Saiba quando levar o cachorro ao veterinário.

Muito se fala sobre posse responsável, mas talvez nem todos saibam o que isso realmente significa. Ao adquirir ou adotar um pet, é essencial entender que o animal precisa de cuidados que vão além de carinho e alimentação.

É preciso estar atento aos sinais de quando ele não está bem para que seja possível oferecer todo o cuidado que ele necessita. E isso inclui consultas veterinárias.

No entanto, pode surgir a dúvida de quando isso é necessário, por isso, confira algumas dicas importantes sobre o assunto.

 

Artigos Relacionados

 

Quando levar o cachorro ao veterinário?

Muitas pessoas pensam que o animal deve ser levado ao veterinário apenas quando percebe-se algum problema de saúde. Entretanto, é aconselhável seguir uma periodicidade a fim de constatar o peso e garantir o bem-estar do pet.

 

Cachorro filhote

Quando o pet ainda é filhote, até os quatro a seis meses de idade, o indicado é que as consultas veterinárias sejam realizadas mensalmente. Dessa forma, é possível fazer o acompanhamento de sua saúde, incluindo avaliação de comportamento, dentição e crescimento, além de informações sobre castração.

 

De seis meses a um ano

Depois dos seis meses de idade, o ideal é levar o cachorro ao veterinário a cada três meses, para garantir que ele seja vermifugado adequadamente.

 

Cachorro adulto

Entre um e sete anos de idade, é importante levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, para que ele tome as vacinas anuais.

 

Cachorro idoso

Após completar sete anos, o cão já pode ser considerado idoso. Nessa fase da vida, o ideal é fazer uma consulta, ao menos, a cada seis meses, já que por estar mais frágil, requer uma atenção especial.

 

Pet filhote - Quando levar o cachorro ao veterinário? Confira nossas dicas!

Quando o pet ainda é filhote, até os quatro a seis meses de idade, o indicado é que as consultas veterinárias sejam realizadas mensalmente.

 

 

Gatos também precisam de acompanhamento veterinário

Vale lembrar que, assim como os cães, os gatos também devem ser levados ao veterinário regularmente:

  • mensalmente nos primeiros meses de vida, para as primeiras vacinas;
  • anualmente entre dois e seis anos de idade;
  • entre sete e 14 anos de idade, a cada seis meses para acompanhar o surgimento de qualquer tipo de problema;
  • depois de 14 anos de idade, a visita ao veterinário deve ser feita a cada quatro meses para uma avaliação mais cuidadosa e completa.

Agrosete - Acesse agora!

 

Consulta veterinária: o que é avaliado?

Além de saber quando levar o cachorro ao veterinário, também é importante entender o que é avaliado em cada consulta.

Além de realizar um exame físico geral, normalmente, o profissional pesa o animal e verifica a dentição e pelagem.

Pode acontecer ainda de realizar exames laboratoriais e de sangue para analisar hidratação e sinais de doenças.

É dessa forma que o veterinário vai conseguir avaliar o animal de forma completa e identificar a necessidade de alguma assistência ou se está totalmente bem.

A consulta veterinária também é o momento no qual o tutor pode tirar todas as dúvidas sobre o pet, para garantir que ele seja saudável, seguro e feliz.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre quando levar o cachorro ao veterinário? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

Cadastre-se em nossa newsletter