Saiba qual é a importância do sistema de filtragem para aquários.

Na natureza, sabemos que a água é renovada a todo instante, e seus resíduos são decompostos e diluídos de forma rápida. Sabemos que o mesmo não ocorre num aquário, por se tratar de um sistema fechado e com quantidade limitada de água. Desta forma, seu ambiente pode se tornar extremamente tóxico para seus habitantes em curto prazo.

Os sistemas de filtragem para aquários têm um dos papéis mais importantes, senão o mais importante, pois sua função é manter a saúde e o bem-estar do sistema fechado, como o aquário é chamado.

 

Para todo e qualquer aquário

É ele o encarregado por manter a água limpa e saudável para todos os organismos que ali habitam. Por isso, todo aquário necessita de um filtro, mesmo sabendo que existem algumas espécies que o dispense, como o peixe betta, por exemplo.

Mesmo para o betta, é muito benéfico que haja um filtro pois o aquário precisará de trocas parciais de água com menos frequência, já que esta se manterá limpa por muito mais tempo e, consequentemente, seu ambiente muito mais sadio. Esses benefícios serão constantes em todos os aquários que possuírem um sistema de filtragem.

 

Diferentes tipos de filtragem

Existem diferentes tipos de filtragem, são elas: biológica, química e mecânica. A filtragem biológica utiliza bactérias aeróbicas e anaeróbicas para decompor materiais orgânicos e bactérias da água.

Já a filtragem química, por sua vez, utiliza materiais químicos como carvão ativado, resinas mistas e líquidos como clarificantes e algicidas. Tais elementos complementam a biológica, potencializando a filtragem.

Por último, existe a filtragem mecânica, que tem como principal função reter partículas maiores que os elementos de filtragens biológicos e químicos têm mais dificuldade em filtrar.

peixe betta-Sistemas de filtragem para aquários

Mesmo para o betta, é muito benéfico que haja um filtro, pois a água se manterá limpa por muito mais tempo e, consequentemente, seu ambiente muito mais sadio.

 

Regras na utilização de sistema de filtragem para aquários

Antigamente, existia a regra de que, para obter uma boa filtragem em aquários, era preciso utilizar um filtro que purificasse de três a cinco vezes sua quantidade de água quando o aquário fosse tropical (de água doce) e, de sete a 10 vezes quando fosse um aquário marinho.

No entanto, essa regra já não é mais tão utilizada, pois atualmente é considerada muito genérica por não levar em conta aspectos importantes como: a espécie e a quantidade de peixes que habitam o aquário, se nele também há outros animais e a frequência com que este recebe manutenção.

São muitos fatores para serem calculados baseando-se apenas numa regra tão simples. Por isso, é mais sensato buscar informações sobre toda a composição do aquário para então introduzir o filtro mais adequado.

 

Filtros internos e externos

Também existem dois tipos de filtros: os internos e os externos. Ambos  fazem uma boa filtragem, porém o filtro interno limita-se à quantidade de materiais filtrantes (biológico, químico e mecânico) e, além disso, ocupa um considerável espaço dentro do aquário, tornando seu layout um pouco indesejado.

Já o filtro externo proporciona mais eficiência no sistema de filtragem, pois conta com um ambiente maior para acomodar as mídias filtrantes, sejam elas biológicas, químicas ou mecânicas e, dependendo do modelo, possibilita dimensionar melhor os espaços e a potência da bomba, que pode ser introduzida de acordo com a necessidade do aquário e  com a quantidade e os tipos  de peixes.

 

Para cada sistema de filtragem um efeito

Em resumo, são diversos os tipos de filtragem, entretanto, eles não surtem o mesmo efeito no aquário. Cada um deles tem suas características e indicações, desta forma, é essencial entender qual deles funcionará corretamente em seu aquário.

 

Conte com a Pata Mania

Para saber a melhor opção para seu aquário, entre em contato com a gente! Contamos com um atendimento especializado no setor de aquarismo e temos profissionais preparados para tirar dúvidas e auxiliar na montagem e na manutenção.

Ficou com alguma dúvida sobre sistema de filtragem para aquários? Deixe seu comentário e responderemos para você!