Confira como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado? Não é nada legal quando você chega em casa e dá de frente com aquela poça de xixi no seu tapete, ao entrar no seu quarto vê aquele presentinho em cima da sua cama e até mesmo se lembra de que não pode trocar a geladeira por uma nova pois ela é o alvo principal na sua cozinha. Pois é, uma das dúvidas mais frequentes que tenho recebido é: como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Ao invés de pensarmos em soluções como: esfregar o focinho nas necessidades, utilizar o jornal para fazer barulho ou até mesmo dar uma simples bronca quando eles fizerem no lugar errado, temos que entender o por que isso acontece e o que necessidades como o xixi realmente representam para os cães.

O papel do xixi para o cão

Antes de saber dicas de como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, é importante entender o papel do xixi para o cão.

O xixi para o filhote tanto macho quanto fêmea é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação, coisa que acontece mesmo com os cães castrados. Não estou falando de marcação de território, afinal cães castrados também podem fazer o xixi fora do lugar, mas como se fosse um sinal de “banheiro do Toby aqui” ou “o Toby passou por aqui”. Nas fêmeas esse comportamento pode aparecer também, o que não é muito difícil de encontrar. Assim, como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo tem a ver com o grau de incentivo que o cão recebe quando está atendendo o “chamado da natureza”.

Para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, se ele for filhote, tudo o que precisa é de um incentivo certo na hora certa; se for adulto a receita é a mesma porém com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos. Acreditem quando digo que esse é um dos problemas mais simples de serem resolvidos, o que o torna complicado em alguns casos é a falta de comprometimento e paciência do tutor com o exercício.

 

Artigos Relacionados

 

3 dicas para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Seguem 3 preciosas dicas para corrigir o problema e ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

1º Dica

Reforce apenas o que você quer, a maioria das pessoas acha que dar bronca funciona do jeito que elas esperam, mas na verdade não; a bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, mas posso fazer escondido”, a melhor maneira de mostrar para ele que você não quer ele faça xixi e coco no lugar errado é ignorando quando ele o fizer. Não diga absolutamente nada se ele não fizer no lugar certo. Quando ele fizer onde você deseja, faça festa, cante parabéns e dê até algum tipo de agrado.

2º Dica

Deixe claro onde você quer que ele faça, de começo evite assimilações complexas como pedir que ele faça a 10 metros da sua casa. Seja claro com o que você quer incentivar. Se for para fazer no tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e a medida que ele for assimilando o que você quer, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. Se for no quintal, fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer e tome gosto pelo local.

3º Dica

Ao ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, seja paciente e calmo na execução das duas dicas acima. Cães não aprendem nada sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado para não criar uma assimilação negativa com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso e levar a uma coprofagia (ato de comer fezes) e fazer as necessidades onde não se deve apenas quando você não está com a tentativa de chamar a atenção.

Não se esqueça de que com machos não castrados, a frequência do xixi no lugar errado pode ser maior, por isso incentive o máximo que puder caso não queira esterilizá-lo e lembre-se que as chances de fazer onde não se deve são maiores.

Você conhece alguma outra dica para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo? Compartilhe com a gente!