, preta, lobeira e pega.

Conheça outras raças de cães! Confira o Terrier Preto da Rússia, o cão que representa a Rússia, sede da Copa do Mundo 2018.