Representando o Japão em nossa seleção de raças de cães originários dos países participantes da Copa do Mundo 2018, está a raça Tosa.

 

Trata-se de um cão de combate, criado no fim do século XIX e início do século XX, por meio de uma sequência de cruzamentos entre as raças Shikoku-Ken autóctone, Bulterrier, Buldog, Dogue Alemão, Mastiff e São Bernardo, com o objetivo de obter um cão imponente.

 

Seu nome de origem é Tosa Inu e vem da localidade na qual foi criado,  no entanto também é conhecido como Cão de Combate Japonês e Dogue Japonês. A raça é considerada de porte gigante, apresentando no mínimo 55 cm de tamanho e pesando aproximadamente 40 kg.

 

Tosa é a raça mais temida e respeitada no Japão, e foi muito utilizada como cão de briga, pois é muito corajoso e possui incríveis  habilidades atléticas. Atualmente é usado como cão de guarda, porém ainda não apresenta reconhecimento pelo American Kennel Club (AKC), embora esteja no Foundation Stock Service (FSS).

 

Temperamento

Com porte imponente e andadura poderosa, tem um temperamento notável devido à sua paciência, calma, audácia e coragem. Apesar de muito apegado aos donos, é desconfiado com estranhos e pode ser terrível, caso as circunstâncias exijam. Requer uma educação firme, precisa de espaço e de exercício. Também deve ser escovado uma vez por semana.

 

Conheça as características físicas do Tosa:

 

Cabeça

É forte, de crânio largo e stop muito marcado. O focinho é quadrado, os maxilares sólidos e a trufa volumosa.

 

Olhos

Bastante pequenos e de cor marrom escuro.

 

Orelhas

São relativamente pequenas, delgadas e caídas rente às bochechas.

 

Corpo

É poderoso, de pescoço musculoso e com barbelas. Possui cernelha elevada, dorso reto, peito largo e profundo. Seu lombo é largo e musculoso, a garupa é ligeiramente arqueada e o ventre bem esgalgado.

 

Membros

São sólidos, as patas fechadas, com unhas duras e escuras.

 

Cauda

De inserção alta, forte na raiz, adelgaçando-se em direção à ponta. É pendente e atinge o jarrete.

 

Pelo

Possui pelo curto, áspero e denso.

 

Pelagem

Vermelha, fulva, abricó, preta, rajada. Pode possuir leves marcas brancas no antepeito e nas patas.

Conheça mais raças caninas! Confira agora as características do Terrier Preto da Rússia, raça escolhida para representar o país anfitrião da Copa do Mundo 2018.