A castração de cachorro ainda é um tema permeado por inúmeras dúvidas, principalmente em relação à saúde e aos cuidados com o animal após o procedimento.

Além disso, outra questão bastante recorrente diz respeito ao momento ideal para realizá-la e os benefícios trazidos pelo método.

Justamente por isso, reunimos informações importantes sobre a castração de cachorro, para esclarecer essas dúvidas e ajudar na tomada de decisão. Confira a seguir!

 

Dados da OMS

Infelizmente o Brasil ainda é repleto de cachorros abandonados nas ruas, sofrendo violência e maus tratos.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a estimativa é que existam 20 milhões de animais abandonados nas ruas do país.

Falta capacidade para ONGs e famílias para adotar tais animais, a fim de cuidar e oferecer uma vida digna para esses peludos que merecem carinho.

 

Castração de cachorro é um ato de cuidado

Portanto, um dos principais fatores de cuidado para evitar que essa situação piore ainda mais é a castração de seu pet.

A castração evita o número crescente de cachorros nas ruas, cruzando e tendo novas ninhadas.

Para se ter uma ideia, um casal de cachorros consegue gerar 80 mil novos cães no prazo de 10 anos.

Por isso esta é a melhor alternativa para minimizar o aumento do número de cães abandonados à própria sorte.

Outro ponto muito relevante é a saúde do cachorro. A castração pode evitar câncer de próstata, útero e mamas, bem como infecções na bexiga.

 

Benefícios da castração de cachorro

1.  Evita doenças relacionadas ao aparelho reprodutor

O principal benefício ao castrar seu cachorro é em relação à saúde, pois a intervenção age preventivamente para evitar doenças no aparelho reprodutor que podem causar a morte do animal, como:

  • Câncer de próstata;
  • Câncer nos testículos;
  • Infecções.

Além disso,  é um procedimento simples e pouco invasivo.

 

2.  Diminuição do hábito de marcar território

A castração do cachorro ocasiona diminuição do hábito de marcar território em toda a casa.

 O hábito de levantar a pata e urinar não irá desaparecer, uma vez que faz parte do instinto do animal.

No entanto, é algo muito reduzido após o procedimento, o que consequentemente, faz com que seja mais fácil manter a casa limpa.

 

3. O animal fica mais tranquilo

Além de ter menos necessidade de marcar território, o animal que passa por castração sente menos desejo de fugir de casa, aspecto que torna o cotidiano da família tutora muito mais despreocupante.

Também existem significativos benefícios relacionados ao comportamento do pet, tendo em vista que o pet castrado é mais tranquilo.

 

Artigos Relacionados

 

Alguns cuidados que a castração exige

Como qualquer intervenção, a castração também exige alguns cuidados após a realização do procedimento.

O principal deles é que pode ocorrer o aumento de peso do animal, acentuando as chances de desenvolver obesidade.

Porém, com uma rotina de exercícios e controle da alimentação, o animal não terá danos para a saúde ocasionados pela castração.

Vale lembrar ainda que atuar para que o animal não desenvolva obesidade evita-se o risco de outras doenças ainda mais graves.

Há também os cuidados exigidos pelo pós-operatório. O animal não deverá realizar movimentos bruscos ou subir em superfícies elevadas, além de não poder morder ou lamber a incisão, para que ela cicatrize sem problemas.

 

Rotina de exercícios - Castração de cachorro: fazer ou não?

Com uma rotina de exercícios e controle da alimentação, o animal não terá danos para a saúde ocasionados pela castração.

 

Castração de cachorro: com que idade fazer?

Não há como dizer ao certo uma idade mínima para a castração. É sempre importante levar em conta a raça do animal, para que seja possível definir se o cachorro já chegou ao período de maturidade sexual. Antes disso, não é recomendado fazer o procedimento.

Levantar a pata para urinar, marcar território com urina e tentativas de subir em fêmeas são alguns dos comportamentos que demonstram que o animal já está em estágio de maturidade sexual.

Em média, o período ocorre quando o cachorro tem entre seis e nove meses de idade. O que também acaba sendo o melhor período para considerar a castração do animal.

Entretanto, o ideal é consultar um veterinário para saber com precisão com que idade fazer o procedimento.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a castração de cachorro? Deixe seu comentário! Será um prazer ajudar!