Quando vemos cachorro mordendo a pata como parte da rotina em casa, é preciso prestar atenção ao que está acontecendo.

Isso é um indício de que alguma coisa não está bem com o animal. E como tutor, é importante estar atento para que seja possível identificar qualquer comportamento fora do normal e, principalmente, para dar o devido suporte de que o pet necessita.

Pois, além da possibilidade de machucar e criar feridas na região, o hábito do cachorro mordendo a pata pode ser desencadeado por diversos fatores. Confira o que pode ser!

 

Cachorro mordendo a pata: por que isso acontece?

O ideal é levar o animal a um veterinário para que o problema possa ser resolvido o quanto antes. Entretanto, existem algumas causas que podem ser consideradas como as principais dentre as que fazem o pet desenvolver o hábito de morder as patas. 

 

1. Coceira

Cachorro mordendo a pata pode ser um sinal de coceira na região. E essa coceira pode ser proveniente de pulgas e carrapatos, devido à alergia desencadeada pela picada de um inseto, uso de algum produto e uma série de outros fatores.

Por isso é muito importante usar produtos que protegem o animal contra pulgas e carrapatos.

Para identificar que o animal está com alergia é necessário consultar um veterinário, que poderá pedir alguns testes e exames.

Dessa forma será possível analisar a existência de alguma alergia ou de outro fator que pode estar provocando o comportamento do cachorro mordendo a pata.

 

2. Unhas muito compridas

Quando as unhas estão muito grandes, o animal sente incômodo e faz com que ele lamba ou morda as patas constantemente.

Essas mordidas insistentes podem ser uma tentativa de “cortar” as próprias unhas, o que obviamente poderá desenvolver machucados nas patinhas. 

Por isso, é essencial aparar as unhas do cachorro periodicamente e é importante fazer esse processo com um profissional qualificado, a fim de não cortar em excesso, tomando cuidado com as terminações nervosas do local.

Unhas aparadas - Cachorro mordendo a pata: o que pode ser

As unhas devem ser aparadas periodicamente para evitar que o cachorro desenvolva o hábito de morder as patas.

 

3.  Comportamental

Quando o pet tem pouco acesso a um enriquecimento ambiental acaba adquirindo comportamentos obsessivos. Esses comportamentos podem se manifestar de diferentes formas, e uma delas é o cachorro mordendo a pata.

O ideal nesses casos, é procurar ajuda de seu veterinário de confiança para identificar se o comportamento é psicológico ou se existe alguma questão fisiológica.

Em geral, os animais que brincam pouco, passam muito tempo em imóveis pequenos e não possuem interação constante com outros animais ou pessoas acabam apresentando o hábito de morder as patas.

Sair para passear, dedicar tempo para brincar e gastar a energia de seu amigo de quatro patas evita depressão, ansiedade e comportamentos obsessivos.

 

Outras razões a serem consideradas

Caso não tenha identificado nenhum dos fatores anteriores, observe se a pele está seca demais ou ferida ou ainda se há queimaduras nas patas.

É muito importante passear com o cachorro em horário adequado a fim de evitar queimaduras ou machucados nas patas causados pelo sol intenso, que esquenta o solo onde o cachorro pisa. Dessa forma, evite o período entre 11h e 16h.

 

Artigos Relacionados

 

Consulte um veterinário

O cachorro mordendo a pata não é motivo de preocupação caso seja algo que ocorre esporadicamente. No entanto, se o comportamento é algo frequente, é preciso procurar ajuda.

Observe como estão as patinhas, se existem feridas ou se o animal está mordendo apenas uma pata específica.

Consulte um veterinário para diagnosticar a origem do hábito e garantir que seu pet tenha acesso aos cuidados necessários, pois alergias, pulgas e carrapatos e problemas psicológicos são causas que requerem tratamento.

Dessa forma, você garante que seu melhor amigo não sofra e tenha uma rotina mais saudável. 

Quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dica sobre cachorro mordendo a pata? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores!