Azuis, amarelos, brancos, cinzas, verdes, violeta! Sim, essas tonalidades maravilhosas são encontradas nos ring necks.
Conheça algumas particularidades desses psitacídeos de beleza tão encantadora e peculiar!
Origem do ring neck
O ring neck é uma ave originária da África e também encontrada na Ásia.
Conhecido como “periquito de colar” ou “periquito rabo de junco”, as aves recebem esse nome, traduzido para o Português, devido ao anel marcante preto e rosa no pescoço dos machos, quando chegam à fase adulta.
Inteligente e temperamental
Independentes e extremamente inteligentes, os ring necks são considerados pets adoráveis.
Possuem grande habilidade na fala, aprendem truques e são temperamentais!
É muito importante que o tutor crie vínculos de confiança, amor e respeito com a ave e a ensine bons comportamentos, caso contrário o ring neck poderá demonstrar distúrbios comportamentais no decorrer do tempo. Entretanto, tudo dependerá de como será tratado.
Artigos Relacionados
- Periquitos australianos: manual básico sobre esses pets e cuidados importantes
- Quanto tempo vive uma calopsita e como garantir sua longevidade
Alimentação
Sua alimentação é bem variada, o ring neck gosta muito de frutas como maçã (sem sementes), pera (sem sementes), mamão, maracujá, goiaba, banana (com casca), melão, entre outras.
Da mesma maneira, também devem integrar sua dieta mix de sementes, ração extrusada e alimentação natural (vegetais e hortaliças).
Enriquecimento ambiental
Com uma personalidade bem marcante, o ring neck é um pet fiel ao tutor e também aos outros membros da família humana. Entretanto, ele sempre terá uma pessoa favorita.
Trata-se de uma ave que necessita de enriquecimento ambiental, pois é muito ativa e curiosa.
Prova disso está no fato de passar boa parte do tempo brincando e explorando objetos.
Atenção redobrada à curiosidade
Devido à curiosidade própria da espécie e pelo fato da ave possuir um bico potente, o tutor deve atentar-se às fiações próximas ao alcance da ave, assim como manter longe produtos químicos, perfurantes ou qualquer coisa que ponha em risco a vida ou saúde do animal.
Independente e territorialista
Por ser independente, às vezes até individualista, não é recomendado misturar o ring neck com outras espécies num mesmo ambiente sem supervisão, pois a ave tende a ser territorialista.
Recinto espaçoso
Os ring necks podem ter sua longevidade estendida até os 30 anos, quando bem cuidados e manejados.
Necessitam de um viveiro grande com bastante espaço e também podem ser criados soltos em casa, desde que não haja rota de fuga no ambiente.
Peculiaridades da espécie
Os ring necks são aves que gostam de banho e atenção. Além de carinhosos, possuem olhos que expressam sentimentos e sensações (euforia, alerta, alegria, raiva).
É possível perceber, inclusive, pelas pupilas, que dilatam-se ou contraem-se de acordo com a situação.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre os encantadores ring necks? Deixe seu comentário! Será um prazer se pudermos ajudar!
Colaboração: Sandra Tiemi Yabuuti
Sandra é de Palmas (TO), atualmente é tutora de 48 aves (16 calopsitas e 24 periquitos australianos e 8 diamantes mandarins) e gerencia no Instagram o perfil Kiko e Aurora e turminha e no Facebook a fanpage Periquito Australiano.
Apesar de ainda não ser tutora de nenhum ring neck, Sandra ama e também busca conhecer mais sobre a espécie.