A pesca do tucunaré-açu é uma atividade empolgante que requer o uso de equipamentos adequados para aumentar suas chances de sucesso na captura desse peixe tão cobiçado. 

Mas você sabe quais são os melhores equipamentos para pescar tucunaré-açu?

Para ajudar no sucesso de sua pescaria, elencamos neste conteúdo os tipos de varas, carretilhas, linhas e iscas mais indicados para a pesca do tucunaré-açu, explicando suas características ideais e como eles podem otimizar sua experiência na atividade. Confira!

 

Melhores equipamentos para pescar tucunaré-açu

Varas

Dentre os equipamentos para pescar tucunaré-açu, a escolha da vara é um fator crucial para garantir uma pesca eficiente.

As varas ideais para essa espécie são as de ação média a média-pesada, com comprimento variando entre 5’8” a, no máximo, 6’3” e de 20 a 30 libras.

A ação média permite uma boa flexibilidade para trabalhar as iscas com precisão, enquanto a média-pesada é mais resistente para lidar com o combate do peixe.

Uma dica importante é dar preferência às varas feitas de grafite ou carbono, pois são leves e sensíveis, permitindo que você sinta as ações do peixe.

 

Artigos Relacionados

 

Carretilhas

As carretilhas são fundamentais para proporcionar o controle da linha e auxiliar na briga com o tucunaré-açu.

Ao escolher os equipamentos para pescar tucunaré-açu, o ideal é optar por carretilhas com sistema de freio magnético ou centrífugo, que facilitam o ajuste da força de frenagem conforme a situação.

O modelo de carretilha tem que ter, no mínimo, 7.1:1 de relação de recolhimento, contando também com um drag de, pelo menos, 8 kg.

Também é recomendado verificar se a capacidade de linha suporta as demandas da pesca do tucunaré-açu.

 

Linhas

As linhas têm papel crucial na pesca do tucunaré-açu, afetando a sensibilidade e a resistência durante a captura.

Para a pesca desse peixe, as linhas de multifilamento e de fluorcarbono são mais indicadas. Ambas têm de ser de, no mínimo, 50 libras. 

A de fluorcarbono é utilizada em conjunto com a de multifilamento, com a ponta formando um chicote, também conhecido como líder, para evitar a abrasão da linha em rochas, raízes e troncos, o que pode estourá-la.

A linha de multifilamento tem alta abrasão, dessa forma, quando o tucunaré-açu pega a isca e sai pelo meio da estrutura, esta pode puir e estourar.

Ao utilizar o fluorcarbono e fazer um líder na ponta do multifilamento, o pescador evita o puimento da linha e aumenta suas chances de pescar a espécie.

 

Iscas

A escolha da melhor isca para pescar tucunaré-açu  é crucial para atrair o peixe e despertar seu instinto predador. Dentre os equipamentos para pescar tucunaré-açu, as iscas mais recomendadas são:

 

De superfície

Popper, zaras e hélices, que imitam presas em fuga na superfície da água, despertando a atenção do tucunaré-açu.

 

De meia-água

Plugs de meia-água e jerkbaits, que nadam em profundidades intermediárias e imitam a natação de peixes feridos, atraindo o peixe para atacar.

 

De fundo

Jigs, spinners e softbaits, ideais para pescar em áreas com estruturas submersas, simulando a movimentação de pequenos peixes e camarões.

Leia também 5 dicas de como escolher a isca para pescar tucunaré-açu.

Lembre-se de que a escolha das iscas deve considerar as condições do local de pesca, como a profundidade da água e a estrutura do ambiente. Saiba mais em Dicas para pescar tucunaré-açu em períodos de água alta ou baixa.

Varie as iscas e suas cores para entender a preferência do tucunaré-açu naquele dia específico.

Ao escolher melhores equipamentos para pescar tucunaré-açu, você poderá aumentar suas chances de sucesso na captura desse peixe desafiador e tornar sua experiência de pesca ainda mais gratificante.

Combinando técnicas adequadas e materiais de qualidade, é possível embarcar em emocionantes aventuras em busca desse troféu da pesca esportiva!

Quer saber mais ou tem dicas de como escolher os melhores equipamentos para pescar tucunaré-açu? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outros apaixonados por pesca!