As tartarugas são animais fascinantes – talvez por nos fazerem lembrar de seres pré-históricos – e podem ser ótimos animais de estimação. Entretanto, são pets que necessitam de cuidados específicos.

Com uma expectativa de vida que pode chegar a décadas, é importante saber como cuidar adequadamente desses animais. Para saber mais sobre esse animal, leia também Tartaruga: entenda a diferença entre as espécies.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de tartaruga. Confira!

 

Como cuidar de tartaruga: não se esqueça desses 7 pontos importantes

1. Características

Antes de saber sobre como cuidar de tartaruga, é importante conhecer mais sobre o animal.

Répteis de sangue frio, as tartarugas possuem um casco duro que as protege de predadores e que permite se esconderem dentro deles quando se sentem ameaçadas. 

As tartarugas são animais sociais e gostam de interagir com seus donos e outros animais, como outros répteis ou peixes.

 

2. Tempo de vida 

Elas costumam viver por muitos anos. Dependendo da espécie, a expectativa de vida varia bastante.

Algumas tartarugas podem viver apenas 20 anos, enquanto outras chegam a ultrapassar os 100 anos! 

Dessa forma, é importante saber a espécie da tartaruga para entender quanto tempo pode-se esperar que ela viva e planejar adequadamente essa longevidade.

 

3. Tamanho

Falando sobre como cuidar de tartaruga, um ponto importantíssimo a se levar em consideração é que as tartarugas são animais que podem crescer bastante ao longo dos anos, por isso é imprescindível ter um habitat adequado para elas. 

O tamanho varia dependendo da espécie, dessa forma, algumas podem ter menos de 10 centímetros de comprimento, enquanto outras podem crescer até mais de um metro.

Em geral, as tartarugas terrestres tendem a ser maiores do que as aquáticas, mas é importante pesquisar a espécie específica da tartaruga para entender qual é o tamanho médio esperado.

 

habitat adequado - 7 pontos importantes sobre como cuidar de tartaruga

As tartarugas são animais que podem crescer bastante ao longo dos anos, por isso é imprescindível ter um habitat adequado para elas.

 

4. Habitat

O habitat da tartaruga é essencial para a saúde e felicidade do animal.

Dessa maneira, o aquário ou tanque deve ser grande o suficiente para permitir que a tartaruga se mova livremente e tenha bastante espaço para nadar.

O ideal é configurá-lo com dois terços do espaço para natação e um terço para área terrestre. 

Outra dica importante é utilizar uma fonte de luz ultravioleta de espectro total, pois o aquecimento é fundamental para secar o pet.

 

5. Temperatura do aquário

Quando falamos sobre como cuidar de tartaruga, é essencial mencionar que a temperatura do aquário é muito importante para a saúde do animal.

A maioria das tartarugas precisa que a temperatura da água esteja entre 24°C e 28°C, embora algumas espécies necessitem de temperaturas um pouco mais altas ou mais baixas.

Na época do frio, inclusive, elas costumam hibernar, por isso, um termostato é uma boa opção para manter a temperatura adequada.

 

6. Limpeza

Manter a limpeza do aquário também é crucial. O aquário deve ser limpo pelo menos uma vez por semana, removendo todas as fezes, restos de comida e outros detritos.

A água deve ser trocada com frequência e tratada com um produto para remover o cloro. Existem condicionadores de água específicos para a espécie. Estes contêm cálcio em sua composição, com o objetivo de fortalecer o casco do animal.

Apostar em um filtro de aquário também é uma boa opção para manter a água limpa e saudável.

 

7. Alimentação adequada

A alimentação está entre os pontos mais importantes sobre como cuidar de tartaruga. A maioria das tartarugas é onívora, o que significa que comem tanto plantas quanto animais. 

Elas podem comer vegetais frescos, como alface, couve e cenoura, além de frutas como maçã e banana.

Também é importante incluir proteínas na dieta do animal, como insetos vivos ou ração para tartarugas.

O ideal é alimentar a tartaruga de duas a três vezes ao dia, servindo-a em um espaço separado para que os restos de alimento não causem doenças.

A quantidade de comida que a tartaruga deve comer varia de acordo com a espécie e idade do animal, por isso é importante pesquisar as necessidades específicas do pet em questão.

Para não errar, o recomendado é consultar um veterinário especializado em répteis, anfíbios e pets exóticos.

 

Artigos Relacionados

 

Importante!

Agora que você já sabe os pontos importantes a se considerar sobre como cuidar de tartaruga e está pensando em ser tutor de uma, é importante destacar que, para adquiri-la, o recomendado é buscar por criadores que tenham certificados de origem de nascimento desses animais em cativeiro. 

Procure por locais que sejam de confiança, para garantir que o pet tenha recebido os cuidados necessários em seu nascimento.

Quer saber mais, ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre como cuidar de tartaruga? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Você poderá ajudar outros tutores!