Entenda por que cachorro rola na carniça quando sai na rua.

Quem tem cachorro já sabe: um minuto de distração e ele corre para rolar sobre o chão sujo de lixo, na carcaça de um animal morto há meses, ou coisa ainda pior, como esterco! Ainda mais se tiver tomado banho recentemente e estiver limpinho e cheiroso.

A culpa desse hábito desagradável é da hereditariedade.

 

Por que o cachorro rola na carniça

Os humanos domesticaram os cachorros há cerca de 15 mil anos e nós vivemos lado a lado deles desde então. Os cães são descendentes de lobos, que são cães selvagens e estes precisavam caçar para se alimentarem. Os antepassados desenvolveram o comportamento de rolar em carniça e fezes de outros animais para mascarar o seu cheiro. Isso auxiliava durante a caça, para que as presas não percebessem sua presença e, também para  não chamar a atenção dos outros lobos que, obviamente, forçariam a divisão da presa.

 

Posts Relacionados:

 

Status e prestígio

Acredita-se que aquele que tinha o cheiro de carniça ganhava mais status e prestígio no seu grupo. Os cães de hoje herdaram dos ancestrais esse estranho comportamento e, por mais que você  proíba, o instinto sempre vai falar mais alto. Portanto, não se trata de um distúrbio comportamental, na verdade eles apenas fazem o que acham que é o correto, ou seja, o que seus ancestrais faziam  há milhares de anos.

 

Independentemente da raça

Esse costume pode ocorrer com todas as raças, no entanto, os cães que foram originalmente desenvolvidos para caçar têm especial atração por esse tipo de atitude.

Por que os cães rolam na carniça?

Os cães são descendentes de lobos, que são cães selvagens e estes precisavam caçar para se alimentarem.

 

Por que depois do banho?

De acordo com os instintos do cachorro, a higiene canina e, principalmente, o banho atrapalham todo o mecanismo dos ancestrais em relação à ideia de mascarar o seu cheiro. Essa combinação química de aromas que resultam do banho, além de confundi-lo, descaracteriza-o do ambiente natural. Por isso, a reação do cãozinho é tentar se livrar daquele aroma a todo custo. Essa é outra razão pela qual seu cachorro se cobre de substâncias nada aromáticas. Por mais que você cuide, limpe e proíba, o instinto sempre vai falar mais alto

 

Costume que não se perde

Por mais que desejemos integrar o cachorro ao nosso estilo de vida, eles não pretendem e nem conseguem se desvencilhar de sua natureza animal, portanto não há muito o que possa ser feito para que isso não aconteça.

Mesmo os cachorros que nunca tiveram esse tipo de comportamento, por se tratar de um costume hereditário, não é possível descartar a possibilidade de que isso possa ocorrer após um banho.

 

Ficou com alguma dúvida sobre por que cachorro rola na carniça quando sai na rua ou quer saber mais sobre pets? Deixe seu comentário. Será um prazer respondê-lo!

Colaboração: Dr. Wilian Bataglioli – Médico Veterinário